Viajando pelo Mundo - O encantador Peru

Hoje temos o prazer de convidar o leitor a acompanhar-nos numa visita aquele que foi, talvez, o maior  expoente da civilização  Inca.

 Localizado na parte ocidental da América do Sul e banhado pelo Oceano Pacífico, o Peru, convida pela sua história, monumentos, clima e localização a uma aprazível visita.

Leia mais...

Um pouco de poesia com a autora Rosa Marques

CRIANÇAS À BEIRA MAR

Rosa Marques

É verão!

Há sol, há cor e alegria!

À beira mar é grande a azáfama

a euforia…

Das crianças que brincam

falam alto, riem e gritam…

Leia mais...

Certo ou Errado: Quando o julgamento pode ajudar ou não

Petronio Borges

Professor e palestrante

Muitos dizem que: lidar com animais é melhor que lidar com pessoas. Talvez porque queremos que tudo seja feito realmente do jeito que nós queremos. Pessoas pensam, tem desejos próprios, são de culturas diferentes e questionam muito. Assim é o ambiente onde nós vivemos, ou seja, no trabalho, em casa e em nossos meios sociais.

Leia mais...

Visão geográfica de Henry Koster sobre Mossoró em 1810

Por José Romero Araújo Cardoso

          Henry Koster era filho de um comerciante inglês radicado em Lisboa (PT), tendo nascido na capital lusitana. Devido à saúde frágil, estabeleceu-se no ano de 1809 em Pernambuco, onde se tornou senhor de engenho em Itamaracá. Falava fluentemente o português, motivo pelo qual ficou conhecido entre os nativos por Henrique da Costa. Faleceu por volta de 1820 em Recife (PE).

Leia mais...

Em São Paulo - Programação de junho do Auditório Ibirapuera

1, 2 e 3 JUN 2018 | 17h

Música no Foyer com Coro Luther King

O Coro Luther King volta ao foyer para mais três concertos da série Cantador, Só Sei Cantar. De sexta a domingo, sempre às 17h, apresenta a trilogia Liberté, Égalité, Fraternité (Liberdade, Igualdade, Fraternidade), composta de clássicos da literatura coral mundial que falam sobre guerras e conflitos, como "La Guerre", "Bella Ciao" e "Viola Enluarada”, além de música popular francesa, clássicos europeus ligados a resistência, afro-american spirituals e sucessos da MPB, construindo um mosaico sonoro onde erudito e popular se encontram.

Leia mais...

Chiado Books completa 10 anos

Há 10 anos, durante uma das maiores crises econômicas registradas na Europa, um jovem português dava os primeiros passos para aquela que seria uma das maiores e mais inovadoras editoras do mundo. Gonçalo Martins começou a editar livros em casa e passou a distribuí-los por conta própria. Recorria ao metrô de Lisboa para chegar às livrarias e apresentar as novidades aos livreiros da cidade. Com uma mochila nas costas.

Leia mais...

Orgulho do meu lugar - por José de Dantas
ORGULHO DO MEU LUGAR 
Foi no SÍTIO SÃO JOÃO, 
município de POMBAL,
um lugar especial 
do interior do sertão,
eu me criei nesse chão
trabalhando no roçado,
criando e tangendo gado,
para a vida melhorar.
TENHO ORGULHO DO LUGAR
QUE NASCI E FUI CRIADO.

Leia mais...

João Guimarães Rosa - O genial e extraordinário escritor brasileiro

por Ivana Lopes

Guimarães Rosa não foi apenas um grande escritor, o que por si só já seria muito, ele foi e continua sendo um escritor único, singular. Sua escrita, sua linguagem, sua obra, sua maneira de contar uma história não encontram paralelo em nenhum lugar do mundo. João Guimarães Rosa é essencialmente brasileiro, uma joia preciosa da literatura nacional.

Leia mais...

Homenageando as mamães - poemas de Mãe - por Ana Paula Quintanilha Bastos de Jesus

ROUPA DE MÃE!!!!!!
Como me lembro daquele vestido! 
Vestido de flores igual à primavera,
colorida como as cores mais belas. 
Vestido de lese com fitas de cetim, 
enfeitados com flores do jardim.
Vestido de chitão igual seu coração.

Leia mais...

Homenageando as mamães - Portal de Luz - com a autora Christiane de Murville

A luminosidade era fraca, não dava para enxergar direito. Eu ouvia murmúrios abafados, misturados a sons que eu não sabia identificar ao certo de onde vinham.

De repente, senti um aperto tremendo no corpo, um gosto diferente na boca e o cheiro no ambiente também mudou. Logo notei que o local no qual me encontrava começava a encolher. Mais uma espremida violenta e o meu coração disparou. Não havia mais espaço suficiente para mim. Que sufoco! Eu precisava urgentemente sair dali.

Leia mais...

Homenageando as mamães - DONA GINA - por JackMichel

Dona Gina

Quando abri os olhos para a luz da vida

A primeira coisa que vi foi um sorriso leve,

Como neve.

 

Corri pelo tempo e dois braços amorosos se abriram

Para mim quando eu cai

E me feri.

Leia mais...

Homenageando as mamães - TEU NOME - por Paula Laranjo

TEU  NOME

(para minha mãe)

Percorro os objetos

como se fossem

uma viagem

para te encontrar.

Leia mais...

Homenageando as mamães - Mãe - por Rosa Marques

MÃE

Que saudades de ti minha mãe!

Dos teus almoços de domingo…

Das histórias que tu nos contavas

por sabê-las de cor… e também

das histórias que nos lias em voz alta…

Leia mais...

Livro existe para ser lido - por Luiz Carlos Amorim

Leio o desabafo de uma escritora e não posso deixar de me pronunciar. A escritora costuma deixar livros dela em lugares onde os possíveis leitores possam encontrar, para levá-los e ler, como eu já faço, inclusive, há vários anos. Deixamos os nossos livros em bares, restaurantes, bancos de praça, ônibus, trens, navios, aeroportos, etc., com a indicação de que quem encontrar o livro pode levá-lo, para lê-lo e depois deixar em um lugar onde outra pessoa possa pegá-lo para continuar a corrente de leitura.

Leia mais...

Sol das Letras apresenta lançamento de livros dos autores Marcos Alves e Hélder Moura

A Confraria Sol das Letras promove, no dia 10 de maio (quinta-feira), mais um sarau literário, na Academia Paraibana de Letras. A edição 51º do Pôr do sol literário terá lançamentos de livros dos escritores Hélder Moura e Marcos Alves, além da exibição dos trabalhos da artista plástica Cris Peres, em pó de café.

Leia mais...

Homenageando as mamães - Mãe - por Edielane Lacerda

Mãe é como a brisa que bate de leve sobre o nosso rosto  fazendo-nos um carinho suave.  É como o raio de sol que ilumina a manhã que entra pela janela e nos dá um beijo de bom dia.

  Mãe é como o ar que entra em nosso corpo e invade todas as nossas entranhas, nos dando vida. É como a água que mata a secura da boca com uma deliciosa sobremesa. Como um cobertor quente que nos envolve em seu colo macio.

Leia mais...

Literatura na vida e na escola - para que te quero?

 

Marcos Pereira dos Santos (*)

Leitura ... Livros ... Literatura ...

Atualmente existem no mercado editorial, em âmbito nacional e internacional, milhares e milhares de livros relacionados às mais diferentes áreas do conhecimento, os quais estão disponibilizados ao público-leitor tanto na versão tradicional impressa (livros físicos, em formato brochura ou espiral) quanto na modalidade eletrônica (livros digitais, os e-books).

Leia mais...

Poeta Divino Notary apresenta 'A cor dos olhos dela'

As cores dos olhos dela

Uma tem

Os olhos cor de mel,

Outra traz nos olhos

O azul do céu.

Leia mais...

Pianista paraibano Salomão Soares se apresenta no auditório Ibirapuera em São Paulo
O pianista e compositor paraibano Salomão Soares se apresenta pelo projeto Música no Foyer, no dia 27 de abril, às 21h, no qual apresentará o espetáculo "Solo Brasileiro" no foyer do Auditório Ibirapuera - Oscar Niemeyer. Destaque da nova geração de pianistas no país, o artista de 27 anos mostra que tem grande experiência em suas criações musicais.

Leia mais...

Cora Coralina - poesia que carrega a doçura da alma de confeiteira

Texto de Ivana Lopes

A grande poeta de Goiás, Cora Coralina ou Ana Lins do Guimarães Peixoto, seu nome de batismo, foi uma mulher forte, muito à frente das mulheres de seu tempo. A “Aninha”, como ela própria diz em um de seus versos, onde ela completa: “a menina feia da ponte da Lapa”.

Leia mais...

O Infinito das Letras com o poeta José Duarte Soares
O INFINITO DAS LETRAS
Há letras que são infinitas
Que podem ou não ser escritas
Em momentos de emoção,
São como linhas paralelas
Onde o poeta escreve nelas
O que lhe vai no coração.

Leia mais...

Carreira não requer carreira com a coach e palestrante Rosana Nicácio

O tema que trago hoje para vocês é retratando acercada construção de uma carreira que não requer carreira. Pode até ser contraditório diante da 4ª Revolução Industrial que estamos vivenciando, marcada pela convergência de tecnologia digitais, físicas e biológicas, em que as mudanças ocorrem na velocidade da luz e pasmem, não é uma tendência, é pura realidade.

Leia mais...

Sucesso à sombra de um talento oculto

Por Josias A. de Andrade

O ofício de revisor – levando em conta anos de prática e as muitas incursões por textos alheios, aparando rebarbas aqui, sugerindo acréscimos ali, melhorando conteúdos e formas acolá – de certa forma dá ao profissional imbuído neste mister elementos mais do que suficientes para também desbravar este universo do faz de conta da literatura.

Leia mais...

Artista Profissional e a a DRT para contratação pela Administração Pública

Estabelece a Lei 8.666/93 três pressupostos legais para a regularidade da inexigibilidade de licitação no caso de contratação de artistas profissionais que estejam inseridos no inciso III do art. 25, quais sejam: profissional de qualquer setor artístico; contratação direta com o artista ou através de empresário exclusivo; e, consagração pela crítica especializada ou pela opinião pública.

Leia mais...

JackMichel apresenta Visão da Alma

 

Visão da Alma

Na capela abandonada é silente a paz.

Os vitrais coam a luz tíbia

do último raio de sol

da tarde que morre...

Leia mais...

Em Portugal 'Arte Alternativa' inspira exemplo no segmento literário

Da New Imagination, uma equipa de jovens artistas, fundada no verão de 2017 pelo escritor e Poeta Pedro Santos. Juntos fazem projetos criativos (de forma livre) de conteúdo próprio ou para outras entidades; a equipa é composta por escritores, poetas, ilustradores, pintores, YouTubers, Streamers, músicos, cantores entre outros elementos.

Leia mais...

O Guardião e os Livros

Ao dormir, pensava em livros e no seu guardião. Quando abri os olhos, pela manhã, lá estavam os autores clamando em minha mente. Outrora, dançando e conversando nas estantes de um castelo. Esfuziantes com a presença de muitos convidados, de todas as idades. Sumiram, foram embora porque o castelo já não é mais a moradia dos ilustres autores.

Leia mais...

Em Vitória - Cerimonia de investidura da veste talar da pelerine da ACLAPT-C

Em 26 de abril de 2018, haverá solenidade de posse na Academia de Letras e Artes de Poetas Trovadores – ACLAPT-C, ocasião em que a professora Ana Paula Quintanilha Bastos de Jesus, tomará posse da cadeira número 13, que tem como patrono o célebre poeta Solano Trindade. O evento ocorrerá no Auditório da Assembleia Legislativa Estadual, na Av. Américo Buaiz, 205 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-463, com início às 17h, sob o comando do Mestre de Cerimônias Paulo Negreiros.

Leia mais...

O sorriso do morcego por Nilza Amaral Souza
Tenho afinidade imensa  com morcegos. Esses animais que enxergam na escuridão sempre me atraíram. Inexplicavelmente parece que a atração é reciproca. À noite quando se encontram de cabeça para baixo para recuperar energia, e os olhos luminosos clareando a noite, não resisto a tentação de acariciá-los e embrenho-me na mata ciliar próxima ao meu condomínio, o reduto dos animaizinhos, onde passo horas acariciando suas cabecinhas e suas asas pontudas. É meu segredo.
 

Leia mais...

Percepções da Sabedoria com a autora Edielane Lacerda da Cruz

O que mais deprime neste vasto universo aparente, é a hipocrisia, irmã da falsidade hipotética e prima da mentira absoluta.

   O que mais causa ira é ler a verdade dos falsários e ter que calar-se para manter a ordem vigente ou está fora do sistema e não poderá fazer absolutamente nada.

Leia mais...

Vinícius de Moraes - o poeta mais popular de todos os tempos
por Ivana Lopes
Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes ou Vinicius de Moraes, como ficou conhecido é o poeta brasileiro mais popular de todos os tempos e que até hoje é lembrado e reconhecido. Grande nome da nossa literatura e também uma importante figura da música popular brasileira. Poeta e músico, Vinicius era um homem de múltiplos talentos.

Leia mais...

Atenção Plena: Está presente no aqui e agora

Muitas vezes nos pegamos com nossas mentes vagando na linha do tempo, trazendo o passado para o presente e puxando o futuro para o presente. Com isso, achatamos o nosso momento atual, deixamos de fazer coisas importantes porque o passado ocupa nosso presente e o futuro faz o mesmo. O passado, o presente e o futuro não é algo muito complicado para administrar, é altamente possível fazê-lo.

Leia mais...

Ano Novo com mudança de hábitos e foco no propósito de vida

Ano Novo, planos novos, mas não será realmente novo, se os hábitos permanecerem velhos. Mudar hábitos não é fácil. Podemos exemplificar com as promessas de fim de ano, que perduram em um curto intervalo de tempo, chegando ao máximo até o carnaval. O assunto é tão debatido, que virou tema de um dos livros mais comercializados, chamado “O Poder do Hábito”, do escritor americano Charles Duhigg.

Leia mais...

Revisão de textos, cuidados na contratação

Por Josias A. de Andrade

Neste artigo falo da importância da prática em revisão de textos e alerto os tomadores desses serviços quanto aos cuidados na contratação dessa mão de obra.

Milhares de horas à frente da tela de um computador revisando textos e o fato de conhecer o trabalho de profissionais com pouca vivência na atividade permitem-me afirmar que um revisor não se faz da noite para o dia.

Leia mais...

Chiado Books: olhos nos olhos com o futuro

Por Pedro Mello Antunes

Passeando pelo novo escritório da Chiado Books, em Lisboa, podemos ver aqui e além, espalhados um pouco por todas as secretárias, diversos livros. Se não é de espantar que aqui seja fácil falar de livros, de publicação, do gosto pelas capas, pela escrita, uma ideia começa no entanto a desenhar-se: ninguém parece gostar muito de comparações.

Leia mais...

A magia da cidade por Rosa Marques

    Era o segundo Natal que David e Nayara, passavam longe do seu país e da família, desta vez ali na ilha, onde estavam a viver há cerca de quatro meses. No entanto, eles não passariam sozinhos, este Natal; agora tinham o bebé, que era a luz das suas vidas. Alexander tinha sete meses, olhar penetrante e um sorriso pronto que cativava a atenção de quem se aproximava dele.

Leia mais...

Amor e sexo por Martel Alexandre

Pílula sobre o amor: Não te acho linda e por isso te amo. Te amo e por isso te acho linda. A diferença aqui é importante.

Pílula sobre Sexo: Busca de um prazer próprio. Busca do prazer através de uma fantasia que se simboliza no outro. Uma idealização de algo que não se quer ver, pois ver colocaria em cheque a própria fantasia e o próprio prazer.

Leia mais...

O tempo passou e me formei em solidão
Sou do tempo em que ainda se faziam visitas. Lembro-me de minha mãe mandando a gente caprichar no banho porque a família toda iria visitar algum conhecido. Íamos todos juntos, família grande, todo mundo a pé. Geralmente, à noite.
Ninguém avisava nada, o costume era chegar de paraquedas mesmo. E os donos da casa recebiam alegres a visita. Aos poucos, os moradores iam se apresentando, um por um.

Leia mais...

Contratação de artista pela Administração Pública
Tratar da contratação de artistas e suas especificidades pela Administração Pública é contrariar interesses de muitos que visam apenas a celebração de contratos como forma de beneficiar correligionários ou apoiadores de campanha. Tema polêmico, árduo, incompreendido e maléfico, muitas vezes, para artistas e gestores.

Leia mais...

Em Portugal, conhecendo Guimarães com o pesquisador Estevão de Sousa

. O viajante, depois de deixar a cidade do Porto, (hoje tão na moda), seguindo pela A 3 e A 7, encontra, após percorrer 55 quilómetros em cerca de 44 minutos, a linda cidade de Guimarães, berço da nacionalidade portuguesa. Situada na região do Minho (talvez a mais bonita de Portugal), em que tudo é verde, inclusive uma boa parte do vinho ali produzido.

Leia mais...

Vídeo em Destaque

linkedin

Em destaque

logo com o ISSN

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya