Livro Pegadas de Um Sertanejo - Vida e Memórias de José Saturnino

O livro Pegadas de Um Sertanejo - Vida e Memórias de José Saturnino, de autoria dos pesquisadores pernambucanos, Antônio Neto e José Alves Sobrinho, ocupa-se da biografia e memórias de José Alves de Barros, conhecido por José Saturnino - 1º inimigo de Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião.

 Além disso, essa obra quebra um hiato de várias décadas na forma de se escrever a história do cangaço. A sua contextualização está fundamentada em provas documentais, tais como, processos judiciais, boletins da Força Pública de Pernambuco e, também, em livros de renomados historiadores do cangaço. Ainda traz em seu bojo, cópias de parte do processo do primeiro confronto armado de Virgolino Ferreira e, por sinal, com José Saturnino. Por fim, apresenta ao leitor, o único e, até então inédito, depoimento de Virgolino Ferreira à justiça.

Foi um trabalho árduo para consecução desse trabalho. Muitas pesquisas e viagens foram realizadas para as coletas de dados que retratassem a verdadeira história do inimigo nº 1 de Lampião. Mais de cem livros na esfera do cangaço foram, cuidadosamente, estudados pelos autores. Além do mais, a pesquisa tive como foco os arquivos da justiça e da Policia Militar de Pernambuco, onde se recolheu dados referentes aos processos crimes envolvendo Lampião e José Saturnino. Foram quatro anos de dedicação e paciência.

A importância desse livro para a história do cangaço reside no feito de legitimar os fatos ocorridos nesse contexto, através de registros oficiais expressos nos autos dos processos no âmbito do cangaceirismo e nos boletins do comando das forças volantes da época, resgatando dessa forma, a "Identidade Histórica do cangaço". Contar a vida de Lampião sem narrar a de José Saturnino é deixar uma lacuna na historiografia do cangaço. Daí o mérito dessa questão.


Segundo os autores e pesquisadores Antônio neto e José Alves Sobrinho “O livro resgata a história de José Saturnino, testemunhando os 86 anos de vida dele. Ele foi o primeiro inimigo de Lampião, mas foi também o primeiro amigo. O desentendimento na juventude aconteceu e eles ficaram ao longo do tempo lutando. De certo modo, eu acho que Zé Saturnino foi injustiçado pelo que dizem dele, porque ele nunca foi o que disseram. A gente retrata no livro provas, fotos, documentos de quem foi Zé Saturnino desde a primeira briga que houve entre ele e os Ferreira”.
Fonte: Farol de Notícias


Quem desejar adquirir essa obra deve procurar os pontos de vendas abaixo relacionados:

Em Recife:

Editora Bagaço
Endereço: Tv. Luís Guimarães, 263 - Poço da Panela, Recife - PE, 52061-160
Telefone: (81) 3205-0132. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Livraria Jaqueira
Endereço: R. Antenor Navarro, 138 - Jaqueira, Recife - PE, 52050-080
Telefone: (81) 3265-9455

Dias Livreiro
Rua do Príncipe, nº 114- Lojas 3 e 4- Boa Vista-Recife.
Fones: 322227788/32243880
E-mail - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Livraria Leitura
Endereço: L1 loja 30, Condomínio Shopping Center Tacaruna - Av. Gov. Agamenon Magalhães, 153 - Santo Amaro, Recife - Pernambuco.Fone: 081-32232273. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Canto Sertanejo:
Mercado da Madalena, Box 15 - Recife-PE. Telefone: 3446-8596.

Em João Pessoa -PB.

Endereço: Av. Tabajaras, 848 - Centro, João Pessoa - PB, 58013-270
Telefone: (83) 3222-4438.
E-mail: www.osebocultural.com.br 

 

 

 

linkedin

Em destaque

logo com o ISSN

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya