Amazonense Irlen Benchimol apresenta 'O Reino dos Encantados - a mistura que deu certo'

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

lrlen Leal Benchimol nasceu em Manaus (AM), servidora pública do Tribunal de Justiça do Amazonas, Formada em Direito, Pós-Graduada em Direito Processual Penal, com Curso de Aperfeiçoamento pela Escola da Magistratura do amazonas, membro da ABEPPA (Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos), da ASSEAM (Associação de Escritores do Amazonas) e AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil).

É criadora da coleção Os Piratinhas do Bem, que já conta com três volumes: Os Piratinhas do Bem Navegando pela Amazônia; Os Piratinhas do Nem no Mundo da Imaginação; e Os Piratinhas do Bem no Mundo das Diferenças.

Tem como principal inspiração seu filho Ilan.

Lançou em outubro de 2017, sua segunda coleção: Por Trás do Pôr do Sol - Os Anjos e Seus Amores. Suas obras são direcionadas ao público, infantil e infanto-juvenil e a todos que queiram compartilhar da experiência de ser um piratinha do bem.

Poetisa, Compositora, amante das artes, da natureza. Seu lema: sem amor nada tem valor. Seus livros tratam sobre preservação da natureza, inclusão, solidariedade, respeito, amizade, lealdade, com lições de amor para vida toda.

Em 2019 apostou em uma nova coletânea: O Reino dos Encantados - Uma Mistura que Deu Certo, onde dá ênfase à preservação da natureza, limpeza dos rios, inclusão, um misto de amor e aventura.

Boa leitura!

 

Escritora Irlen Benchimol, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos o que mais a atrai na literatura infantil?

Irlen Benchimol - Como escritora e mãe incentivar a formação do hábito da leitura nas crianças, levando-as a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos. Abrir uma porta, um olhar ou uma janela para o mundo das páginas de um livro, para o conhecimento e entendimento do mundo que nos cerca.

 

Como surgiu inspiração para “O Reino dos Encantados – a Mistura que Deu Certo”?

Irlen Benchimol - Tudo é o resultado das emoções construídas no meu mundo particular e vivências. Minha inspiração simplesmente vem. Ela poderia se chamar: manhã, tarde e noite… risos… talvez tenha vindo desde pequena quando ouvia as histórias dos botos e de outras lendas que meus pais e avós contavam. Lembro que a do boto era a mais especial. Pedia toda noite para o meu pai contar várias vezes até eu dormir. Talvez, também, tenha vindo dos passeios amazônicos  que faço.

 

Apresente-nos a obra (sinopse)

Irlen Benchimol - O livro explora um misto de amor e aventura entre um príncipe tucuxi chamado Yank e uma "bota" cor de rosa chamada Luara, vindos de reinos diferentes do subterrâneo do encontro das águas. Começa uma batalha contra as diferenças entre o reino dos Salvadores (dos botos cor de rosa) e o reino dos Tucuxis.

 

Quais os principais personagens da obra?

Irlen Benchimol - Uma aventura que conta com muitos personagens incríveis: o príncipe Yank, a princesa Luara, o peixe- bibliotecário Dom Bodó, a Sucuri Juliet, o Rei Rudá, a botinha Ayu, entre outros.

 

O que mais a atrai em “O Reino dos encantados”?

Irlen Benchimol - Trata-se de uma obra que inspira as crianças a terem esperança sempre. Esperança num mundo melhor é nosso papel para tornar isso possível. No livro, por exemplo, todos estão à espera da concretização de uma profecia que diz que surgirá um novo reino onde todo mundo podia ser o que era livre de preconceitos! Um mundo onde todas as diferenças são aceitas e respeitadas: O Reino dos Encantados!

 

Quais os principais desafios para escrita do enredo que compõe a trama?

Irlen Benchimol - Quando a inspiração vem, preciso acalmar a mente e  organizar as ideias. Quero que não só as crianças como pré-adolescentes e mesmo adolescentes despertem para o mundo da leitura, dando margem à imaginação de uma forma significativa para que se desenvolvam como pessoas de bem em nossa sociedade, respeitando a todos, a natureza, as diferenças, exercendo uma influência positiva na sua capacidade de expressar emoções e ideias, além de criar personagens com bom humor, que estimulam a solidariedade, lealdade, esperança, ensinando as crianças a acreditarem na vida e buscarem seus sonhos.

 

Quais os principais objetivos a serem alcançados por meio da leitura desta obra literária?

Irlen Benchimol - Exercer uma influência positiva e incrementar a capacidade de cada um de expressar emoções, sempre respeitando a todos, a natureza e as diferenças.

 

Onde podemos comprar o seu livro?

Nos seguintes sites:

Amazon
Livraria Asabeça
Martins Fontes

 

O que a escrita representa para você?

Irlen Benchimol - Uma música que precisa ser cantada, uma rosa que precisa ser entregue, uma carta que precisa ser lida, o bem que precisa vencer o mal. No fim para mim tudo é poesia, alegria, encontros e desencontros.  A escrita é um vício bom de se viver e me cai bem. A mensagem que precisa ser entregue.

 

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora Irlen Benchimol. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Irlen Benchimol - Leiam todos os livros que puderem e os que não puderem ler doem para que outras pessoas possam ter a mesma oportunidade que você. O conhecimento abre às portas, precisamos de mais pessoas com às mesmas chances que você. Isso é só uma das maneiras de continuar mais uma corrente do bem no mundo. Tenha fé, esperança na vida e nas pessoas.

 

Contatos da autora:

www.ospiratinhasdobem.tk www.irlenbenchimol.tk @irlenbenchimol_escritora Instagram @ospiratinhasdobem instagram

 

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura

https://www.facebook.com/DivulgaEscritor

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

linkedin

Em destaque

logo com o ISSN

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya