Nato Matos apresenta 'Lírio, é o meu nome'

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Biografia: Raymundo Nonato da Paixão de Matos, pseudônimo Nato Matos, nasceu em Salvador– Bahia – Brasil no dia 10 de agosto de 1961. É Graduado em Educação Artística / UCSAL, Teatro / UFBA e tem especialização em Metodologia do Ensino da Arte / IBPEX. É professor, ator, artista plástico, escritor.

Publicações: Lírio, é o meu nome;Adeus Adolescência; A Flor Silenciosa; O Mistério das Flores Amarelas; A Transformação da Bruxa. Também tem textos publicados em Antologia Literárias.

“A leitura nos estimula a refletir sobre o mundo onde estamos vivendo. Somos múltiplos, respiramos o mesmo ar. Necessitamos da união, compreensão, respeito, e do amor das pessoas que vivem aqui no planeta Terra. O texto aborda essa necessidade de união”.

 

Boa leitura!

 

Escritor Nato Matos, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que o motivou a ter gosto pela arte de escrever?

Nato Matos - Quando aprendi a ler, entrei em contato com as revistas em quadrinhos através de minha irmã mais velha em idade, futuramente aos dez anos de idade ganhei um livro de presente de minha madrinha de batismo, intitulado: O Príncipe Invencível da autora Virginia Lefevre. Meu irmão mais velho, Loy Matos, é artista plástico, olhando-o desenhar, iniciei nas artes plásticas. Com o envolvimento com os desenhos e a leitura das revistas em quadrinhos me veio a ideia de criar personagens e histórias, em seguida vieram os poemas.

 

O que o inspirou a escrever o seu livro novela adulto “Lírio, é o meu nome”?

Nato Matos - As badalações noturnas que eu vivi nas décadas de oitenta e final dos anos noventa. Os bares frequentados, o entra e sai das pessoas, as bebedeiras, a movimentação dos garotos e garotas de programas que algumas vezes sentavam na minha mesa, apenas para beber, e conversar sobre o universo noturno dos grandes centros urbanos. Havia diversidade naqueles momentos, onde, pessoas se escondiam debaixo do manto noturno. Eu sempre observava tudo, enquanto sorvia um copo de bebida alcoólica.

 

Como foi a escolha do título?

Nato Matos - Flores, lembrei das flores. Escolhi Lírio, por achá-los lindos.

 

Apresente-nos a obra

Nato Matos - O livro nos conta a história de um rapaz que, diante do falecimento da mãe, perde as rédeas da situação em que se encontra. Constantemente atordoado por ter sido abandonado por seu pai logo após o nascimento, o personagem central ingressa no mundo da prostituição com o propósito de sobrevivência, porém, cai no abismo da desilusão ao perceber que a sociedade da época o rejeita, cujos ditos valores morais são ressaltados com vigor, e que a vida de um “garoto de programa” requer excessiva astúcia, algo que ele obtém por meio dos companheiros de profissão.

 

Quais os principais objetivos a serem alcançados por meio da leitura desta obra literária?

Nato Matos - Conhecimento, percepção, admitir que vivemos realmente em sociedade. A leitura nos estimula a refletir sobre o mundo onde estamos vivendo. Somos múltiplos, respiramos o mesmo ar. Necessitamos da união, compreensão, respeito, e do amor das pessoas que vivem aqui no planeta Terra. O texto aborda essa necessidade de união.

 

O que mais chamou a sua atenção enquanto escrevia o enredo que compõe a trama?

Nato Matos - Infelizmente a violência que persiste em conviver conosco lado a lado, às vezes, apresentada nos preconceitos, ou nas ações humanas cotidianas.

 

Além de “Lírio é o meu nome”, você tem outra novela adulta que é “A flor silenciosa”. Apresente-nos esta outra obra literária.

Nato Matos - A Flor Silenciosa narra a história de Zarina. Moradora e funcionária que atuava na administração de um bordel, aos sessenta anos de idade, decidiu ir em busca do irmão que desapareceu na década de sessenta vítima do Regime Militar. Nessa busca, ela conhece a misteriosa Hera e o introspectivo Araguaci, juntos, conhecerão a história de uma flor que amedronta uma pacata cidade, e que pode ser a resposta desse desaparecimento.

      

Você tem outros livros. Apresente-nos, os livros publicados.

Nato Matos - Livros publicados: Adeus adolescência, novela infantojuvenil; O Mistério das flores amarelas, novela infantojuvenil; A Flor Silenciosa, novela adulto; e A Transformação da Bruxa, livro texto para teatro infantil. Além de ter participado de Antologias Literárias com textos em verso e em prosa.

 

Onde podemos comprar os seus livros?

Nato Matos - https://editoracrv.com.br,

 https://www.saraiva.com.br

https://www.amazon.com.br

 

Além de escritor, você é ator. Comente um pouco sobre esta experiência em ser ator/escritor.

Nato Matos - As coisas estão interligadas. O primeiro livro que publiquei foi um texto dramático infantil, A Transformação da Bruxa, portanto, percebe-se já, a minha relação com o Teatro, ou seja, ator / escritor. Minha história tem sempre um caminho performático, ou teatral, seja na narração, ou na construção dos personagens. No primeiro contato que tive com o teatro, através do primeiro curso, me veio logo o desejo de escrever, não só textos dramáticos. As novelas foram surgindo à medida que eu, na função de ator, avançava na construção dos meus personagens. Atuei mais vezes no Teatro de Rua, algo que sempre apreciei.

 

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o escritor Nato Matos. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Nato Matos - Leiam, leiam e leiam! Através da leitura adquire-se conhecimento, discernimento para obter uma comunicação clara e dinâmica. Leiam tudo! Assim surgirão opções para escolher sobre o tipo de leitura que vai ser adotada para desfrutar e acompanhar a vida aqui na Terra. A diversidade vai abrir caminhos, possibilitando um melhor convívio em sociedade. Leiam! Sempre.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura

https://www.facebook.com/DivulgaEscritor

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

linkedin

Em destaque

logo com o ISSN

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya