Raquel Nunes e Pedro Garcia apresentam 'A Ilha misteriosa da Imaginação'

Por Giuliano de Méroe

O meu nome é Raquel Nunes, tenho 23 anos, sou natural da Ilha Terceira (Açores) e Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde. O meu namorado, Pedro Garcia, co-autor da obra, tem 30 anos, é natural de Lisboa e é vendedor de profissão na Loja de Bricolage Leroy Merlin. “A Ilha Misteriosa da Imaginação” é o primeiro Livro da nossa autoria.

 “O Livro faz referência ao problema atual do Bullying, que muito tem perturbado a estabilidade emocional e comportamental de crianças e jovens em Portugal. Assim, este Livro pretende consciencializar as crianças e jovens para a problemática e ressaltar que a diferença não é, necessariamente, algo negativo.”

Boa Leitura!

 

Escritora Raquel Nunes, é um prazer para nossa equipe contar com a sua participação em nosso projeto, seja bem-vinda! Conte-nos por que decidiu escrever uma obra de literatura infantil?

Raquel Nunes - Começamos por agradecer a oportunidade de participar no vosso projeto, que é um prazer para nós. Esta obra surgiu no âmbito de um concurso literário, no qual participámos, embora sem grandes expetativas. A escrita de uma obra de literatura infantil está, assim, relacionada, não só com o nosso interesse em especial por esta população, mas também com os critérios do concurso. Como não ganhámos o concurso, decidimos pedir uma avaliação da obra ao Grupo Editorial Chiado de Lisboa (Portugal), até porque o processo de construção do Livro foi uma experiência muito positiva para nós. Rapidamente obtivémos uma resposta muito positiva da Editora e avançámos para a publicação da obra.

 

Estamos curiosos em saber como foi organização da escrita deste livro... Explique-nos como articularam as vossas ideias?

Raquel Nunes - O nosso principal objetivo foi promover a literatura infantil e a leitura de pais para filhos, seguindo-se o objetivo de abordar um tema atual e, ao mesmo tempo, transmitir uma mensagem importante. Sendo Psicóloga, tenho muito interesse pelo tema do Bullying e tenho procurado promover relações interpessoais positivas, então optámos por abordar esta temática tão atual. Para o efeito, criámos personagens diferentes e atrativas, como forma de captar a atenção das crianças; utilizámos uma linguagem informal; e procurámos criar interação com o leitor a partir de pequenos desafios. Começámos por escrever uma história, mas como o Pedro é muito criativo, fomos considerando várias opções e reformulando a história, tentando sempre melhorar o seu conteúdo e manter a atenção das crianças.

 

No livro “A Ilha Maravilhosa da Imaginação”, quais os assuntos e dilemas percebidos que incentivaram sua produção?

Raquel Nunes - O Livro “A Ilha Misteriosa da Imaginação” aborda sobretudo as diferenças interindividuais e os desafios que, muitas vezes, sentimos em gerir e até mesmo aceitar/respeitar essas diferenças. O Livro faz referência ao problema atual do Bullying, que muito tem perturbado a estabilidade emocional e comportamental de crianças e jovens em Portugal. Assim, este Livro pretende consciencializar as crianças e jovens para a problemática e ressaltar que a diferença não é, necessariamente, algo negativo.

 

Apresente-nos a obra (sinopse)

Raquel Nunes - Esta é uma história que se passa numa ilha especial, onde tudo o que se possa imaginar existe. Nesta ilha vivem criaturas/animais nunca antes vistas, todas elas tão diferentes entre si que, por não saberem estar juntas, decidem viver sozinhas, até ao dia em que algo estranho acontece…Um terrível vulcão de sopa acordou e toda a ilha corre perigo. A Fada Labidenti (protetora da ilha) dá a difícil missão aos animais de salvar a ilha. Mas haverão regras, e se as cumprirem, além de salvar a ilha, poderão ainda ser surpreendidos com um tesouro de valor inestimável. Conseguirão a Carboleta, o Macacão, o Gatifinho e o Girafão deixar as suas diferenças de lado e juntos ultrapassar os desafios que os esperam? Conseguirão encontrar o tesouro e salvar a ilha?

 

Esta obra foi dedicada a alguma pessoa em especial?

Raquel Nunes - A obra não foi dedicada a nenhuma pessoa em especial, mas foi inspirada no  nosso contacto com crianças, nomeadamente da família, inclusivé, foi a minha afilhada Isabel Rocha que deu nome à obra; e foi com a minha prima Isabel Nunes que criei as primeiras três personagens da obra.

 

Onde poderemos comprar o livro?

Raquel Nunes - O Livro encontra-se em todos os países de língua oficial portuguesa e pode ser adquirido em formato físico (Livro) ou e-book, entre outras formas, através da Chiado Kids (com portes de envio grátis), Fnac, Bertrand ou Wook.

Podem, também, seguir o nosso Livro nas redes sociais, através da Página do Livro no Facebook (Livro “A Ilha Misteriosa da Imaginação”) e no Instagram (raquel_nunes_pedro_garcia).

 

Quais são os vossos principais objetivos, como escritores de livro infantil?

Raquel Nunes - Como escritores de um livro infantil, os nossos principais objetivos foram promover a leitura pelas crianças e momentos de leitura em família; e abordar temas atuais, sensibilizando as crianças para temas mais delicados. Isto porque os livros podem ser fontes de conhecimento e meios de promoção de outras competências ou ferramentas importantes para o futuro, como: estimular a criatividade e imaginação (tão útil num mundo em crescente mudança e evolução, que desafia cada vez mais à inovação e ao empreendorismo); desenvolver competências de atenção (o que também é um desafio atual, numa atualidade modernizada, envolvida por novas tecnologias e associada ao imediatismo); entre outras.

 

A escritora pode se lembrar de alguma passagem ou lembrança da história que mais a marcou profundamente?

Raquel Nunes - Recordamo-nos em particular de um momento ainda na fase de construção da obra. Quando terminei de escrever a história, e pensei que estaria praticamente concluída, o Pedro disse que tinha outras “pequenas ideias” para adicionar à história…mal sabia eu que teria de alterar grande parte da história e isto em véspera de exame da faculdade… olhei-lhe com cara de má e disse-lhe “Não me voltes a fazer isso nas vésperas de exame!”. Mas nem sempre as ideias surgem quando queremos, e estas surgiram já um pouco em cima da data limite de submissão da obra ao concurso. Agora, olhando para trás, rimos da situação. Todo o processo de escrita da obra foi muito positivo para nós. 

 

O mercado editorial atualmente segue em uma fase difícil, com grandes livrarias e editoras enfrentando dificuldade para sustentar seus projetos. A autora pode opinar, com alguma ideia e sugestão sobre o que nossos leitores podem fazer para aquecer a produtividade do mundo editorial?

Raquel Nunes - Essa é uma dificuldade sentida no mercado editorial, até pela crescente modernização tecnológica. Considero que algumas iniciativas por parte dos leitores podem contribuir para a promoção da leitura, por exemplo: a simples crítica/avaliação de livros, que pode informar outros leitores sobre as obras; a partilha de experiências de leitura e a sugestões de livros a partir de Blogs e Páginas nas redes sociais, convidando os seguidores a participar no Blog com sugestões e críticas de livros; a criação de grupos de discussão de obras ou a realização de sessões de leitura para os mais novos.

 

Pois bem, estamos concluindo a entrevista. Estamos gratos em conhecer seu estilo literário. Obrigado pela participação no Projeto Divulga Escritor. Que mensagem você pode deixar para nossos leitores?

Raquel Nunes - Temos procurado passar uma mensagem aos mais novos, mas que pode extender-se a todos, que é a seguinte: sempre que encontre uma folha em branco, não a deixe ficar em branco, “incomode” essa folha, implique com ela, risque, escreva, desenhe, só não a deixe ficar em branco, pois todas essas folhas são bilhetes diretos para a nossa “Ilha da Imaginação”. Não deixe de imaginar, de criar e coloque a sua individualidade em tudo o que faça, pois “Nunca ninguém fez a diferença sendo igual ao resto” (Hugh Jackman).

Muito Obrigada, uma vez mais, pela oportunidade de participar no vosso Projeto e dar a conhecer o nosso Livro.

 

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura

https://www.facebook.com/DivulgaEscritor

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

linkedin

Em destaque

logo com o ISSN

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya