'Jonas e o universo paralelo' um livro que vai além do simples entretenimento

Qualquer projeto, seja ele uma antologia ou coletânea, gera ansiedade e expectativa em relação à publicação, divulgação, notoriedade e visibilidade. Cada participante busca um objetivo dentro de suas particularidades. Enquanto alguns veem esse tipo de projeto como oportunidade de adentrar no universo da escrita editorial, outros consideram esta participação desimportante para o processo de divulgação do seu trabalho.

Contudo, quando um escritor participa de um projeto como este, trabalha em conjunto, participa de todo um processo de criação coletiva e se torna um dos responsáveis pelo sucesso da obra.

O principal objetivo dessa obra é alcançar o adolescente, em instituições educacionais, escolas públicas e particulares e bibliotecas. Pretende-se dialogar, por meio da ficção, com a subjetividade juvenil, mostrando novas perspectivas diante da realidade e facilitando o contato com a literatura brasileira a ponto de valorizar o escritor e sua nacionalidade. “Jonas e o Universo Paralelo” aborda assuntos polêmicos como bullying, drogas, religião, racismo, depressão etc. Cada capítulo da obra foi escrito por um autor diferente com as suas particularidades e singularidades.

No Brasil, muito se tem questionado a respeito da valorização da leitura e da forma como a literatura chega para os estudantes de rede pública ou particular. Livros são para serem lidos, sejam eles didáticos, científicos, paradidáticos ou literários. Entretanto, mesmo com a relevância da literatura, ela não é valorizada como deveria ser. Muitos dizem que isso se deve a questões culturais, mas essa não pode ser uma justificativa para que bons livros – com conteúdo significativo – possam ser publicados e apresentados aos jovens. Livros literários podem deixar de ser apenas diversão para serem significativos e instigadores, acrescentando conteúdos válidos para o amadurecimento intelectual. Deste modo, essa proposta de história coletiva visa contribuir, valorizar, socializar e compartilhar vivências entre o escritor e o leitor.

Jonas e o universo paralelo é uma obra idealizada pela escritora e editora Uiara Melo e publicada pela Epigenia Editora, situada na cidade de Macaé/RJ. Para Uiara Melo ver a obra finalizada foi um sonho realizado, pois, diante de muitos obstáculos, oito escritores abraçaram a ideia e deram vida a Jonas. A obra teve a participação de oito escritores e da editora, sete deles residem na cidade de Macaé/RJ e uma escritora em Valdoparaíso de Goiás/GO.

Os autores selecionados receberam, por sorteio, seus temas. Tal ação procurou retirar os escritores do senso comum, causar-lhes inquietação e fazer com que saíssem da zona de conforto. Mas é válido saber que a obra conta com autores estreantes e outros com certa experiência na produção literária.

Este time de escritores se reuniu para narrar eventos marcantes das viagens de Jonas, um rapaz maranguapense de 38 anos que possui uma rara modificação genética. Suas experiências começaram aos sete anos de idade, quando, ao cair de cima de uma árvore, ele foi parar na França, em 1799, em plena Revolução Francesa. Jonas ele não tem controle do tempo, lugar e idade durante as viagens e, sempre que retornava para o seu tempo real, tratava de escrever em um caderno os fatos vividos, selecionando onzes melhores temas para compartilhar com os jovens, com o objetivo de ajudá-los a superar as suas dificuldades e conflitos internos.

O lançamento da obra aconteceu em várias escolas públicas e particulares na cidade de Macaé entre os dias 22 e 26 de outubro, em comemoração ao Dia Nacional do Livro, em 29 de outubro. Contou com a participação calorosa de jovens estudantes, demonstrando que ainda existe salvação para a literatura brasileira. A Epigenia deseja continuar com o tour literário, visitando mais instituições em 2019.

Escritores participantes da obra: Ana Cândida; Ana Cristina; Ana Helena; Elizama Nascimento; Eddie Paiva; Patrícia Fernandes; Priscila Caroline; Raquel Donegá; e, Uiara Melo.

Um pouco sobre cada escritor:

Ana Cândida

Me chamo Ana Cândida, mãe de João Eduardo, apaixonada por trans­formação, um ser em total evolução constante.

“Sou Ana Cândida dos Reis Neves, consultora e apoiadora Master Mind, empresária no Ramo da Beleza. Quando recebi a proposta para participar desse projeto, meu coração se encheu de alegria, por poder estar em um projeto que terá impacto positivo, de apoio e de alerta para os adolescentes, que são nosso futu­ro! Obrigada Uiara Melo, pelo belíssimo projeto.”

Ana Cristina Faria

Sou filha do Rio de Janeiro e afi­lhada de Brasília, onde aprendi que para ser e ter eu deveria absorver. Andei bem devagar, na contramão, mas quis o destino que eu estivesse aqui. Sou escritora de uma obra que ainda está na Editora. Nas ho­ras vagas, divago, mas em compro­misso escrevo para o Blog Faroeste Literário desde 2015 na coluna Súmula de Domingo. Tenho um poema que virou samba, então o cantei e declamei para uma rádio http://www. rcp-var.com

“Desenvolver o capítulo sobre Sexualidade na adoles­cência, foi muito tranquilo porque eu já tinha em mente a história a ser contada, então quando recebi o tema foi fácil encaixar e abordar o assunto, haja vista que adolescente em qualquer época é em si uma explosão de coisas indefinidas e, pasmem, já fui uma. Jonas é um menino muito doce que encantará com certeza essa geração.”

 

Ana Helena

Psicóloga (Universidade Salgado de Oliveira) com pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamen­tal (SPEI - Sociedade Paranaense de Ensino e Informática). Curso de Ex­tensão em Psicologia Jurídica (IBHA -Instituto Brasileiro de Hipnose Aplicada), Extensão em Relações Raciais (PENESB - UFF), Formação em Coach (Life and Professional Certification) além de ou­tros cursos. Nas graduações apontadas, minhas pesquisas sempre foram voltadas para o público feminino. Toda a expe­riência adquirida ao longo da minha carreira é válida, mas considero a da saúde mental a experiência mais rica onde fui transformada pessoal e profissionalmente.

“A imaginação é uma das grandes ferramentas que adquirimos na infância a ser usada pelo resto da vida. Acontece que quando crescemos, não somos ensinados acerca dessa ferramenta poderosa e junto com os brinquedos, a dei­xamos de lado à mercê do tempo. Ainda bem que temos na escrita a chance de capturar a nossa imaginação! No começo do capítulo que escrevi, achei complicado, mas quando soltei a criança criativa que cada um tem dentro de si, a história fluiu de tal modo que entreguei o capítulo antes do prazo previsto. Gratidão. Estou muito feliz pela oportunidade de fazer parte dessa obra e empolgada com o lançamento.”

Eddie Paiva

Eddie Paiva é escritor do livro “Sua Mente, Seu Sucesso”; Palestrante; Pro­fessor e também Consultor de Desen­volvimento Humano Organizacional com mais de 7 anos de experiência atuando diretamente em Recursos Hu­manos de empresas multinacionais do segmento de óleo e gás. Especialista em programação neolinguística e neurociência aplicada à aprendizagem. Coach de motivação e propósito. Empreen­dedor idealizador da Skills4Life, uma startup de educação que promove treinamentos e cursos livres especialista em desenvolver habilidades para vida em adolescentes e jovens. Mentor de mindset e comportamento empreendedor. Atu­almente, também é mestrando em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ).

“Participar da coletânea “Jonas e o Universo Paralelo” foi uma experiência ímpar simplesmente porque o projeto é encantador. Escrever para o público infanto-juvenil é tarefa desafiadora. Mas o que seria de nós escritores se não fossem esses desafios? Estou feliz com a oportunidade e espero que nossas histórias possam contribuir com a vida de muitos estudantes.”

Patrícia Fernandes

Gosto de escrever, estar em família e vivenciar o amor de Deus em minha vida!

“Entre o Sonhar e o Desacreditar... está o sim e o não! Participar da Coletânea foi o começo do que um dia foi um Sonho, para um futuro promissor de ser uma escritora e compositora, levando o Amor!”

Raquel Donegá

Professora, formada em Letras e es­tudante de Psicologia, pós-graduada em Língua Portuguesa e que adora Mídias e Poesia. Mãe de adolescente, amiga, esposa e dona de casa. Poetisa nas horas vagas.

“O convite para compor um livro narrativo em conjunto com pessoas desconhecidas (algumas nem tanto) já surgiu como um presente do universo. O processo criativo foi acompanha­do da presença de um novo amigo: Jonas, que chegou aos poucos, pegou nas minhas mãos e me orientou quando Ana foi se apresentando e revelando sua dor. A companhia sem­pre presente de um personagem que perpassava as muitas dores existenciais foi essencial para a dinâmica da obra! E tudo isso ainda veio preenchido pela possibilidade de conhe­cer novos autores e uma editora que pensa no lado humano, que pretende não apenas adentrar no universo misterioso da juventude, mas abraçar os jovens e andar junto!”

Uiara Melo

Uiara Rosiene Melo ou Uiara Melo (como é conhecida) nasceu e vive na cidade de Macaé-RJ. Hoje com 36 anos é empresária e empreendedora. Formada em Gestão em Recursos Humanos pela Estácio de Sá e em Normal Superior pela Cândido Mendes. Pós-graduada em Pedagogia Empresarial pela ESAB. Sempre esteve envolvida com a cultura local. Hoje é escritora, palestrante e poetisa. Possui 6 livros publicados de forma independente. 

“Quando pensei na possibilidade de criar essa histó­ria de forma coletiva, eu não imaginava que tomaria pro­porções tão grandiosas. A qualidade dos textos desenvolvidos pelos escritores participantes só mostra que temos no país profissionais de alta qualidade. Estou muito agradecida por este projeto ter ganhado formas. Espero conseguir ajudar os jovens que tanto precisam de um apoio e acolhimento”.

Mais informações: www.epigeniaeditora.com.br ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

linkedin

Em destaque

logo com o ISSN

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya