Trilogia da autora Susana Judice é destaque Internacional

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

 Susana C. Júdice nasceu a 5 de dezembro, em Portugal, no seio de uma família humilde. Filha de pais emigrantes, cresceu nos Estados Unidos, onde muito cedo se apaixonou pela leitura e pela escrita. Levada pelo impulso criativo, dedicou a sua vida à dança e à moda. Vive atualmente em Portugal, com o seu marido e o seu dragão de estimação.

Leia mais...

História desvendando a história em 'O que Zeus mostrou aos homens'

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Marisa Luciana Alves acabou de publicar o seu 5.º livro. Nasceu no ano de 1976, em Vinhais, distrito de Bragança (Portugal). É Mestre em Literatura Portuguesa e professora de Português-Inglês, desde 1999. De 2001 a 2007  lecionou no ensino superior. Vê a escrita como uma forma de libertação e o seu percurso como escritora começou em 2011, ano em que publicou o seu 1.º livro. De momento, conta já com 5 livros publicados.

Leia mais...

De Portugal, o escritor Barnabé Sousa apresenta sua trajetória literária

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Barnabé Sousa nasceu a 11 de Junho, no Funchal.
Carateriza-se por ser: Atento. Determinado. Direto. Disciplinado. Pragmático. Pedagógico. Persistente. Rigoroso e implacavelmente exigente!
Em 2011, ingressou em Jornalismo.
Em 2015, tornou-se Jornalista pós-graduado em Práticas e Estudos Jornalísticos.

Leia mais...

Raquel Nunes e Pedro Garcia apresentam 'A Ilha misteriosa da Imaginação'

Por Giuliano de Méroe

O meu nome é Raquel Nunes, tenho 23 anos, sou natural da Ilha Terceira (Açores) e Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde. O meu namorado, Pedro Garcia, co-autor da obra, tem 30 anos, é natural de Lisboa e é vendedor de profissão na Loja de Bricolage Leroy Merlin. “A Ilha Misteriosa da Imaginação” é o primeiro Livro da nossa autoria.

Leia mais...

Um diálogo permanente de Humanidade para Humanidade

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

José Carlos Pereira nasceu a 3 de janeiro de 1967, na freguesia de  Massarelos, no Porto. Viveu a sua infância, adolescência e juventude na cidade do Porto, na freguesia do Bonfim. Vive, atualmente, em Gondomar, na freguesia de Fânzeres.

Leia mais...

Mary Horta realiza evento para lançamento do seu livro 'Memórias Escritas ao Vento"

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Elisabete Maria da Conceição Oliveira Horta Manteigas Martins, casada natural de Malanje, Angola, a residir, atualmente, em Cascais. Concluiu o curso geral dos liceus e estudou enfermagem, na Escola Superior de Enfermagem Artur Ravara. Usa o pseudónimo de Mary Horta fazendo parte de vários grupos de poesia sendo comentadora e membro do Solar de poetas.

Leia mais...

A Medicina do Futuro apresenta massagem de som com Taças Tibetanas e Gongos

Por Shirley M. Cavalcante ( SMC)

Sou a Vida chamada Margareth. No período de tempo como a maioria o conhece, tenho 44 anos, gosto de honrar e refletir sobre os meus ancestrais bem como sobre a minha própria história enquanto mulher e ser pensante.

Leia mais...

Em destaque 'Travestis brasileiras em Portugal'

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Francisco J.S.A. Luís nasceu em Lisboa em 1971. Foi investigador do Centro em Rede de Investigação em Antropologia, é Doutorado em Antropologia Social e Cultural e Mestre em Direito Administrativo e Administração Pública. Travestis Brasileiras em Portugal foi certamente o seu primeiro grande exercício antroplógico de integração concetual e humana do “outro” diferente.

Leia mais...

Escritora Maria Lascasas apresenta 'Um Braçado de Estrofes'

por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Maria Lascasas é um pseudónimo de Maria Beatriz Ferreira. Natural de Gondomar, 1950.  É Praticante de actividades de ar livre – montanha – sócia nº 156 da Federação de Montanhismo de Portugal.

Leia mais...

'Prisioneiros do Progresso' com a autora portuguesa Rosa Marques

Por Shirley M. Cavalcante ( SMC)

Rosa Marques nasceu em Portugal, na ilha da Madeira, freguesia da Camacha, onde viveu até aos dezoito anos de idade. Após o seu casamento mudou-se para Porto Santo. Preocupa-a a grande instabilidade em que o mundo se encontra e a situação precária em que muitas pessoas vivem. Gosta de ler e de tudo o que está ligado à cultura; por vezes escreve um pouco do que lhe vai na alma: sobre recordações da infância e sobre a Natureza, a quem declara um amor incondicional.

Leia mais...

Autora portuguesa, Lúcia Saraiva, é a mais recente entrevistada Divulga Escritor

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

No distrito de Viseu, em Sátão, nasci e ali passei os primeiros anos de vida. Parti então com a minha mãe e irmãos, para Luanda – Angola, reunimo-nos a meu pai que, ali, exercia a sua atividade profissional.

Outros anseios trouxeram-me de novo a Portugal. No Porto, continuei os estudos e  mais tarde, já a viver e a trabalhar em Lisboa, casei e fui mãe.

Leia mais...

Em Portugal, lançamento do livro 'Rosa jasmim'

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Rosa Maria Santos é natural de S. Martinho do Dume, Braga. Viveu em Sines trinta e um anos, tendo regressado em 2017, à cidade que a viu nascer, onde atualmente reside. Participou em diversas coletâneas portuguesas e italianas, tendo-se obtido o segundo lugar no Concorso Artemozioni, Cantico dei Cantici In Valle d’Itria.

Leia mais...

Em entrevista, o portugues Magno Jardim apresenta trajetória literária

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Manuel  MAGNO Cachucho JARDIM nasceu em 2 de setembro de 1986 na bela cidade do Funchal. Uma das coisas que mais oatraíram desde cedo foram os mistérios do universo, a escrita como linguagem e forma de comunicação entre as pessoas. De suas múltiplas facetas, é bombeiro na reserva onde já desempenhou e sempre que necessário desempenha sua função em prol da comunidade;

Leia mais...

'Tarouca Vale a Pena' apresentada pelo ativista cultural Cesar Luis de Carvalho

por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Com o objectivo de valorizar o património humano e imaterial que os Autores Regionais constituem, com o seu labor tantas vezes anónimo, imperceptível mas tão importante e tão rico, vai este Município de Tarouca organizar, a 25 e 26 de maio de 2018, o “Vale a Pena, Encontro de Autores Regionais, Tarouca”.

Leia mais...

Em Portugal lançamento do livro 'Contos Despertos II" da autora Sandrine Saraiva

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Sandrine G. Saraiva, nasceu em 19 de março de 1980, em Orléans (França). No ano 1993, Sandrine veio para Portugal com a família, tendo Ariz, no concelho de Moimenta da Beira, sido a aldeia escolhida para viverem. Aos 23 anos, já formada em Contabilidade e Administração pela Universidade de Aveiro, Sandrine ingressou no mundo empresarial como Técnica Administrativa.

Leia mais...

Surfista profissional Filipa Leandro destaca a prática do surf em seus enredos

por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Filipa Leandro, 45 anos, é mãe de três filhos que lhe dão alegria imensa:  Joey, 17 anos, adora andar de skate e pegar umas ondas; Francisca Veselko (Kika), 14 anos, está a caminho de ser surfista profissional; e Jaime, 8, também já tem o skate e o surf na veia.

Leia mais...

'Sonhos e estranhezas' um livro que vem trazendo em cada verso uma lição de vida

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Carlos Jorge Gomes Azevedo, médico reformado, nasceu em 30 de abril de 1949, em Góis, distrito de Coimbra, Portugal.

Pela Editora Chiado, Azevedo publicouos livros de poesia: “Alma a nu”; “Perdido em meandros”; “Máscaras”; “Fantasmas e fantasias” e “Sonhos e estranhezas”.

Leia mais...

Londres, palco de tantos enredos, apresenta 'Rapto em Londres'

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Francisco Estêvão de Sousa, natural de Lisboa, fez o curso geral de Comércio em Tomar. Aos quinze anos foi para Angola, onde fez um curso de Geotecnia no LEA. Permaneceu naquele território, como técnico de estradas da JAEA, até aos trinta e seis anos, altura em que veio para Portugal, radicando-se em Coimbra.

Leia mais...

Homens do mar são homenageados em O ARRAIS

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

O mar é uma outra coisa, não se vive nele com pressa nem se sobrevive a ele com medo. E ninguém sabe isso melhor que os homens do mar, que navegam por águas tantas vezes revoltas sem saber se de lá saem incólumes ou se esses mesmos mares serão, afinal, a sua derradeira morada.

Leia mais...

Adelina Velho apresenta sete contos, sete relatos, sete epílogos, um livro
Por Shirley M. Cavalcante (SMC)
Maria Adelina Nunes da Fonseca Velho da Palma nasceu em 1954, em Lisboa, e é do signo de Aquário. É licenciada em Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1976), onde foi assistente de Análise Matemática (1976/1978), após o que iniciou e seguiu uma carreira dedicada à Informática (1978/2008).

Leia mais...

Autor Manuel Amaro Mendonça comenta sobre 'Daqueles Além Marão'

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Manuel Amaro Mendonça é licenciado em Engenharia de Sistemas Multimédia pelo ISLA de Gaia. Nasceu em Janeiro de 1965, na cidade de São Mamede de Infesta, no concelho de Matosinhos, a Terra de Horizonte e Mar.

Ganhou prémios em dois concursos de escrita e os seus textos foram selecionados para mais de uma dezena de coletâneas de contos, de diversas editoras.

Leia mais...

Entrevista com o poeta português Miguel Pinheiro

Shirley M. Cavalcante (SMC)

Miguel Pinheiro nasceu em Lisboa em 1977 e vive em Torres Novas desde 2010. Estudou Engenharia das Telecomunicações, mas acabou por se licenciar em Informática e Gestão de Empresas. Sempre teve uma forte ligação com as artes, seja como artista, seja como apreciador. A música é uma enorme paixão.

Leia mais...

'Mestres da Língua Portuguesa' são apresentados pelo autor Jorge Chichorro Rodrigues

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Jorge Chichorro Rodrigues nasceu em Lisboa, em 19 de março de 1958. Depois de terminar a licenciatura como Tradutor-Intérprete, no ISLA (Instituto Superior de Línguas e Administração), fez o serviço militar e começou a dar aulas de Português, em Portugal. Passou depois pela Guiné-Bissau, também como professor de Português, e esteve no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu) onde foi professor e guia turístico.

Leia mais...

Baseado em fatos reais apresentamos 'História em Pedacinhos' da autora portuguesa Maria Cecília

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Maria Cecília nasceu no Jardim do Mar, Madeira, em 14 de junho de 1949. Aos seis anos viajou para a Venezuela em companhia da mãe para reencontrar o seu pai. Em 1973, regressou à Madeira para um período de férias que se prolongou por 8 anos e acabou por ficar em Portugal continental até hoje. Casou e teve dois filhos, uma menina e um rapaz.

Leia mais...

Escritor Antonio Manuel Palhinha é destaque no Portal Literário

António Manuel Palhinha, nascido a 13 de Maio de 1967, dia de N. Senhora de Fátima. Formação Académica em Gestão de Emergência e Serviços Continuados, Emergência de Catástrofe e Emergência Pré-hospitalar. Certificado pelo Conselho Cientifico Pedagógico para a formação contínua de professores, do pré-escolar até ao 3º Ciclo, em várias áreas e domínios da saúde e prevenção.

Leia mais...

Em Portugal cidade de Évora é destaque em Sonhar com Força do autor José Manuel Ferreira Roque

José Manuel Ferreira Roque nasceu em 1954, é natural da cidade de Évora – Portugal, onde reside. Possui Mestrado em Sociologia na variante Poder e Sistemas Políticos.

Leia mais...

Autora portuguesa Luisa Ramos se destaca Na Valsa da Vida

Nasci no sul do país. Desde cedo percebi que vivia para denunciar os males do mundo, logo depois de ter feito a Faculdade de Letras (Línguas e Literaturas Modernas) comecei a escrever e até hoje não consegui parar de dizer o que vejo e sinto.

Leia mais...

Textos de Fernando Pessoa são desconstruídos e reconstruídos em o Quinto Império do autor Manuel Magno

Manuel MAGNO Cachucho Jardim nasceu em 2 de setembro de 1986 na bela cidade do Funchal. Uma das coisas que mais o atraíram desde cedo foram os mistérios do universo, a escrita como linguagem e forma de comunicação entre as pessoas.

Leia mais...

Trinta Anos de Silencio com a autora Maria Beatriz Ferreira

Maria dos Santos é o pseudônimo utilizado para todo o trabalho de coletâneas ou outros pequenos trabalhos de prosa. Seu nome de guerra, em trabalhos solo, é seu nome verdadeiro: Maria Beatriz Ferreira.

Leia mais...

Com trinta e quatro obras publicadas o autor Fernando Cardoso se torna referência Internacional para adultos e crianças

Escritor e pedagogo, Fernando Cardoso nasceu no norte de Portugal, mais concretamente na cidade do Porto, mas aos quatro anos de idade foi viver para Lisboa, onde começou a trabalhar aos doze anos. Actualmente é professor universitário de Direito e de Literatura Infantil e Juvenil.

Leia mais...

Alimentando a alma através de "Reflexos" e "Essência da Alma" com a autora Paula Laranjo

Sou natural de Leça da Palmeira. 

Licenciei-me em Engenharia Agronómica, pela Universidade do Algarve. Possuo Pós – Graduação em Sistemas HACCP, pelo Instituto Egas Moniz.

 Exerço a minha atividade profissional na Direção Regional de Agricultura do Algarve - Faro. Trabalho na Direção de Serviços de Controlo.

Leia mais...

Autora portuguesa Isilda Nunes fala sobre "Sou - Psicografias de Fernando Pessoa"

Isilda Nunes, professora, nascida na Póvoa de Varzim e residente em Esposende descobriu desde cedo o gosto pela leitura (prosa), sendo este o seu hobby preferido.

No ano de 1998, exatamente a partir do dia 20 de Abril começou a escrever poesia.

Leia mais...

João Bettencourt fala sobre sua trajetória literária

João Bettencourt é o pseudónimo de Mário José Matos de Sousa. Nasceu em 20 de Março de 1970 na bela cidade de Viana do Castelo. Com cerca de um ano foi com seus pais para a ex-colônia portuguesa de Moçambique, voltando a Portugal cerca de cinco anos mais tarde, logo, após o 25 de Abril de 1974.

Leia mais...

Autora Joana Reis fala sobre o seu livro "Jet-Set"

Joana Reis é natural do Algarve, desde muito cedo desenvolveu uma enorme paixão pela leitura.

Incentivada pela professora da escola primária, que percebeu a facilidade com que escrevia pequenos guiões, aceitou o desafio que esta lhe fez e, nas festas de fim de cada ano, escrevia e dirigia pequenas peças de teatro que eram aplaudidas com entusiasmo pela plateia.

Leia mais...

"Lágrimas no Rio" com o autor Manuel Amaro Mendonça

Manuel Amaro Mendonça nasceu em Portugal, em São Mamede de Infesta, e é licenciado em Engenharia de Sistemas Multimédia pelo ISLA de Gaia. Até à data tem dois livros editados: «Terras de Xisto e Outras Histórias» e «Lágrimas no Rio», publicados pela CreateSpace e distribuídos pela Amazon.

Leia mais...

"Rocket - Rodando no limite" é o primeiro livro, de trilogia a ser escrita pelo autor Alex Bessa

Alex Bessa é natural de Coimbra Portugal, sendo licenciado em Sistemas Integrados de Gestão pelo Instituto Politécnico sediado na mesma cidade que o viu nascer.

Desde muito cedo aos 9 anos, demostrou interesse pela escrita criativa principalmente quando ouvia dos seus avôs e dos anciões da região fascinastes histórias e contos populares.

Leia mais...

"Ao encontro dos meus livres pensamentos" com o autor português José Carlos Rodrigues

O escritor José Carlos Rodrigues nasceu em Vila do Conde, a 25 de julho de 1986. Tem uma escrita intimista, vibrante e um tanto hermética. É necessário ir decifrando códigos, enigmas, paradoxos, para nos conseguirmos aproximar da essência do texto e do que pretende transmitir com ele.

Leia mais...

De Lisboa para o mundo o emblemático "Café Gelo" com o autor Victor Sousa Lopes

Victor Sousa Lopes, nascido em Lisboa, em 1949, cursou o ensino industrial. Embora se tenha aplicado ao exercício das ciências tecnológicas, o estudo e divulgação de temas de história da arte e de azulejaria é o seu grande objectivo.

Leia mais...

Literário português Arnaldo Teixeira Santos é destaque na lusofonia

Arnaldo Teixeira Santos, nome literário de Arnaldo António Teixeira de Oliveira Santos, nasceu a 26 de Fevereiro de 1947, em Santo Tirso (Portugal), onde reside. Como seus gostos principais: leitura, escrita (especialmente poesia), colaborador em dois jornais regionais do seu concelho de Santo Tirso, tendo já colaborado com outros do referido concelho.

Leia mais...

Com livros de ficção baseados em fatos reais autor português se destaca na lusofonia

Francisco Estêvão de Sousa nasceu em Lisboa a 17/07/1937. Ainda muito novo, foi viver para uma aldeia junto de Ferreira do Zêzere. Filho de pessoas humildes, estudou em Tomar, na escola comercial e industrial Jácome Ratton e no colégio Nuno Álvares, até que, aos 15 anos, foi com os pais para Angola.

Leia mais...

linkedin

Em destaque

logo com o ISSN

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya