Alcidéa Miguel apresenta 'Ser Mulher'

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Alcidéa Miguel tem formação superior em Música e Artes, cursando Pós-graduação em Artes, Educação e Cultura. Professora de Educação Infantil a Ensino Médio. É saxofonista, violonista, regente e cantora.

Membro da Academia de Letras da Grande São Paulo (cadeira 25 Vinicius de Moraes).

Possui 9 livros publicados nos gêneros: poesias, contos, crônicas para leitores infantis e adultos; lançará em 2019 seu primeiro romance, além de ser colunista em veículos de imprensa nacional e internacional.

“O desafio é que, através da visão adquirida na leitura do livro, os leitores possam construir fortalezas inabaláveis em seus lares. Que nada venha destruí-los, que sejam multiplicadores da mensagem desse livro, geradores de filhos saudáveis e abençoados.”

Boa leitura!

 

Escritora Alcidéa Miguel, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que mais a atrai na arte de escrever?

Alcidéa Miguel - O que mais me atrai é compartilhar com os meus leitores o que trago na alma, propagar experiências e ver as pessoas desfrutarem dos resultados. Quando eu comecei a escrever era apenas uma grande admiradora da boa literatura e fiel leitora. Fiz uma autobiografia: “Ainda há tempo para a esperança” e fiquei espantada ao ver minha obra ser vendida rapidamente. Em quatro meses vendi 500 livros, parti para a 2ª edição e nunca mais parei de escrever, porque a parceria leitor e escritor é prazerosa e frutífera: acredito que quanto mais plantarmos livros, contemplaremos a colheita do conhecimento e da transformação.  

 

Como surgiu inspiração para “Ser Mulher”?

Alcidéa Miguel - Sempre observei a luta das mulheres, ainda mais por ter sido criada somente pela minha mãe, Dona Margarida, uma mulher guerreira que criou seis filhos sozinha. Também sendo mulher e tendo que conciliar profissionalismo, maternidade e matrimônio, resolvi dedicar um tempo para escrever experiências e histórias de guerreiras que venceram.

 

Apresente-nos a obra?

Alcidéa Miguel - Com todo prazer vou apresentar-lhes! O livro contém um paralelo do texto escrito pelo rei Salomão em Provérbios 31: 10-31, em que ele enumera várias qualidades da mulher, comparada à mulher polivalente da atualidade que concilia: casa, trabalho, escola das crianças, atividade física, faculdade, etc. O livro também traz lições diárias para a mulher mãe, filha, nora, sogra, avó; contém teste para avaliar se a pessoa é prevenida, encorajando-a ao enfrentamento diário.  

 

O que mais a atrai em “Ser Mulher”?

Alcidéa Miguel - O que mais me atrai nesse livro são as lições e a mensagem central de encorajamento para os desafios da vida.

 

Quais os principais desafios para escrita desta obra literária?

Alcidéa Miguel - Durante a escrita desta obra estive num vasto período de viagens turísticas e a trabalho. Eu não queria perder o ritmo do livro, por isso sempre o leitor perceberá que comecei os capítulos dizendo: Olá leitores! Hoje estou na Colômbia, reservei esse tempo para escrever para vocês, e assim por diante. Algumas vezes tinha computador; outras vezes, ao digitar, lidava com dificuldades com teclados diferenciados; em outras ocasiões, escrevia no próprio bloco de notas, mas com muito carinho o leitor estava na prioridade.

Tive dificuldade também, pois membros da equipe da 1ª edição ficaram enfermos precisando, assim, transferir todo trabalho do livro para outros profissionais, mas tudo resultou num lindo produto final.

 

A quem indica leitura?

Alcidéa Miguel - O livro é indicado para todas as pessoas que desejam compreender o Universo feminino e seus desafios.

 

Quais os principais objetivos a serem alcançados por meio da leitura do livro?

Alcidéa Miguel - O desafio é que, através da visão adquirida na leitura do livro, os leitores possam construir fortalezas inabaláveis em seus lares. Que nada venha destruí-los, que sejam multiplicadores da mensagem desse livro, geradores de filhos saudáveis e abençoados.

 

Onde podemos comprar os seus livros?

Alcidéa Miguel - Livraria Scortecci, Amazon e Submarino. Seguem os links:

https://www.scortecci.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=12742&friurl=_-SER-MULHER--Alcidea-Miguel-_https://www.amazon.com.br/s?k=Ser+Mulher+Alcid%C3%A9a+Miguel&__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&ref=nb_sb_noss

 

Quais os seus principais objetivos como escritora?

Alcidéa Miguel - Como autora, escritora e acadêmica, membro da Academia de Letras, meu objetivo é preservar a língua portuguesa, criar e incentivar projetos de criação literária, escrever muitos livros para que haja a cada dia mais leitores. Atravessar fronteiras com minhas criações por diversos países, como farei no mês de Maio de 2019, a fim de lançar meu conto em Portugal na Antologia Poem’arte.        

 

Comente sobre o antes e o depois de ser uma escritora. O que vem mudando por meio da escrita?

Alcidéa Miguel - Antes de ser escritora eu era leitora. Colecionava livros, trocava livros com os amigos e amava ouvir as histórias que minha mãe e minha professora contavam. Quando me tornei escritora, continuei sendo leitora, me tornei contadora de histórias, escrever passou a ser um grande prazer, pois é uma fonte compartilhadora; minha vida mudou por meio da escrita, porque atualmente em todo tempo aspiro escrever ao leitor. Minha alma se transformou em uma fonte inesgotável de criatividade que vem de encontro à necessidade do público.

 

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora Alcidéa Miguel. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Alcidéa Miguel - Leitores: Vocês são nossa fonte inspiradora, por isso saibam que lhes escrevemos com muito apreço a fim de alcançá-los. A boa leitura edifica, modifica os seres humanos gerando um diálogo incessante. Seguiremos para sempre sendo uma parceria bela e eterna! Carinhosamente.

 

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura

https://www.facebook.com/DivulgaEscritor

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

linkedin

Em destaque

logo com o ISSN

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya