Imagens e poesia se mesclam em 'Entrelinhas' da poeta Paula Laranjo

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Paula Laranjo é natural de Leça da Palmeira. Licenciada em Engenharia Agronómica. Exerce a sua atividade profissional na Direção Regional de Agricultura do Algarve.

É membro da Associação Portuguesa de Poetas (APP). Faz parte do grupo Poetas do Guadiana. Tem dois livros de poesia publicados: Reflexos e Essência da Alma.

Tem colaborado em várias antologias de poesia: Apontamentos da margem; Um grito contra a pobreza; Apenas saudade; Namorar é preciso; Perdidamente; O silêncio de uma mulher; Livro aberto; Antologias de poesia da APP; Noites de poesia; Grito de mulher.

Tem participado nos encontros de Poetas de Huelva pela Paz. Participação no livro “Fundido En Malva”de José Luis Rúa Nacher. Gosta de ler, escrever poesia, fotografar, fazer desporto e viajar. Tem um lema: “O sorriso é o carburador do coração!”

“A fotografia da capa do livro é da minha autoria e foi tirada em Unhais da Serra. O escolha do título foca o significado que muitas vezes não é preciso dizer muito para mostrar os sentimentos. É importante estar atento às mensagens aos gestos,  que estão nas entrelinhas...”

Boa leitura!

 

Escritora Paula Laranjo, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, como surgiu “Entrelinhas”?

Paula Laranjo - Eu é que agradeço a oportunidade na divulgação do meu novo livro de poesia.  O meu livro anterior “Essência da Alma”, foi lançado em Novembro de 2015. Depois tive um período de divulgação da obra, com várias apresentações pelo país. A meio do ano de 2015 tive uma grande perda familiar, pois a minha mãe faleceu.  Então depois dessa perda, tive uma fase de descanso da escrita. Lentamente, fui escrevendo alguns poemas sobre essa perda como forma de luto. Gradualmente foram surgindo outros poemas e então este ano decidi avançar com mais um livro.

 

Apresente-nos a obra

Paula Laranjo - O livro é composto por trinta e oito poemas, com vários assuntos abordados.  Os assuntos abordam a amizade, o amor, a paixão, a saudade e temas sociais.

Cada poema é acompanhado por uma fotografia, pintura ou desenho. Tive a colaboração e gentileza da cedência das fotografias por parte de três fotógrafos (Eurídice Cristo, José Sobral e Paulo Côrte-Real).  As pinturas são da gentileza da minha filha Beatriz e do meu marido Hugo.

O prefácio foi escrito pelo grande poeta Manuel Neto dos Santos.

 

Quais critérios foram utilizados para escolha do titulo?

Paula Laranjo - A fotografia da capa do livro é da minha autoria e foi tirada em Unhais da Serra. O escolha do título foca o significado que muitas vezes não é preciso dizer muito para mostrar os sentimentos. É importante estar atento às mensagens aos gestos,  que estão nas entrelinhas…

 

Apresente-nos um dos textos publicados na obra.

Paula Laranjo - O poema que vou apresentar é dedicado à minha mãe.

TEU  NOME

(para minha mãe)

Percorro os objetos

como se fossem

uma viagem

para te encontrar.

Em cada estante

encontro uma lembrança

que quero eternamente

recordar.

Procuro

as letras

do teu nome

nos espaços vazios.

Meus olhos

percorrem

as saudades

de ti.

Páro no tempo…

    Só para te ouvir…

 

Todo texto tem um pouco do autor. Comente sobre o momento de criação do texto apresentado.

Paula Laranjo - O texto apresentado foi sentido e escrito aquando do meu regresso à casa dos meus pais, e tenho a consciência que fisicamente a minha mãe já não iria estar presente. Quando começo a percorrer a casa, sinto a saudade e foi-me surgindo este sentimento que depois passei para o papel para eternizar o poema.

 

Onde será o lançamento do livro, horário, dia...

Paula Laranjo - A apresentação ao público do livro, será no dia 14 de Dezembro de 2019 às 16h30, no lindíssimo Palácio de Estoi em Faro.

Convite paula Entrelinhas

 

Quem não puder comparecer ao lançamento onde poderá comprar a obra?

Paula Laranjo - A obra estará à venda no site da Editora Chiado, assim como nas livrarias Fnac e Bertrand.

Quem tiver o gosto de ter um livro autografado por mim, poderá sempre fazer um pedido através do meu e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e eu enviarei por correio.

 

Além de “Entrelinhas” quais livros tens publicado?

Paula Laranjo - Tenho dois livros publicados: o primeiro chama-se “Reflexos” e o segundo chama-se “Essência da Alma”.

 

Apresente-nos os seus principais objetivos a serem alcançados como escritora.

Paula Laranjo - Em primeiro lugar tenho de dizer, que para mim escrever é um prazer! Gosto de passar para o papel sentimentos, emoções, olhares que vou sentindo. Quero perpetuar as minhas emoções!

Para além disso, espero “tocar” de alguma forma nos leitores que tenham a curiosidade de ler os meus poemas. Será um gosto e um orgulho saber que os meus livros fazem parte da biblioteca de cada um.

 

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora Paula Laranjo. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Paula Laranjo - Agradeço mais uma vez, a oportunidade em dar a conhecer aos leitores a minha caminhada poética. Quem quiser acompanhar as minhas atividades pode-me seguir na página do facebook – Reflexos Poéticos.

Dedico este livro, a todos os que pintam a vida com o olhar e sorriem com o coração!

 

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura

https://www.facebook.com/DivulgaEscritor

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

linkedin

Em destaque

logo com o ISSN

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya