Baseado em fatos reais 'Matilde Libania Doroteia' é destaque na lusofonia

MATILDE LIBÂNIA DOROTEIA é um romance baseado numa história verdadeira. A personagem principal cujo nome é o título do romance, é uma mulher do século XIX, mãe de oito filhos e mulher do médico de aldeia e político, Francisco de Almeida Grandella.

É uma mulher forte, apaixonada e que apesar de saber e se conformar com o seu lugar e papel enquanto esposa, mãe e mulher numa sociedade patriarcal, tem o sonho impossível de sair da sua terra, de estudar e de desempenhar uma função preponderante na sociedade muito além de mãe e esposa. Matilde olha muitas vezes o céu e deixa-se levar pelos seus pensamentos.

O seu marido embora a ame não lhe dá a atenção de que ela necessita e deseja, devido à dedicação extrema com que exerce a sua profissão de médico e de político. É um homem muito preocupado com os seus doentes, não levando dinheiro aos pobres e até comprando os medicamentos, outras vezes ele próprio os confeciona. Tem um papel muito importante como vogal da Junta da Paróquia e mais tarde como Presidente. Trouxe muitos benefícios para o povo de Aveiras de Cima, Azambuja, Portugal.

Matilde vive uma vida de muito trabalho e de dificuldades financeiras, visto o seu marido apesar de médico não ganhar o suficiente para uma vida desafogada.

Matilde é uma mulher sofredora. Passa pela morte da mãe com apenas catorze anos, mais tarde pela da madrasta, que a trata como filha e de quem Matilde gosta como mãe, pela morte do pai, pela morte de dois filhos e, por último pela morte do marido. Matilde questiona-se da razão de ter de suportar tamanha dor mas conforma-se perante a crença de que Deus existe e que “Os desígnios de Deus são insondáveis”.

Matilde ama o seu marido. A morte deste fê-la sentir que uma parte de si tinha partido. O marido também demonstrava que a amava, apesar de estar pouco tempo em casa e de a ter traído uma vez. No entanto, o amor de ambos superou essa enorme desilusão de Matilde. Ela perdoou-o, nunca deixando de amá-lo.

Há uma questão que se põe, seriam almas gémeas? A primeira vez que se encontraram foi sublime, os seus olhos não se conseguiam afastar e as suas almas pareciam dizer que já se conheciam de outras eras. Francisco e Matilde não mais deixaram de pensar um no outro.

Um romance cheio de emoções e sensações que desfilam perante os nossos sentidos, cujos espaços são a vila de Aveiras de Cima, Azambuja e Lisboa, não esquecendo uma passagem por Alhandra. O rio Tejo é o fio de água que como o amor das personagens flutua ao longo da ação.

Link para compra do livro:

http://www.pastelariastudios.com/livros.html?category=romance

Boa Leitura!

 

 

 

 

linkedin

Em destaque

logo com o ISSN

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya