Um diálogo permanente de Humanidade para Humanidade

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

José Carlos Pereira nasceu a 3 de janeiro de 1967, na freguesia de  Massarelos, no Porto. Viveu a sua infância, adolescência e juventude na cidade do Porto, na freguesia do Bonfim. Vive, atualmente, em Gondomar, na freguesia de Fânzeres.

É licenciado em Ciências Religiosas pela Universidade Pontifícia de Comillas – Instituto Superior de Ciências Religiosas San Agustin, tendo, posteriormente, obtido a profissionalização na Universidade Católica Portuguesa. É professor de Educação Moral e Religiosa Católica e de Moral Ética e Deontologia no Colégio de Gaia.

“...é um livro de incompreensões, de desafios, de preocupações, de decisões, de convites, de interpelações, de esperança. Tudo isto suscitará, forçosamente, uma provocação, uma (re)ação no leitor.”

Boa leitura!

 

capa do livro Jose Carlos PereiraEscritor José Carlos Pereira, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que mais o encanta na arte de escrever?

José Carlos - A escrita poética é a alegria das palavras, dos sons, das emoções, a capacidade de  me deixar apaixonar por tudo aquilo que vou criando. O que mais me atrai nesta arte é poder jogar com os sons, com as palavras, pegando na batuta, no pincel e criar uma sinfonia ou pintar um quadro de emoções, sentimentos e reflexões.

 

Como surgiu “Sementes da Humanidade”?

José Carlos - A vida é projeto. O ser humano é projeto, obra inacabada, sonhador, sempre aberto  a novos desafios. Eu sempre gostei de novos e grandes desafios. Eu sempre gostei de ler e de escrever. Sementes de Humanidade faz parte de um projeto que foi crescendo pouco a pouco, alimentado pela inspiração que me suscitavam as pessoas, as suas relações, as suas atitudes e sentimentos, toda a  realidade que se erguia à minha volta. Depois, foi deixar a caneta correr e, pacientemente, esperar que a obra ganhasse forma e fosse gerada.

 

Apresente-nos a obra (sinopse)

José Carlos - Neste livro o autor revela a sua humanidade na relação consigo próprio, com os outros, com a natureza e com Deus, numa mistura de sentimentos, emoções e sensações.

Sendo homem entre os homens, num mundo marcado pela frieza e pelo egoísmo, o autor não pode ficar indiferente a tudo o que se passa à sua volta, mostrando-se sensível e atento à fragilidade dos outros.

Este livro é um convite para sermos mais Humanos entre os Homens, verdadeiros semeadores que semeiam sementes (gestos, palavras, valores) no coração da Humanidade.

 

Quais os principais objetivos a serem alcançados por meio da leitura de “Sementes da Humanidade”?

José Carlos - Os principais objetivos a serem alcançados, após a leitura da obra, é levar o leitor a gostar da obra, mas, ao mesmo tempo, levá-lo a refletir e, posteriormente, a comprometer-se com ela. Sementes de Humanidade é um livro que interpela, que inquieta, convocando o leitor para a missão de não viver indiferente a tudo o que se passa à sua volta, de não ficar de braços cruzados, de estar atento ao outro, de lutar pela dignidade do ser humano. Muito mais que um livro simplesmente para ler, Sementes de Humanidade é um diálogo permanente de Humanidade para a Humanidade.

 

Quais os principais desafios para escrita da obra?

José Carlos - Sementes de Humanidade é um livro de desafios e desafiante: foi, é e será sempre um desafio. Esta é a minha primeira aventura na escrita, o que, à partida, provoca uma natural apreensão e expectativa: é um mundo novo que se abre, é alguém que sai da sua zona de conforto e se expõe publicamente. No entanto, eu arrisquei, porque acreditei e acredito nesta obra. Claro que é importante que ela seja bem aceite pelo leitor, provoque a tal (re)ação nele. Isto é um bom sinal, significa que ele (leitor) não é indiferente às mensagens transmitidas. Só por isto, valeu a pena ter escrito a obra e aceitar, humildemente, este desafio.

 

O que mais o atrai nas temáticas abordadas?

José Carlos - O que mais me atrai nas temáticas abordadas é a força das palavras e, consequentemente, a força das mensagens transmitidas que transformam esta obra numa miscelânea poética, rica em conteúdo: é um livro de incompreensões, de desafios, de preocupações, de decisões, de convites, de interpelações, de esperança. Tudo isto suscitará, forçosamente, uma provocação, uma (re)ação no leitor.

 

Onde podemos comprar o seu livro?

José Carlos - Em Portugal, o livro poderá ser adquirido, diretamente, na Livraria da Chiado Editora ou online: www.chiadobooks.com

Poderão, ainda, em Portugal, encomendá-lo em qualquer loja das seguintes cadeias: FNAC, Bertrand, El Corte Inglês e NOTE. Se optarem pela versão ebook, poderão adquiri-lo nas livrarias online: WOOK, Bertrand e FNAC.

No Brasil, poderão comprar o livro, diretamente, na Chiado Brasil, S. Paulo ou encomendá-lo nas seguintes cadeias: FNAC, Livraria Cultura, Livraria Saraiva ou se optarem pela versão online (ebook) na FNAC, Livraria Cultura, Livraria Saraiva.

Uma outra possibilidade é adquiri-lo e encomendá-lo, diretamente, na Página do Facebook do Livro, através de mensagem privada: https://www.facebook.com/jcpereira97/

 

Quais os seus próximos projetos literários.

José Carlos - A médio prazo, está na forja um segundo livro de poesia, que, neste momento, está bem adiantado.

A curto prazo há que continuar a divulgar esta obra, procurando que ela chegue a cada vez mais pessoas. Para isso, conto com a vossa ajuda. A obra merece.

 

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o escritor José Carlos Pereira. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

José Carlos - Viver é plantar no coração do outro sementes de humanidade.

Nunca é tarde para semear, neste mundo, sementes de humanidade.

Gostaria que todos tivessem a oportunidade de ler este livro.

Acredita, vale a pena!

 

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura

https://www.facebook.com/DivulgaEscritor

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

linkedin

Em destaque

logo com o ISSN

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya