Entrevista com JackMichel a escritora 2 em 1

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

JackMichel é o primeiro grupo literário da literatura mundial, composto por duas escritoras: Jaqueline e Micheline Ramos. São irmãs e nasceram em Belém – PA (Brasil). O tema de sua obra é variado visto que têm livros escritos nos gêneros ficção, poesia, romance, fábula e conto de fadas. Publicações:

Arco-Jesus-Íris (Chiado Editora, 2015), LSD Lua, 1 Anjo MacDermot, Sorvete de Pizza Mentolado x Torpedo Tomate, Ovo (Drago Editorial, 2016), Papatiparapapá (Editora Illuminare, 2017), Sixties, Tim O Menino do Mundo de Lata (Helvetia Edições, 2017), Anotações Da Lagarta Papinha, O Príncipe Milho (Editora Leia Livros, 2018) e Lobistratusdilapirulobis (Editora Illuminare, 2019). É associada em ACIMA (Associazione Culturale Internazionale Mandala), LITERARTE (Associação Internacional de Escritores e Artistas), AMCL (Academia Mundial de Cultura e Literatura), UBE (União Brasileira de Escritores) e Movimiento Poetas del Mundo. Seus contos e poemas constam em antologias internacionais bilíngues. Também foi destaque em diversos jornais e revistas on-line de literatura, artes e cultura. Participou de salões literários na Europa e no Brasil. Conquistou o Prêmio Talentos Helvéticos-Brasileiros IV, o 3º lugar no Concurso Cultive de Literatura “Prix ALALS de Littérature” e no I concurso literário da Casa Brasil Liechtenstein e o 1° lugar no II Festival de Poesia de Lisboa. Seu slogan é “A Escritora 2 Em 1.

Boa leitura!

 

Escritora JackMichel é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor – especial Mulherio das Letras. Conte-nos, como surgiu “JackMichel – a escritora 2 em 1”?

JackMichel - O primeiro grupo da literatura mundial surgiu por acaso, da necessidade de juntar textos. Quando eu, Michel, comecei rascunhar meus primeiros manuscritos, Jack minha irmã e parceira literária, já pegava na pena. Anos depois, haja vista termos acumulado muito material escrito, decidimos unir os calhamaços. Daí tivemos o timing certo para mover esse meio estático da literatura convencional, composto por autores individuais: dar vida a uma terceira pessoa, JackMichel, cujo slogan é “A Escritora 2 em 1”.

 

Quais os principais desafios em escrever em parceria?

JackMichel - Coadunar o know-how técnico e criativo de ambas; bem como o critério utilizado para a elaboração da escrita unindo as cotas de texto a posteriori.

 

Como vocês vem superando estes desafios?

JackMichel - Sendo JackMichel sic et simpliciter. Com razão, Fernando Pessoa disse “Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo.”

           

JackMichel, vocês hoje possuem vários livros publicados. Conte-nos, qual o livro que demorou mais tempo para ser escrito e publicado? Apresente-nos a obra.

JackMichel - Lobistratusdilapirulobis demorou 2 anos para ser concluído porque tivemos de recompor os 18 contos que haviam sido destruídos. Sinopse: Diferente das obras que a precederam, Lobistratusdilapirulobis mostra-se completamente contrária aos conceitos formais e rígidos da literatura clássica e aos conceitos do gênero narrativo. Para o orbe das belas-letras é possível um ror de textos atingir um alto nível de excelência apenas com o estímulo do estro poético, sendo necessário analisar os aspectos comportamentais e interdisciplinares envolvidos. Como dito alhures, a escrita nada mais é do que a forma que um autor interage com o ambiente do qual faz parte e é justamente disso que a arte ficcional trata. Portanto podemos considerar que os 18 contos que compõem este livro nos trouxe uma nova concepção e um novo enfoque acerca das teorias interpretativas, ampliando ainda mais os espaços da mente de pessoas.

 

Qual o livro que demorou menos tempo para ser escrito e publicado? O que as motivou a escrever de forma mais intensa que os demais livros escritos? Apresente-nos a obra.

JackMichel - Arco-Jesus-Íris foi escrito em apenas um mês, e, não houve previsão para isso. Sinopse: Na colorida época do Flower Power Satanás decide visitar o arco-íris psicodélico de Jesus Cristo e, lá chegando, o louro e jovem Jesus hippie, vestindo calça boca-de-sino e jaqueta jeans, conta a ele como faz para fazer o bem vencer o mal e o leva a conhecer os 7 círculos de seu arco-íris, que são 7 círculos de cores diferentes: no Círculo Violeta ele encontra Sharon Tate e Charles Manson, bem como as demais pessoas envolvidas no caso Tate... no Círculo Anil ele encontra Mao Tsé-Tung e os chineses massacrados durante a Revolução Cultural... no Círculo Azul ele encontra Heinrich Himmler e os prisioneiros mortos nos campos de concentração nazistas... no Círculo Verde ele encontra a Talidomida e algumas crianças deformadas pela pílula... no Círculo Amarelo ele encontra Jim Morrison e as entidades indígenas que o levaram a morte... no Círculo Alaranjado ele encontra Oscar Wilde e os responsáveis por sua tragédia particular... no Círculo Vermelho ele encontra Thomas Blanton e as vítimas do atentado de uma igreja batista em 15 de setembro de1963. Após constatar que o mal realmente não existe naquele paraíso, Satã vai e conta ao mundo que é tempo de Paz e Amor.

 

O que mais a atrai na arte de escrever a duas mãos?

JackMichel - Ver que, ao término do trabalho, não se detecta quais enxertos foram feitos por mim ou por Jack tão coesos são o rigor da forma e a estética literária. Uma mescla perfeita, tal qual o queijo com a goiabada. 

 

Vocês pensam em escrever livros solo?

JackMichel - Absolutamente. Essa é uma hipótese descartada.

 

Apresente-nos os títulos e livros publicados com seus respectivos segmentos.

JackMichel - Arco-Jesus-Íris: Na colorida época do Flower Power Satanás decide visitar o arco-íris psicodélico de Jesus Cristo e, lá chegando, descobre algo que jamais poderia supor em sua vida: o Bem venceu o Mal. Uma lição de amor.

LSD Lua: Após tomar LSD J. Jack Jack virou, do dia para a noite, o Astronauta dos Desregramentos e foi parar na lua de sua cabeça. Neste ambiente lisérgico ele viu coisas que nunca pensara ver. E esta “viagem” durou apenas um dia, o dia 20 de julho de 1969, o dia em que o homem pisou na lua.

1 Anjo MacDermot: Um cara é atropelado por um caminhão. E após ficar dias á beira de uma estrada, enfim, é socorrido por 1 Anjo MacDermot, que o leva para o Mundo do Incenso Colorido. Neste paraíso artificial, ele passa a viver e a ser feliz... mas, perde tudo, quando descobre a verdadeira identidade desse anjo.

Sorvete de Pizza Mentolado x Torpedo Tomate: No um do um de nenhum existe o alto País do Isopor que sempre vai rumo ao nada, que é tudo. Neste lugar mágico, um imenso sorvete e um descomunal torpedo encontram Clarenvaldo, o feliz feiticeiro feito de fitas de papel, que os convida a fazer Viagens do Por Aí. Então, os dois vão ensinando coisas sobre a Guerra do Vietnã a Clarenvaldo que passa a procurar uma fórmula anti-guerra que torne o mundo feliz.

Ovo: Londres da década de 60. Na Pensão Blue Direction reside Bunny Babb, um estudante da Universidade de Cambridge. Ele adorava ovos. Mas ele não os adorava simplesmente por possuírem a forma elíptica e, sim, porque um dia deixara cair e quebrar um ovo na cozinha da casa de seus pais e não esquecera mais aquele fato. Para resolver seu trauma de infância ele tem uma sessão de psicanálise com o Dr. Freud e, enfim, passa a ter uma vida normal.

Papatiparapapá: A presente obra tem por objetivo elaborar uma miscelânea de escritos artísticos fundamentais, mais além daqueles expressamente enumerados no catálogo formal de uma literatura. O livro é composto por sessenta poesias infantis, contendo ainda as obrigatórias dedicatória e citação.

Sixties: Nos anos 60’s se desenvolveu uma noção de movimento social avançada pelas teorias da mobilização de recursos, do processo político e de novos movimentos sociais focados nas transformações da consciência, dos valores e do comportamento. Sixties traz 80 poemas cujos tem por meta retratar os bastidores desses anos deitando-os num divã de terapia para tratar suas anomalias patogênicas e íntimas, pois para compreender a psicologia de algo não basta ouvir suas palavras, é preciso entender seu pensamento.

Tim, O Menino do Mundo de Lata: Domingo sempre foi um dia especial para Tim, pois ele corria até o quintal de sua casa e lá despejava o seu imenso saco cheio dos mais diversos tipos de latas. Toda vez que brincava com suas muitas latas enfileiradas, ele pensava em ir a um tal Mundo de Lata, lugar criado por ele mesmo, onde tudo e todos tinham o corpo, a cabeça, o coração de lata, e eram muito felizes. E assim, certo domingo, algo magnífico aconteceu!

Anotações Da Lagarta Papinha: Papinha é uma lagarta dissímil das demais haja vista anotar seu dia a dia num diário, cujo é este livro. Ela embasou seu dileto caderno de anotações nos sete dias da semana e nos horários da manhã, tarde e noite. Da Segunda-Feira até o Domingo, vai preenchendo as páginas com todas as minudências de seu cotidiano de inseto da ordem Lepidoptera.

O Príncipe Milho: No próspero e feliz principado de Milharal tudo é harmonioso. A imensa população de milhos vive despreocupadamente pois teve a boa sorte de possuir um governante magnânimo, o príncipe Milho Emiliano. O soberano mora no rico Palácio de Fubá e possui dois fiéis conselheiros: Milano e Mileto. São eles que decidem sobre o rumo da vida palaciana e, também, sobre o destino de seu príncipe. E foi pensando na felicidade do príncipe que eles decidiram que Milho precisa se casar o mais depressa possível.

Lobistratusdilapirulobis: Diferente das obras que a precederam, Lobistratusdilapirulobis mostra-se completamente contrária aos conceitos formais e rígidos da literatura clássica e aos conceitos do gênero narrativo. Para o orbe das belas-letras é possível um ror de textos atingir um alto nível de excelência apenas com o estímulo do estro poético, sendo necessário analisar os aspectos comportamentais e interdisciplinares envolvidos. Portanto podemos considerar que os 18 contos que compõem este livro nos trouxe uma nova concepção e um novo enfoque acerca das teorias interpretativas, ampliando ainda mais os espaços da mente de pessoas.

 foto capas livros JackMIchel

Onde podemos comprar os seus livros?

https://www.livrariadragoeditorial.com/

http://helvetiaeditions.com/product-category/loja/

https://www.leia-livros.com/loja-livros

 

De que forma a família influencia na carreira JackMichel?

JackMichel - De modo geral.

 

JackMichel é membro da AMCL (Academia Mundial de Cultura e Literatura) e ocupa a cadeira 31, tendo como patrono o cantor Mario Reis. Porque esta escolha?

JackMichel - Chegaram a dizer que "o Mario Reis não se mistura". Isso é bem verdade! Com interpretações inovadoras e refinadas ele levou elegância ao batuque e fez história na música brasileira. Em outras palavras, Mario mudou a forma de cantar no Brasil e não há dúvidas de que ele é o maior cantor que já passou por este país. 

 

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora JackMichel. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor – especial Mulherio das Letras. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

JackMichel - Não é de minha autoria, mas vou deixar aqui: "Ler é beber e comer. O espírito que não lê emagrece como o corpo que não come." (Victor Hugo)

Visite nosso site:

Website Oficial da JackMichel A Escritora 2 Em 1 

https://www.websiteoficialjackmichelaescritora2em1.com/

 

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura

https://www.facebook.com/DivulgaEscritor

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

linkedin

Em destaque

logo com o ISSN

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya