Um guia para comunicação empresarial

Clareza, concisão e densidade então entre as qualidades de um texto,definidos pelo escritor Italo - cubano Italo Calvino – um dos mais importantes autores do século xx – em seu “As seis propostas para o próximo milênio” (Cia. das letras). Para Calvino, uma boa obra literária deve ter texto claro, conciso, denso, sem perder a leveza.

Encontrei essas qualidades em um livro técnico de comunicação, algo raro quando se trata de escritos de não ficção, especialmente aquelas destinados a transmitir informações técnica a respeito de uma atividade profissional. E foram a clareza e a concisão, com uma densidade sob medida, que a jornalista e comunicóloga Shirley Cavalcante reuniu em seu livro em seu livro “Manual Estrtégico de comunicação empresarial/Organizacional”.

A comunicação empresarial é uma disciplina ainda recente no Brasil. Carece de publicações, estudos científicos, análise de ‘cases’ de comunicação e tem pouco material em que profissionais e pesquisadores se dedicam a refletir a respeito da atividade como intuito de criar referenciais teóricos. No exterior , as “ piblic relations” , nome internacional adotado para definir os programas de comunicação relacionados com o publico estratégicos, sem o uso das ferramentas da publicidade e do markenting , são amplamente difundidas e há extensa literatura técnica a respeito dos diversos campos da comunicação empresarial. Em nosso pais dos anos 80,com o advento da redemocratização .

E só agora, com um atraso quase secular  em relação aos mercados mais desenvolvidos, é que nosso mercado de comunicação corporativa, empresarial e organizacional, chega à sua vida adulta. O país tem hoje mais de 600 agência  especializadas, além dos departamento de comunicação das empresas , organizações e governo. É  um universo  que movia mais de R$ 2 bilhões ao ano, com cerca de 15 mil profissionais trabalhando apena nas agências.

É  para esse publico e para os estudantes de comunicação, que Shirley Cavalcante direciona seu texto, com descrições claras e concisas a respeitas das diversas disciplinas da comunicação, mostrando como implantar políticas estratégicas, criar e manter áreas de comunicação dentro das empresas, contando com agências parceiras e consultores especializados.

O livro também e um guia para que empresários,  executivos e gestores públicos conheçam o imenso potencial da comunicação corporativa como parceria fundamental da área estratégica de empresas e governos.

A obra de Shirley Cavalcante é também fruto de uma paixão. A paixão da autora pela comunicação. Paixão que nasce de sua formação acadêmica, se desenvolve em sua atuação no mercado  e transparece nas páginas do “Manual estratégico de comunicação empresarial/ Oganizacional”, uma obra que acrescenta importante contribuição para  a produção de conhecimento a respeito desta jovem e vibrante disciplina da comunicação que toma corpo e se consolida em nosso país.

Uma obra leitura, que deve ser um livro de cabeceira para gestores na Paraíba e no Brasil e uma referência para profissionais e estudantes de comunicação.

Carlos Henrique Carvalho é presidente-executivo da associação brasileira das agências de comunicação  –Abracom.

 Abaixo link para compra do livro:
https://www.divulgaescritor.com/products/manual-estrategico-de-comunica%C3%A7%C3%A3o-empresarial-organizacional/

Desejando comprar diretamente com a autora é só escrever para:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Valor: R$30,00 (trinta reais com frete incluso)

 

Vídeo em Destaque

linkedin

Em destaque

logo com o ISSN

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya