Lara Emanueli fala sobre 'Os Desafios de Amar'

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Lara Emanueli Neiva de Sousa é natural de Picos (PI) e, atualmente, reside em Teresina (PI). Formou-se em Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Como enfermeira, teve a experiência de trabalhar no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e no Hospital Psiquiátrico, ambos serviços de saúde mental existentes no Estado do Piauí.

Trabalha, atualmente, como referência técnica da Gerência de Atenção à Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI). Como escritora, inicia em 2018 sua carreira publicando na internet crônicas que desvendam os retratos da vida humana, capazes de tocar a alma das pessoas, com pseudônimo Escritora de Alma. Além de publicar seu primeiro romance intitulado “Os desafios de amar”, um enredo romântico sobre almas afins.

Essas almas se reencontram em um cenário nada romântico: o hospital psiquiátrico, importante local para o resgate de dívidas de Laura e Erick,e possibilita minimizar o sofrimento das pessoas ditas insanas.

Boa leitura!

 

Escritora Lara Emanueli Neiva de Sousa, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que a motivou a ter gosto pela arte de escrever?

Lara Emanueli - A leitura e a escrita sempre foram ferramentas que me atraíram e atraem até hoje. Durante a minha infância e adolescência, a magia dos romances, as histórias de ficção, poemas e poesias me seduziam, o que acabou despontando idéias e a vontade de escrever algumas palavras em um pedaço de papel. Essas idéias começaram a se aglutinar e, aos 15 anos, criei minha primeira história, escrita a próprio punho, que guardei em uma caixa chamada caixa dos tesouros, tornando um desejo adormecido. Em seguida, após ingressar na universidade ter um contato mais próximo com a saúde mental e vivenciar as nuâncias desse campo de atuação no cotidiano laboral como enfermeira, despertou o desejo adormecido de escrever crônicas, depois o romance e depois não consigo parar de escrever. Risos.

 

Como surgiu inspiração para escrita de seu romance “Os desafios de amar”?

Lara Emanueli - A inspiração veio de duas fontes. A primeira surgiu quando li um livro intitulado “O amor nunca diz adeus”, de Amadeu Ribeiro, e me fez refletir e encorajou-me para escrever uma história, de maneira a permitir o afloramento das ideias, as intuições brotavam como a nascente de um rio e as emoções presentes em cada linha escrita. A segunda veio do contato direto com a saúde mental, cenário em que conheci vários atores que carregavam suas experiências de amar; pude compartilhar de maneira próxima e outras à distância, seus valores, saberes; além de que vivi momentos que possibilitaram ressignificar a vida; enfim, compreender que o ato de amar tem desafios a serem superados. Assim, com estes contatos, experiências construiu-se um alicerce para o romance “Os Desafios de Amar”.

 

Apresente-nos a obra (sinopse)

Lara Emanueli - Entendo que o encontro de duas almas afins tem como foco principal a afinidade entre elas e não a aparência física. O romance “Os Desafios de Amar” retrata experiências terrenas de duas almas que foram agraciadas pelo Criador com o elo do amor. Inicialmente, a história acontece no século XIX, em Paris, com os espíritos na roupagem de Clair e Klaus. Tratando-se de almas gêmeas, o Criador possibilita outro encontro entre essas almas em uma nova roupagem, durante o século XX, em São Paulo, como Laura e Erick. Essas almas se reencontram em um cenário nada romântico: o hospital psiquiátrico, importante local para o resgate de dívidas de Laura e Erick,e possibilita minimizar o sofrimento das pessoas ditas insanas.

 

Qual a passagem, enquanto escrevia o romance, que mais a marcou. Comente.

Lara Emanueli - A passagem do romance mais marcante foi o reencontro dos protagonistas (Laura e Erick) em um avião após anos separados. Recordo que quando estava escrevendo, estava ouvindo música citada no romance “Suerte” de Jason Mraz e Ximena, cada palavra que emergia naquele momento, fez uma lágrima percorrer minha face, foi um momento emocionante. Era uma cena simples, contudo, percebi naquele instante que a essência do romance estava na simplicidade, um perfume que enobrece nossa alma. Acredito que consegui retratar isso nesta parte do romance.

 

O que mais a encanta em “Os desafios de amar”?

Lara Emanueli - O que mais me encanta nesta história é que ela envolve um dos maiores ensinamentos deixados por Cristo para o homem: AMAR. Um verbo fácil de conjugar; entretanto, vivenciá-lo exige transpor obstáculos, ou seja, ação que deve ser cultivada diariamente. Este enredo nos convida a compreender que somente o AMOR é capaz de desencadear movimentos e mudanças nas jornadas, seja no plano físico e espiritual, pois os desafios de amar fazem parte dessa caminhada.

 

Onde podemos comprar o seu livro?

Lara Emanueli - O romance pode ser adquirido no formato impresso e eletrônico. A versão impressa pode ser adquirida por meio dos sites da Editora Viseu; Lojas Americanas; Submarino; Shoptime; Amazon. Já a versão eletrônica (e-book) pode ser encontrada nos sites da Amazon; Livraria Cultura; Saraiva; Casa del Libro; Barnes & Nobel; Kobo; Wook; Apple.

 

Quais os seus principais projetos literários?

Lara Emanueli - Como costumo dizer escrever está no meu DNA. No mundo acadêmico continuo escrevendo e publicando artigos científicos, capítulos de livros, ampliando a produção técnica no campo da psiquiatria/saúde mental. Assim, no primeiro semestre de 2019 já serão publicados dois capítulos de livros sobre saúde mental no contexto hospitalar e judiciário e um livro sobre gestão da saúde mental no âmbito do Sistema Único de Saúde.  No mundo da literatura continuo publicando periodicamente crônicas,  poemas e divulgando o meu primeiro romance. No ano que vem estarei publicando outro romance, na realidade estou reescrevendo uma história de amor vivida no meu Estado, transportando-a para a literatura. Além desse projeto, caminha em paralelo um próximo volume do enredo “Os Desafios de Amar”, descrevendo a continuidade da história de Erick e Laura.

 

Conte-nos, como está sendo o antes e o depois da publicação de um livro.

Lara Emanueli - Emocionante. Depois da publicação do romance tenho vivido experiências singulares, principalmente, advindas do contato com os leitores. Compartilhar com eles sobre impressões, comentários referentes a este enredo tem despertado satisfação, alegria e com isso aumenta ainda mais a responsabilidade de continuar a escrever. A construção de uma relação de respeito, ética, empatia com os leitores tocou e continua tocando profundamente minha alma, meu coração e minha mente, tornando uma fonte motivadora excepcional.

 

O que a escrita representa para você?

Lara Emanueli - Acredito que escrever não deve ser considerado apenas uma arte, mas como um dom que advém da conexão existente entre o escritor, papel e caneta, portanto, considero uma conexão transcendental. Após a consolidação dessa conexão, o escritor vai deixando sua criatividade, sensibilidade aflorarem e fluírem como o brotar e o curso da água de um rio, potencializando assim a confiança dentro de si, e aos poucos as linhas escritas se transformam em uma história, poesia e poema. Assim, não basta apenas perceber que o individuo possui o dom da escrita, que vai sendo lapidado a cada vez que se produz um texto, mas entendo que escrever consiste na capacidade de traduzir os sentimentos, a magia de cada emoção em palavras, entre outras palavras, escrever é traduzir o que se consegue enxergar com os olhos de poetisa.

 

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora Lara Emanueli Neiva de Sousa. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Lara Emanueli - A mensagem que deixo para nossos leitores é de agradecimento. Toda vez que escrevo é para vocês meus caros leitores, afinal tenho uma consideração especial. É um enorme privilégio e saibam que me importo em saber quem são vocês. Nesses meses após a publicação das crônicas e romance pude conhecer um pouco de cada um através de suas manifestações (comentários, mensagens, curtidas e compartilhamentos) e percebi que as pessoas que estão à frente do monitor/celular/livro são seres humanos. Isso mesmo, seres humanos que deixam a magia, o poder, o mistério e o encantamento das palavras invadirem o mais íntimo do seu ser. Para finalizar externo meu sincero agradecimento a todos vocês, sejam pessoas conhecidas ou anônimas. Sinto-me bastante lisonjeada por tê-los como interlocutores reais e potenciais, pois sem vocês não haveria motivos para  dedicar a uma das paixões de minha vida, escrever. Na oportunidade agradeço a Revista Divulga Escritor pela oportunidade e parabenizo pelo excelente trabalho que executam.

 

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura

https://www.facebook.com/DivulgaEscritor

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

linkedin

Em destaque

logo com o ISSN

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya