'Tarouca Vale a Pena' apresentada pelo ativista cultural Cesar Luis de Carvalho

por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Com o objectivo de valorizar o património humano e imaterial que os Autores Regionais constituem, com o seu labor tantas vezes anónimo, imperceptível mas tão importante e tão rico, vai este Município de Tarouca organizar, a 25 e 26 de maio de 2018, o “Vale a Pena, Encontro de Autores Regionais, Tarouca”.

Pretendemos reunir os Autores que vão editando, a expensas próprias, as suas obras, guiados por sentimentos profundos de ligação à terra e à literatura; Dar Lugar, Vez e Voz a estes Valores incomensuráveis estimulando-os, a bem da Cultura que é nossa e é de todos. Pretendemos criar e estreitar laços, aproximando as nossas gentes e as nossas terras.  

“É muito importante dar a conhecer a joia maior do património natural do Vale do Varosa, do património histórico de Cister e do património humano dos afetos e do sorriso, das gentes de Tarouca.”

Boa leitura!

 

Prezado César Luís de Carvalho é um prazer contarmos com a sua participação na Divulga Escritor. Conte-nos como surgiu “Vale a Pena, Encontro de Autores Regionais, Tarouca, 2018”?

César Carvalho - Este evento é mais um capítulo, que tardava em ser escrito, da história que Tarouca vem contando há séculos. Em verdade, Tarouca, cidade que se aconchega no regaço dos montes, oferece amor! Este amor sente-se nas paisagens singulares da Beira Douro, no vento suão que acaricia o cabelo, nas cantigas da água do Varosa asaciarem leiras, na sacralidade das pedras de mosteiros e pontes, nos abraços sorridentes das gentes… e nos Autores que por cá se deleitam e vão semeando cultura em milhares de páginas de papel.

Foi a constatação desta realidade tão singular que fez germinar a ideia. E esta vai crescendo e fortificando, à medida que mais um Autor nos abraça. E há de frutificar!

 

Quais os principais objetivos a serem alcançados com o evento?

César Carvalho - O principal objetivo é proporcionar o “encontro” e a partilha entre os Autores, aqueles que, por amor à Cultura, à sua Terra e às suas Gentes, na penumbra dos dias, longe das luzes da publicidade, vão arando o campo por vezes bem amargurado das letras, com a pena feita arado, e o livro, benfazejo consolo que o alimenta.

Fazer de Tarouca, este Vale Encantado onde se respira Poesia, a sede dos autores regionais impõe-se, portanto, com naturalidade.

 

Quais as principais atividades a serem apresentadas em “Tarouca Vale a Pena”?

César Carvalho - O Congresso dos Autores Regionais; as Sessões Temáticas de História e Etnografia, de Literatura para a Infância e de Poesia; o lançamento do Dicionário de Autores Regionais; a Exposição/Venda das Obras dos Autores; o Jantar do Aio.

 

Quais os principais desafios para realização do evento?

César Carvalho - O maior desafio é conseguir retribuir o entusiasmo e o carinho manifestados por tantos e tantos Autores. É conseguir abraçar os Autores na dimensão dos seus abraços, que vamos recebendo diariamente.

 

Quais os dias, local e horário do evento?

César Carvalho - O Encontro decorrerá durante dois dias, 25 e 26 no mês de maio, altura da floração dos sabugueiros e da inspiração de quem disponibiliza os sentidos. Os eventos realizar-se-ão em alguns dos locais mais nobres espalhados pelo concelho: a Igreja Velha de Várzea da Serra, recentemente restaurada e adaptada para o efeito, o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, a Casa do Paço de Dalvares, o Mosteiro de S. João de Tarouca, a Torre Fortificada de Ucanha, o Auditório Municipal Adácio Pestana, o Auditório do Centro Escolar de Tarouca.

PROGRAMAÇÃO

1.º DIA – Sexta-Feira, 25 de maio:

Manhã:

– Receção e Abertura do Secretariado

– Sessão Solene de Boas-Vindas

– Abertura da Exposição das Obras dos Autores Regionais

Tarde:          

– Sessão temática I «Literatura para a Infância»

Por Dr. Carlos Alberto Silva, Leiria, professor, autor, contador de histórias

– Sessão temática II «História e Etnografia (contos e lendas)»

Por Dr. António Leite da Costa, Coimbra, historiador, conferencista

Por Dr. José Augusto Maia Marques, Maia, professor, conferencista

– Sessão temática III «Poesia»

Por Dr. José Vale de Figueiredo, Tondela/Porto, poeta, conferencista

– «Jantar do Aio», Tertúlia, animação cultural, conversas à mesa

2.º DIA – Sábado, 26 de maio:

Manhã:

– «Congresso dos Autores Regionais»

– Inauguração do «Dicionário dos Autores Regionais»

Tarde:          

– «Passeio pelo Vale» (Literaturismo)

– Despedida e «Brinde ao Encontro, com Espumante que Vale a Pena» - Caves da Murganheira - distribuição de Diplomas de Participação e prendas.

 

Quais critérios foram utilizados para escolha da data do evento?

César Carvalho - O mês de maio é o mês em que o Vale se perfuma e se veste de branco, com as flores do sabugueiro.

 

Quem pode participar?

César Carvalho - Todos os que se rendem perante a exuberância das paisagens, a imponência dos monumentos, o deleite das conversas, a magnanimidade da arte, da criação literária e das palavras. E os que gostam de afetos!

 

Como fazer para participar?

César Carvalho - Devem contactar, por qualquer meio, a Câmara Municipal de Tarouca.

 

Quais os principais apoiadores até ao momento?

César Carvalho - Para além do Presidente Valdemar Pereira, e de todo o restante Executivo, a Comissão Organizadora e os funcionários do Município têm sido incansáveis na organização e promoção do evento, com um destaque especial da Dr.ª Ana Borges, o rosto e a voz mais visíveis. Depois, temos os patrocinadores: as Caves da Murganheira, a Gráfica e Editora Exemplo, o Balcão Beira Douro, Tarouca, da Caixa de Crédito Agrícola.

 

Qual a importância do evento para Tarouca?

César Carvalho - É muito importante dar a conhecer a joia maior do património natural do Vale do Varosa, do património histórico de Cister e do património humano dos afetos e do sorriso, das gentes de Tarouca.

 

Quem desejar conhecer mais sobre o evento como deve proceder?

César Carvalho - Contactar/consultar, por exemplo:

https://www.cm-tarouca.pt/

https://www.facebook.com/tarouca.valeapena.3

https://www.facebook.com/tarouca.valeapena.3?hc_ref=ARRgBbjyiA7bOjtJIlRYz-418tvtADIu1wjnogtsR_SGZjDa7EDl2z7HnZL5vY9moPs

 

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o evento ‘Tarouca Vale a Pena” promovido pela Câmara Municipal de Tarouca. Agradecemos sua participação na Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

César Carvalho - Tarouca é aqui! E aqui é o Lugar, a Vez, a Voz dos Autores!

 

Sobre o entrevistado

César Luís Marçal Monteiro de Carvalho, professor, nasceu em Marvão, freguesia de Loureiro, concelho do Peso da Régua, no dia 17 de outubro de 1965.

É pelosconcelhos da Beira e Douro, nomeadamente Tarouca e Lamego, que desenvolve, mais significativamente, a sua intervenção comunitária e literária, enquanto incitador e assíduo apoiante de projetos de escrita.

Para além de artigos dispersos pelos jornais regionais, tem vasta colaboração em livros, como coautor, coordenador e prefaciador. Da sua obra fazem parte álbuns de banda desenhada, contos, biografias, poesia lírica, um romance e literatura para a infância e juventude.

A sua escrita, marcadamente humanista, convida o leitor a experimentar as cores e os aromas da vida e das vidas que se vão desenrolando em seu redor. O recurso às descrições, o concurso permanente dos sentidos e o apelo solidário aos sentimentos impregnam de poesia os seus textos. Os leitores viajam, por entre os livros de César Luís de Carvalho, como viandantes alcançam incansáveis as serranias da Beira, ou como lavradores contam diligentes os bardos que exalam mel pelas encostam benfazejas do Douro ou então brincam nos mundos fantásticos do imaginário infanto-juvenil. (adaptado de http://alfarrabio.di.uminho.pt/vercial/cesarc.htm)

 

arte Tarouca evento para o Solar de Poetas edicao 33

 

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura

https://www.facebook.com/DivulgaEscritor

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Vídeo em Destaque

linkedin

Em destaque

logo com o ISSN

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya