Trilogia da autora Susana Judice é destaque Internacional

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

 Susana C. Júdice nasceu a 5 de dezembro, em Portugal, no seio de uma família humilde. Filha de pais emigrantes, cresceu nos Estados Unidos, onde muito cedo se apaixonou pela leitura e pela escrita. Levada pelo impulso criativo, dedicou a sua vida à dança e à moda. Vive atualmente em Portugal, com o seu marido e o seu dragão de estimação.

Sempre pronta para um desafio, escreveu Sonho de Liberum, a sua primeira obra literária, que rapidamente se revelou como um sucesso nacional e internacional. Apaixonada pela sua nova jornada literária, e motivada pelo entusiasmo dos seus leitores, lançou Segredo de Liberum, o segundo volume de uma trilogia épica.

“Criar algo diferente, que fique na memória e que não possa ser comparado a tantas histórias maravilhosas já existentes. São necessárias horas de pesquisas. Todos os detalhes contêm uma importância extrema.”

 

Boa leitura!

 

Escritora Suzana Judice, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que a inspirou a escrever “Sonho de Liberum”?

Suzana Judice - É sempre um privilégio partilhar um pouco de mim com o mundo. Agradeço, desde já, a vossa gentileza e iniciativa. O "Sonho de Liberum" nasceu de um desafio. Desde os onze anos, coleciono cada pedaço de folha e canto de guardanapo onde escrevo. Num momento inesperado, o meu marido e uma amiga, leram parte da minha coleção de escrita e desafiaram-me a escrever um livro. Com a ideia semeada mentalmente, surgiu-me um vislumbre de uma possível história e por fim, acreditei em mim, libertando assim, a minha criatividade e o meu instinto que numa aventura surreal, deram forma à minha primeira obra.

 

Em que momento identificou que esta obra seria a primeira de uma trilogia?

Suzana Judice - O momento glorioso foi, aproximadamente, no último capítulo. Após escrever a primeira página, rapidamente aprendi, que quanto mais escrevia, mais fácil era escrever. Eu visualizo tudo o que escrevo, como se estivesse a ver um filme mental. Sentia-me completamente apaixonada pelo meu mundo imaginário e todas as personagens envolvidas. Com a aproximação do final da primeira obra, decidi que as personagens tinham muito mais para dar. Muito mais para contar. Com uma surpresa vertiginosa, decidi, que não ia criar mais um livro, mas sim, dois!

 

Apresente-nos a estrutura do enredo, informando de forma resumida o que encontraremos em cada obra que compõe a trilogia?

Sonho de Liberum – O primeiro volume retrata uma viagem de auto-descoberta da personagem principal, Gweniver. Inicialmente, preparada para se tornar líder do Reino de Essentia, um local onde a magia é um conto de fadas, vê-se confrontada com uma profecia tornada realidade. De uma forma trágica, ela descobre que possui ligação aos cinco elementos mágicos: Água, Terra, Ar e Espírito. Espera-a uma jornada repleta de emoções, aprendizagens e como se isso não fosse, só por si, suficiente, espera-a também, um rei maléfico, chamado Galium, obcecado em impedir o cumprimento da profecia. No seio do caos, encontra várias vertentes de amor: o amor da sua vida, o amor por uma nova família e o amor por uma causa.

 

Segredo de Liberum – O segundo volume ocorre dezessete anos depois. A Gweniver já não é uma criança, é uma mulher. Os seus filhos, Arianne e Lucca, dão uma continuidade especial à história e ensinam-nos, que tudo o que nos assustava no passado é nada, comparado com o que nos assusta no presente. Numa leitura, que acelera o coração, a cada virar de página, o passado colide com o presente, testando todos os limites emocionais, toda a fé e o amor existente em cada personagem. Quando os segredos obscuros penetram os corações mais puros e, quando sacrifícios são exigidos, as teias do destino revelam-se impiedosamente. Cada capítulo revela a perspectiva de um das personagens, numa verdadeira corrida contra o tempo.

Com relação ao terceiro volume!

Por enquanto, ainda é segredo!

 

Quais os principais desafios para escrita do enredo que compõe a trama?

Suzana Judice - Toda a história desenrolou-se de uma forma extremamente natural. Contudo, arrisco-me a dizer, que o principal desafio, está no desejo de querer surpreender o leitor. Criar algo diferente, que fique na memória e que não possa ser comparado a tantas histórias maravilhosas já existentes. São necessárias horas de pesquisas. Todos os detalhes contêm uma importância extrema. Não nos podemos esquecer deles, ou trocá-los, exigindo assim, uma atenção redobrada por parte de quem escreve. Toda a organização envolvente é por si, um grande desafio.

 

Por ser um livro de magia, muitos leitores têm se sentido atraídos pela trama, muitos elogios vens recebendo. Conte-nos, qual a previsão para lançamento do terceiro e último livro que irá compor “Liberum”?

Suzana Judice - Felizmente, o feedback que tenho recebido, tem sido extremamente motivador e valorizo a ansiedade por parte dos leitores, ao querem saber como tudo acaba, pois é reflexo do gosto genuíno que sentiram ao lerem os meus livros. Tenho assim, feito todos os possíveis, para apressar esse momento, mas a roda-viva que é a minha vida, dificulta-me a  indicação de uma previsão. Prometo, que estou a dar o meu melhor para revelar o final tão desejado.

 

O que mais a atrai em na trilogia como um todo?

Suzana Judice - A capacidade, e a sensação, de escrever uma trilogia, é absolutamente incrível. Para mim, é como se fosse um puzzle gigante mental, onde sou eu própria que crio as peças. Que as faço encaixar e que lhes dou vida. Em simultâneo, sou genuinamente apaixonada por esta história, sentindo cada personagem e cada detalhe, na minha alma, quase como uma realidade paralela, simplesmente, imaginada. É este conjunto, completo de sensações e prazeres, que me atrai.

 

Além de ser escritora você participa de outros projetos voltados para a integração e desenvolvimento da literatura contemporânea. Apresente-nos os principais.

Suzana Judice - Posso oficialmente informar de que irei ser consagrada Académica da Academia de Letras e Artes do Estoril. É um reconhecimento literário incrível e gratificante, onde assumirei novas responsabilidades para com a literatura. Tenho vindo a visitar imensas escolas nacionais e, inclusive, uma Universidade, onde inspiro jovens a perseguirem os seus sonhos, utilizando o meu percurso literário como exemplo. Com a vontade de expandir o meu trabalho e com ele, a nossa literatura, visitei comunidades portuguesas e diversas escolas no Canadá, com o apoio da Coordenação de Língua Portuguesa no Estrangeiro. Participo em diversos eventos literários, permitindo-me conhecer muitos escritores, aprender com eles e partilhar as minhas próprias aprendizagens. Também coordeno Workshops, onde se conversa sobre a escrita de forma informal. Mediante as dificuldades de cada amante de escrita, discuto técnicas que me ajudam e partilho, uma vez mais, as minhas aprendizagens, de modo a incutir mais literatura, menos receios e mais sonhos concretizados.

 

Quais os seus principais objetivos como escritora?

Suzana Judice - Enquanto escritora, pretendo espalhar a magia do sonho, através das minhas palavras. Tenho como objetivo, inspirar o próximo. Se para um leitor, no seio de um dia menos bom, as minhas palavras tiverem o poder de o confortar, ou até, inspirar, sentir algo, a minha missão é cumprida. Quero continuar a evoluir e a levar mais literatura portuguesa ao mundo. Em simultâneo, dou o meu melhor para que a literatura fantástica nacional seja mais valorizada. Quem sabe, ver as minhas palavras refletidas numa tela cinematográfica. Sempre que posso, faço por transformar os meus sonhos em objetivos, levando um dia de cada vez.

 

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora Suzana Judice. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Suzana Judice - Mais uma vez, agradeço a oportunidade de participar nesta revista maravilhosa. Tive muito gosto. Para os leitores, deixo a seguinte mensagem: Para os que acreditam, nada é impossível. Apostem na felicidade, através da conquista dos vossos sonhos. Abracem a luta que, um dia, se assim o desejarem, vos levará ao sucesso. Sejam ambiciosos, corajosos e persistentes. Sejam uma inspiração para alguém. Sintam orgulho na vossa essência. Sejam felizes.

 

Contatos da autora:

A partir de qualquer cantinho do mundo, podem encomendar os meus livros autografados, no site: www.susanacjudice.pt e acompanhar a minha jornada literária. Gosto sempre de falar com os meus leitores e receber feedback nas minhas redes sociais @susanacjudice Para eventuais propostas e desafios literários, podem contactar através do email

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura

https://www.facebook.com/DivulgaEscritor

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Contato

smccomuni[email protected]

linkedin

Em destaque

logo com o ISSN

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya