De Portugal, o escritor Barnabé Sousa apresenta sua trajetória literária

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Barnabé Sousa nasceu a 11 de Junho, no Funchal.
Carateriza-se por ser: Atento. Determinado. Direto. Disciplinado. Pragmático. Pedagógico. Persistente. Rigoroso e implacavelmente exigente!
Em 2011, ingressou em Jornalismo.
Em 2015, tornou-se Jornalista pós-graduado em Práticas e Estudos Jornalísticos.

Em 2017, obteve o grau de Mestre em Jornalismo. Destaca-se em Rádio e em Televisão. Tem gosto particular pelas áreas de Política, Sociedade e Investigação.
Nos seus tempos livres, o autor gosta de viajar, de passear e fotografar.
Perde-se e encontra-se pelo mundo multifacetado da escrita.
Escreve contos, poesia, prosa, pensamentos, reflexões ligadas ao «Eu» e à Espiritualidade.
Já aos 15 anos vencera um prémio no género poesia pelo Jornal da Madeira.
Para o Autor é obrigatório apresentar um trabalho sério, de qualidade, com o seu próprio estilo. Porque os leitores merecem o melhor.
Em 20 de Novembro de 2016 criou o seu próprio «site».
Já foi lido por leitores dos quatro cantos do mundo.
Em 2018 o autor lança o seu primeiro romance, intitulado em: AMA-TE-ME.
Vive algures por entre o jornalismo e a amorlândia.

Boa leitura!

 

Escritor Barnabé Sousa, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que o inspirou a escrever “Ama-te-me”?

Barnabé Sousa - O sentimento é mútuo. Sempre tive hábitos de leitura. O gosto pelos livros e pela leitura é crónico. Escrever faz bem à alma. É uma forma de libertar-nos. É ter capacidade [o poder] de tocar o coração do Outro e fazê-lo sorrir, despertar emoções, viajar por entre inúmeras sensações!

Sou muito versátil e eclético no que se concerne à Escrita! AMA-TE-ME é um romance contemporâneo com pinceladas clássicas. Trata-se de uma história de amor em que os corações de Miguel e de Beatriz estão unidos desde o primeiro momento em que se encontraram.

O amor entre os protagonistas está escrito nos astros, abençoado pelos Deuses e protegido pela Luz Divina. É a prova de que ainda é possível acreditar no Amor  (e)terno!

             

Apresente-nos a obra

Barnabé Sousa - AMA-TE-ME é um romance para os que acreditam no Amor. O Miguel encontra a Beatriz de modo ocasional. O casal sonha viver a sua história de amor sem precalços. Os dois perambulam por entre altos e baixos.

O Miguel é um homem clássico que pretende conquistar uma mulher clássica, isto é, os dois procuram e encontram a sua alma gémea. Conseguem abraçar o Amor que os une para sempre.

O Miguel e a Beatriz são o pilar, a âncora, o mundo um do outro. O ar de que os dois precisam para respirar. E amar verdadeiramente. Os dois seguem lado a lado todos os dias. Juntos, constroem uma belíssima história de amor! Um amor cristalino, intenso e verdadeiramente memorável!

 

Quais critérios foram utilizados para escolha do título?

Barnabé Sousa - O título tal como a obra no seu TODO surgiram de forma natural. O número «5» referente aos pássaros representa as estrelas, o nascimento, a interajuda, a união, o equilíbrio, o centro e a harmonia. Os pássaros representam a inteligência, a leveza, a sabedoria, a alma, a liberdade, o divino e a amizade pelo que se encontram em sintonia. Os protagonistas deste enredo desenvolvem um amor carismático, misterioso, cristalino e intenso.

            Tal como o Homem, os pássaros também se multiplicam. Ambos têm a capacidade de sonhar e de voar, voar alto. De se abraçarem. As personagens não são exceção, principalmente os protagonistas que se esmeram em alcançar o papel principal, daí a interligação. Os pássaros têm uma beleza particular e lutam em prol de alcançar  brilhantes voos. Voos gigantes e distantes.

 

Qual o momento enquanto escrevia o romance que mais chamou a sua atenção?

Barnabé Sousa - O livro no seu global é bastante interessante. A parte que mais gostei de frisar no enredo foi o casamento entre o Miguel e a Beatriz. O casamento reprenta a união dos dois por toda a vida, para além da eternidade.

É o momento em que o «Sim» se eterniza. Há uma vinculação entre os dois seres que se encontram unidos pelo coração. A cerimónia representa a união de dois corações, de dois corpos perante a Natureza e os Deuses e o Amor que se encontra abençoado pela Luz Divina e pelos Astros.

 

Além de “Ama-te-me” você tem publicado um livro de contos eróticos, “Mergulhar Nu Sexo”. Conte-nos, como foi o processo de construção dos textos que compõe a obra?

Barnabé Sousa - Antes de escrever o livro fiz várias pesquisas sobre a temática, isto é, fiz investigação de forma elaborada para construir cada texto baseado num subtema e aos poucos fui elaborando o  «Mergulhar nu sexo», um livro de contos eróticos. Critico a sociedade contemporânea.

            «Mergulhar nu sexo» é um livro eclético. Critico. O livro apresenta-se com pinceladas eróticas envoltas de riso, ironia, metáforas, entre outras figuras estilísticas.

É um livro marcado por encontros e desencontros de múltiplas personagens que se perdem e se encontram por entre os trilhos do amor incondicional. Fala do encontro entre o Amor cristalino entre pessoas que se amam, seres que estão unidos pelo coração.

O amor quando é verdadeiro surge de modo ocasional. É o encontro entre o olhar e o coração. O olhar segue continuo e o peito enche-se de amor. Em «Mergulhar nu sexo» surgem ideias profícuas ao prazer carnal mas também ao prazer de Viver. Quando calcorreamos com amor o nosso coração é tocado por uma magia peculiar, tudo ao redor de nós torna-se mais brilhante, mais feliz.

 

Quantos textos estão publicados nesta obra?

Barnabé Sousa - O livro «Mergulhar nu sexo» é um conjunto de 31 textos. Em cada texto pincelo pedaços de sedução em que o sexo torna-se presente no corpo de duas pessoas que se encontram ligadas pela paixão e pelo fogo do Amor.

Abordo o sexo clássico, isto é, evoco o sexo natural, quanto mais natural mais prazeroso. Quanto mais intenso, mais sólido. Quanto mais seguro, mais saudável. A segurança sexual clássica consiste na Aceitação global do cônjuge, pois só assim é que a Vida faz sentido quando amamos de corpo e alma o Ser que amamos. Quando amamos respeitamos, cuidamos, protegemos.

Sexo clássico é o encontro exclusivo entre o «Eu» e o «Tu» que se transforma em «Nós», um «Nós» que deve ser vivido e respeitado de modo incondicional com quem amamos.

Dedicamos a nossa Vida a esse alguém que nos preenche em todas as dimensões humanas, de modo singular, intenso, genuíno e, claramente, de forma cem por cento natural e saudável.

 

Apresente-nos “Mergulhar Nu Sexo”?

Barnabé Sousa - «Mergulhar nu sexo» é a minha segunda obra publicada em Maio de 2016. É uma obra criada a partir de um pensamento construtivo a nível global e de desenvolvimento pessoal. É uma ponte entre amor e o sexo. Os dois encontram-se interligados. É chave do Criador Universal!

Crio a partir de múltiplas leituras. Desmistifico o sentido de «Os Maias» numa versão contemporânea por meio de inúmeras interpretações provocando no leitor mudanças a todos os níveis.

É um livro revolucionário que tem como objetivo a autoreflexão, a autoanálise, autoconhecimento e instrospeções que desenvolvem o pensamento crítico e visão cósmica que vagarosamente faço questão de evidenciar de maneira a que possamos viver num mundo mais credível, justo e equilibrado.

É um livro ousado. Um livro que deve ser lido e relido inúmeras vezes, por leitores a partir dos dezasseis anos.

Ao longo da leitura surgem enredos enigmáticos, enredos que provocam múltiplas interpretações, novos estados de consciência. Tudo o que os meus textos transmitem são ideias em prol do bem-estar global de cada um de nós.

É um livro bombástico em que faço questão de frisar a mudança de mentalidades referente à pessoa holisticamente, ao ser humano em todas as suas dimensões. 

«Mergulhar nu sexo» não é mais do que a bíblia renovada, uma bíblia que permite a aceitação generalizada do cidadão, independentemente do «status social», das crenças, ideias que priorizam a liberdade sexual de cada um, uma liberdade a que estamos sujeitos desde que nascemos, uma liberdade que deve ser respeitada pelos nossos semelhantes, sem julgamentos, sem «desaires».

Este livro de contos eróticos é um convite ao AMOR universal: «Amai-vos uns aos outros», com a total respeito individual mas também à nossa alma gémea.

«Mergulhar nu sexo» visa quebrar as diferenças; o sexo não se explica. Surge de modo natural. Não se trata de uma mera atração física. O sexo é um ato nobre de Amor e não um comportamento neuropsicótico. É um ato válido de realização de todo o ser humano.

 

O que vem mudando em sua vida desde que publicou o seu primeiro livro?

Barnabé Sousa - Sou reservado no que toca à minha esfera privada. Prezo o meu espaço privado. Porém, posso salientar que sigo mais determinado perante a Vida. Digamos que mergulho por entre as palavras, a investigação e «cenas» do quotidiano…

 

Onde podemos comprar os seus livros?

Barnabé Sousa - Os leitores poderão comprar os meus livros nas Editoras de onde os livros se encontram publicados. Podem adquiri-los também nas mais diversas livrarias «online».  Os leitores poderão  acompanhar a minha escrita em:

https://www.facebook.com/BarnabeSousaOficial/

https://barnabesousa.wordpress.com/

É através destas vias que os leitores poderão obter os meus livros autografados, com dedicatória e marcador. Os mesmos serão remetidos para os vários cantos do mundo.

 

Quais os seus próximos projetos literários?

Barnabé Sousa - Estou em fase de construção e de revisão do meu terceiro romance, um romance espiritual a ser publicado em 2020. Tenho inúmeros projetos literários na gaveta, outros em desenvolvimento. Cada livro vai «nascer» na altura certa. Tenho a certeza de que cada palavra que escrevo vai mudar a consciência de cada leitor independentemente do lugar de onde se encontram.

As estórias que crio são histórias muito vivas, retratam e narram episódios vinculados com criatividade, com a beleza do coração. São pedaços de mim, pedaços de memória, pedaços de Vida. Gosto de ReViver e de ReNascer todos os dias, de pensar. Com a minha escrita obrigo as pessoas a fazer introspeções de modo a seguirem em frente em prol do bem! Os meus livros são e vão ser sempre ecléticos, marcados por pinceladas memoráveis.

 

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o escritor Barnabé Sousa. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Barnabé Sousa - Obrigado pela oportunidade concedida, Shirley Cavalcante. Sugiro a todos os leitores («cidadãos do mundo») que se instruam. Leiam pelo menos três páginas por dia. Os marcadores são excelentes «marcas» para cada página pausada…

Os professores (as escolas desde a primária ao pós-doutoramento) como educadores devem estimular a leitura de Escritores contemporâneos equilibrando a leitura clássica em prol da progressão saudável da mente humana descurando a negligência e da desanalfabetização a nível geral.

Desenvolvam a literacia. Agarrem nas ferramentas que vos são facultadas. Abracem oportunidades que vos conduzam à vossa concretização enquanto seres humanos.

A todos vós, a minha enorme gratidão!

 

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura

https://www.facebook.com/DivulgaEscritor

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

linkedin

Em destaque

logo com o ISSN

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya