Entrevista com o contista Florentino Fagundes

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Florentino Fagundes, brasileiro nasceu em 7 de fevereiro de 1961. Desde criança inventava histórias, que se perdiam pela falta de registro. Escreveu alguns contos e uma peça de teatro na década de 1980, os quais lhe renderam dois prêmios literários. Ainda nos anos 80 chegou a escrever um romance, que depois destruiu porque considerou ruim.

 

É graduado em Matemática, com especialização em Engenharia da Qualidade, tem mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica. É professor da PUCPR desde 1995.

Em 2015 publicou o livro de contos “A Primeira Pedra”. Em 2017 publicou o livro de contos “Segredos de Nair”, em 2019 publicou o livro de contos “Profunda Identidade”

“Escrevo em casa, mas carrego sempre papel e caneta para a eventualidade de pipocar uma ideia quando não estou na frente do computador. Acredite, renovo com frequência a folha que levo no bolso.”

 

Boa leitura!

 

Escritor Florentino Fagundes, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que o motivou a gostar de contos?

Florentino Fagundes - Lendo Machado de Assis e Mario de Andrade.

 

O que mais o atrai nos contos?

Florentino Fagundes - A maneira como a história é contada. O enredo em si num bom conto é algo secundário, quase um pretexto para a evolução da narrativa deliciosa de se ler.

 

Em que momento se sentiu preparado para publicar o seu primeiro livro “A Primeira Pedra”.

Florentino Fagundes - Eu tinha um compromisso firmado comigo mesmo de que só me dedicaria a escrever, algo que sempre gostei de fazer, quando tivesse concluído o doutorado e meus filhos tivessem crescidos. Foi a partir de então que nasceu A Primeira Pedra.

 

Apresente-nos os livros publicados

A primeira Pedra – é um livro de histórias densas, algumas de arrepiar, com finais assustadoramente surpreendentes. Algumas leitoras reclamaram que os contos eram muito fortes, então agora prefiro avisar, quem for muito sensível, fique longe deste livro.

 

Segredos de Nair – nasceu meio por acaso. Eu havia criado uma página pública no Facebook com intuito único de divulgar o livro A Primeira Pedra e então decidi sem nenhum planejamento, publicar alguns textos para atrair compradores para o livro recém lançado. O retorno imediato e espontâneo das pessoas elogiando as histórias postadas, me encorajaram a continuar escrevendo textos mais suaves do dia a dia. Depois juntei alguns destes trabalhos, acrescentei outros inéditos e publiquei em forma de livro. O final também é surpreendente, mas não assusta.

 

Profunda Identidade – segue na mesma linha de Segredos de Nair em termos da natureza dos textos. Inclusive, para conquistar um público maior, neste meio tempo, decidi criar um Bloque para atender os leitores que não acessavam redes sociais. Novamente, juntei alguns textos já publicados com outros inéditos. Ou seja, nem tudo está disponível de graça na internet. Para ler a melhor parte, tem que ter o livro. Importante dizer, somente neste terceiro livro tive a preocupação de dar uma unicidade aos textos, e daí surge um efeito altamente surpreendente no final, concatenando toda a obra.

 

O que mais o inspira no momento da escrita?

Florentino Fagundes - Não tenho um padrão que me inspire nem poder sobre a própria inspiração que vem de uma hora para outra. As vezes ela chega do nada, outras vezes surge ao relembrar uma frase ouvida ou algo que presenciei no dia anterior ou quando eu era criança. De verdade, não sei qual será minha próxima história nem quando isto vai acontecer.

 

Onde gostas de escrever?

Florentino Fagundes - Escrevo em casa, mas carrego sempre papel e caneta para a eventualidade de pipocar uma ideia quando não estou na frente do computador. Acredite, renovo com frequência a folha que levo no bolso.

 

Onde podemos comprar os seus livros?

Florentino Fagundes - A forma mais fácil é diretamente pelo endereço de cada livro

https://clubedeautores.com.br/livro/a-primeira-pedra

https://clubedeautores.com.br/livro/segredos-de-nair

https://clubedeautores.com.br/livro/profunda-identidade

 

Pensas em publicar novos livros? Comente sobre os seus próximos projetos literários.

Florentino Fagundes - Sim, na verdade já estou trabalhando num novo livro, bolando uma abordagem nova para associar as histórias, mas é cedo ainda para adiantar qualquer detalhe. Outro projeto que vem se arrastando, é a tradução do Livro A Primeira Pedra para o inglês.

 

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o escritor Florentino Fagundes. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Florentino Fagundes - Comprem e leiam meus livros. Vocês vão gostar com certeza. Em termos de frete, a facilidade maior é para quem vive no Brasil, nos Estados Unidos ou na Europa, mas a editora entrega tudo na sua casa, onde quer que você more.

Visite meu blogue https://florentinofagundes.com.br/

 

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura

https://www.facebook.com/DivulgaEscritor

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

linkedin

Em destaque

logo com o ISSN

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya