Em Catende lançamento de 'No Califado de Córdoba' do autor Melchiades Montenegro

O escritor Melchiades Montenegro é um aventureiro, no sentido freudiano do termo, “se quiseres traduzir esta palavra com toda a curiosidade, a ousadia e a tenacidade deste tipo de homem” escreveu o psicanalista de Viena em carta a Wilhelm Fliess, seu melhor amigo.

Mas por que Melchiades é um aventureiro?

Porque se aventurou na literatura de conflito como se fosse um veterano de muitos combates nesse tipo de guerra psicoliterária, que é praticada através de uma literatura livre de interesses e pressões dos guetos que estão na crista da onda neoconservadora.

E o que torna Melchiades Montenegro um escritor curioso, ousado e tenaz é o fato de escrever um livro de amor em tempos de ódio, por defender a paz em um cenário de guerra e por evocar – nas terras do sábio e tolerante califa Abderrachman III de Córdoba – a ressurgência contemporânea do califado na forma do Estado Islâmico.

A curiosidade do autor leva-o a pesquisar os universos existenciais de judeus, cristãos e muçulmanos, para produzir uma ficção ancorada no real e no imaginário das três religiões e civilizações abraâmicas. Quanto à sua tenacidade, consiste na decisão de publicar um romance que provocará reações apaixonadas por motivos que o leitor descobrirá ao final deste livro impactante, surpreendente e até mesmo... bombástico!

O desafio ao prefaciador é descrever e analisar um livro sem revelar seu paroxístico desenlace, evitando o anticlímax ali onde deve cumprir o papel de atrair – sem trair – a atenção do leitor.

Diante da dificuldade de cumprir tal repto, vamos direto ao conteúdo dessa novela curta, de fôlego rápido, que se passa no entorno da Praça do Potro, na mui famosa cidade de Córdoba, coração da Andaluzia espanhola.

Convite Catende Melchiades

 

Caesar Sobreira*

Dedicado a Cristóbal &Nieves,

meus amigos de Córdoba

*Caesar Sobreira, professor titular de Antropologia da UFRPE e escritor galardoado com o Prêmio Nacional Gilberto Freyre, é “studioso visitante” na La SapienzaUniversitàdi Roma, onde realiza pós-doutorado em História, Antropologia e Religiões (2018-2019).

[1] Apud SOBREIRA, Caesar. Olhares estrangeiros na Amazônia. In VVAA. Olhares sobre a Amazônia. São Paulo: Terceira Margem, 2001, p. 15.

 

 

Contato

smccomunicacao@hotmail.com

linkedin

Em destaque

logo com o ISSN

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya