Em Portugal, conhecendo Guimarães com o pesquisador Estevão de Sousa

. O viajante, depois de deixar a cidade do Porto, (hoje tão na moda), seguindo pela A 3 e A 7, encontra, após percorrer 55 quilómetros em cerca de 44 minutos, a linda cidade de Guimarães, berço da nacionalidade portuguesa. Situada na região do Minho (talvez a mais bonita de Portugal), em que tudo é verde, inclusive uma boa parte do vinho ali produzido.

Leia mais...

Troca de livros é com a Renova Livros
O Renova Livro é um projeto de iniciativa independente, automatizada e gratuita, criado sob o paradigma da Economia Solidária.1A ideia de criar o site surgiu da necessidade de seu criador, que sempre foi um estudante e leitor assíduo, possuindo muitos livros que já não usava, queria encontrar pessoas com as quais pudesse trocar seus livros por outros de que ele precisava.

Leia mais...

Jorge Amado - o grande escritor que mostrou a Bahia e o Brasil ao mundo
por Ivana Lopes
O escritor Jorge Amado nasceu em 10 de agosto de 1912, na Bahia, numa fazenda de cacau chamada Auricídia, em Ferradas, distrito de Itabuna. Filho de João Amado de Faria, coronel e fazendeiro e de Eulália Leal.  Ainda criança se mudou com a família para Ilhéus em 1917 mudou-se novamente para Itajuípe.

Leia mais...

Por onde anda Papai Noel
Me venderam a ideia linda e esperançosa na minha infância...
 
Que papai Noel carregava em seu saco vermelho, a esperança...
 
Então, quando ia chegando o natal, meu coração inocente de criança...
 
Alimentava sua visita ao me deitar, cobrindo a minha pequenina cabeça...
 

Leia mais...

Um novo tempo, um novo começo de era, que depende de nós
Olá, Caros Leitores
Recebam meu abraço acolhedor, compartilhando dos meus bons votos de um presente promissor.
Inicio o texto com uma estrofe da música do Rei Roberto Carlos, que se chama Despedida, que diz:

Leia mais...

Ilha de São Miguel em Acores apresentada por Estevão de Sousa
Já muito se tem escrito sobre a beleza dos Açores. Mas, como nunca será demais exaltar e dar a conhecer este paraíso;   aqui vai:
A 793 milhas náuticas de Lisboa e a 2.293 do continente Americano, no meio do Atlântico, encontra-se o arquipélago dos Açores composto por nove ilhas - descobertas e povoadas pelos portugueses no séc. XV - das quais, vamos destacar a ilha de São Miguel, não só por ser a maior, mas sobretudo pela magnificência das suas paisagens.

Leia mais...

Meditar é preciso quando sabemos a resposta e mesmo assim duvidamos dela

Nós ocidentais não somos acostumados a meditar com frequência, mas essa prática nos últimos dias está começando a mudar. Pois até grandes empresas, como o Facebook, o Twitter e o LinkedIn, estão adotando essa prática no cotidiano dos funcionários, tudo isso para que a produtividade venha a aumentar.

Leia mais...

I Encontro Mulherio das Letras Europa - Paris - França

O Mulherio das Letras Europa se reúne, pela primeira vez, em Paris, neste 25 de novembro, para um “Café com letras em Paris”, no Institut Culturel Franco-Brésilien alter'brasilis. O movimento informal que tem mais de 250 autoras reunidas numa página Facebook, tem escritoras de vários pontos da Europa.

Leia mais...

Em Zurique, a autora Janete Reist recebe o troféu Castro Alves

A arte nunca teve fronterias, nem barreiras, mas sempre existiu obstaculos, que devem ser ultrapassados com muita garra e determinação.

A arte tem asas imaginárias, que voa para bem longe e em questão de segundos chega a lugares que até o próprio artista duvida.

A arte tem vida;Tem nome;Tem corpo.

Leia mais...

Em novembro no Ibirapuera noite dos tambores com Maracatu Rural Cruzeiro do Forte
A apresentação conta com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O Auditório Ibirapuera - Oscar Niemeyer será palco da próxima edição da Noite dos Tambores, encontro cultural musical que reúne uma amostra da diversidade rítmica e percussiva do Brasil e do mundo, em 24 de novembro, às 21h.

Leia mais...

Sou-me por Rita Ramos

Sou-me

 A percepção de ser aparece no início da primavera.

A audácia mostra que o viver brota, cresce e floresce,

Mas o evento da ausência,  contígua e desgarrada,

É um quase-paradoxo,  nessa caudalosa estrada.

Leia mais...

Consegui uma entrevista de emprego... e agora?

Por Pedro Santos

Muitos procuram emprego e quando, finalmente, surge uma oportunidade para uma profissão de sonho, há que encarar o momento da verdade…uma entrevista de emprego com o futuro patrão ou chefe…o que fazer?!

Leia mais...

Quem não se comunica...

Por Josias A. de Andrade

Nos anos 80, Abelardo Barbosa, o Chacrinha,já dizia nas tardes de domingo em seu programa de calouros que “quem não se comunica se trumbica”. E olha que naquele tempo não havia internet, celular ou tablet; a televisão era de tubo e se resumia a menos de uma dúzia de canais analógicos. Nessa época, uma linha telefônica custava o preço de um automóvel novo e a comunicação como conhecemos hoje era coisa de filmes de ficção.

Leia mais...

Ariano Suassuna apresentado pela pesquisadora Ivana Lopes
 ARIANO SUASSUNA - o talentoso escritor, dramaturgo e poeta nordestino, um grande defensor da cultura popular brasileira
Ariano Suassuna foi dramaturgo, escritor, poeta, professor e advogado. Nasceu na cidade de Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa, a capital da Paraíba, filho de João Suassuna, ex-governador do estado e de Rita de Cássia Villar.
Quando Ariano tinha apenas três anos de idade seu pai foi assassinado por motivos políticos. Então ele, a mãe e os irmãos se mudaram para Taperoá, sertão da Paraíba, no sítio Acauã, onde o escritor passou sua infância.

Leia mais...

Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca abre edital de concurso para escritores
O CENTRO DE ESTUDOS BRASILEIROS da Universidade de Salamanca (adiante CEB) lança o seu 2º concurso de relato breve, com as seguintes bases:
1. Poderão ser apresentados contos escritos em espanhol ou em português, como máximo dois textos por pessoa, sempre que sejam inéditos e não tenham sido premiados em outro concurso literário.
2. Serão aceitos como participantes pessoas de qualquer nacionalidade com mais de 18 ano.

Leia mais...

Editora dedicada a novos autores brasileiros abre as portas para eventos literários nacionais e internacionais

A Editora Illuminare – editora física e online para todo o Brasil –comemora seus três anos com 85 livros lançados e mais de 350 autores publicados em livros solos e antologias de contos, crônicas e poesias.

A Illuminare nasceu em janeiro de 2014, fruto do desejo de unir livros e leitores, democratizando a leitura e descobrindo novos talentos na literatura nacional e internacional.

Leia mais...

Aprendendo a Crer[SER] com a palestrante Rosana Nicácio

Aprendendo a Crer[ser]

Espero que estejam maravilhosamente bem. Este é o meu sentimento de bem querência pela vida de cada um de vocês.

O tema que retrato no presente texto me leva a estimular a uma das inteligências múltiplas definida pelo psicólogo cognitivo educacional Howard Gardner, que é a Inteligência Intrapessoal e, segundo o autor, refere-se à inteligência que nos permite compreender e nos controlarmos internamente.

Leia mais...

Luzia-Homem - marco zero do regionalismo

por Gilmar Duarte Rocha

Na transição do romantismo para o realismo, no panorama da literatura brasileira do final do século 19 e início do século 20, registra-se com clareza a forte influência da escola europeia, a francesa, em especial, a inglesa e a portuguesa, sobressaindo entre os lusitanos Eça de Queirós, este, por simbiose, também influenciado por Flaubert e seus correligionários.

Leia mais...

Suplemento literário A ILHA - 37 anos de literatura

O Grupo Literário A ILHA , assim como a sua revista, o SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA e as Edições A ILHA completaram, em junho de 2017, trinta e sete anos de trajetória, de divulgação da literatura produzida em Santa Catarina, também do Brasil e de países lusófonos.

Leia mais...

Caravana da Leitura em Mauá e Mogi das Cruzes

A Caravana da Leitura que percorre cidades brasileiras desde 2004 oferecendo livros para o público infantil, juvenil e adulto pelo valor simbólico de R$ 2,00 passará pelas cidades de Mauá e Mogi das Cruzes em novembro/17.A Caravana da Leitura que percorre cidades brasileiras desde 2004 oferecendo livros para o público infantil, juvenil e adulto pelo valor simbólico de R$ 2,00 passará pelas cidades de Mauá e Mogi das Cruzes em novembro/17.

Leia mais...

Por do sol Literário na Academia Paraibana de Letras apresenta programação de outubro

A Confraria Sol das Letras promove, no próximo dia 19 de outubro (quinta-feira), mais um sarau literário, no pátio (Academos) da Academia Paraibana de Letras. A edição 45ª do Pôr do Sol Literário fará uma homenagem póstuma ao escritor Sindulfo Santiago e terá apresentação e debate com os livros dos escritores  Palmarí de Lucena, Madalena Záccara e Zélia Almeida.

Leia mais...

O outro lado da vida com a autora Jucélia Betinardi

Tudo pode se tornar muito melhor se olharmos o outro lado do mundo. Deus olha por nós, guiando nossos passos.

    Estamos nos preparando nesta vida para a outra, para que nossa alma esteja pronta para seguir o caminho certo, rumo ao céu, onde todos desejam um dia estar. Para que isso aconteça, temos que estar com o espírito puro e olhar o mundo com amor e prosperidade.

Leia mais...

Violação dos Ritos por Taciana Valença
Quero violar ritos
Num grito ao infinito,
Nem que seja na saga d’um amor 
Que do pranto renasce,
Nas pontadas que o coração dá,
Frio na barriga, dormência nos braços,
Confusão de emoção… boca seca,

Leia mais...

Desprezo pela vida humana com a autora Rosa Maria Correia Marques

Sem amor

O mundo tornou-se um lugar instável e perigoso

Onde reina o desprezo pela vida humana

A violência… a vingança… a mentira corre ligeira

O medo oprime amordaça…

Leia mais...

Enquanto por ti espero por Isabel Bastos Nunes
E enquanto eu espero por ti
Vagueio errante em pensamentos
Por entre montanhas e rios correntes
Sabendo que há outra vida além daquela
Que eu procuro para lá destes momentos,
E, essa vida em mim

Leia mais...

Vídeo em Destaque

linkedin

Livraria em destaque

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance