Os desafios na área do saber é apresentado por especialista em educação especial e inclusiva

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Geana Krause, gaúcha, graduada em Pedagogia, Especialista em Educação Especial e  Inclusiva, Psicopedagoga , Pós-graduada em Educação Infantil e Anos Iniciais. Lecionou em escolas privadas e atualmente atua como professora de Educação Infantil e Classe Especial, na Rede Municipal de Porto Alegre.

Sempre motivada gosta de desbravar novos caminhos e não tem medo de enfrentar novos desafios. Escreve artigos educacionais e se aventura pelo mundo da literatura através de  crônicas, contos e poemas, para o público adulto e o infantojuvenil. Contadora de histórias, ministra oficinas literárias para incentivar a leitura e a escrita. E palestras com foco na área educacional.

 

 “Era um sonho antigo, poder dar voz aos professores e profissionais da educação, que desenvolvem estudos e pesquisas nas escolas e nos meios onde atuam e não encontram espaço para compartilhar esses saberes.”

Boa leitura!

 

Escritora Geana Krause, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que a motivou a ter gosto pela arte de escrever?

      Geana Krause - Fui criada desde pequena ouvindo histórias, nas rodas  de conversa, nos encontros de família um hábito que herdamos do interior. Sempre me interessei em ouvir e ficar imaginando aquelas coisas incríveis acontecendo. E isto sem dúvida foi o ínicio do meu interesse pelas histórias e esta tradição da oralidade. Depois com o tempo fui pegando gosto pelas histórias em  livros,  adorava ficar na biblioteca da escola. Escolhi como profissão a pedagogia, e no ambiente escolar fiquei ainda mais cercada  por histórias, acredito que chegou uma hora que todo este universo que fui adquirindo nestes anos de vida acabou transbordando. Fui neste momento que senti uma necessidade imensa de colocar no papel as minhas histórias.

 

Quais os principais objetivos a serem alcançados por meio de “Reflexões e Práticas – Os desafios na área do saber”?

Geana Krause - Era um sonho antigo, poder dar voz aos professores e profissionais da educação, que desenvolvem estudos e pesquisas nas escolas e nos meios onde atuam e não encontram espaço para compartilhar esses saberes. Sempre acreditei na importância de compartilhar ideias, estas que surgem no âmbito escolar e que o levam ao profissional a se envolver na pesquisa, lendo,  fazendo muitas vezes voltar a antigos textos e rever sua prática.  As experiências do cotidiano, o convívio com as dificuldades faz de todo o professor por si só um pesquisador, isto é um fato. O objetivo quero alcançar com o livro é além da divulgação destes estudos, e levar uma reflexão sobre o ensino através dos diversos temas abordados.

 

Quais temáticas estão sendo abordadas nesta obra literária? Apresente-nos alguns tópicos do Sumário.

Geana Krause - O livro trata de temas variados, e passeia por diferentes áreas do ensino infantil ao   fundamental, dando também espaço para a diversidade e inclusão. Alguns assuntos abordados: Práticas Pedagógicas e a Inclusão dos Alunos com TEA, os Percursos e Percalços no Uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa, Relato de Experiência Estimulação Motora Lúdica de forma inclusiva, Neuropsicopedagogia em Benefício do TDAH , Diversidade ,  Homofobia na Escola , Reflexões sobre a  Educação Infantil, Currículo  e a importância da Educação e a Cultura.

 

O que mais chamou a sua atenção na construção de “Reflexões e Práticas – Os desafios na área do saber”?

Geana Krause - O envolvimento e comprometimento  dos autores e a qualidade dos artigos. Uma preocupação de modo geral de trazer o novo, através de práticas ou métodos inovadores.  E também a reflexão sobre temas pouco abordados no ambiente escolar. 

 

Onde podemos comprar está obra literária?

Geana Krause - No site da editora Leia Livros: http://www.leia-livros.com/product-page/reflexões-e-práticas

 

Além de ser organizadora desta coletânea, você tem alguns livros solo publicados. Apresente-nos.

Geana Krause - O primeiro é “Que bicho é esse? Adivinha!” um livro muito colorido e divertido, que faz a criança interagir tentando descobrir a cada página um mistério.  “Lendas Africanas”, traz quatro releituras de contos africanos. “Amor de Mãe” é um livro de poesias ilustrado, e traz uma verdadeira declaração de amor entre mãe e os filhos. Agora em 2018, será lançado o primeiro volume da coleção Mamãe Canguru , pela editora Darda. Sendo este um livro infantil ilustrado que conta duas histórias, uma sobre a adoção e outra com um tema muito importante o abuso sexual. O livro estará disponível para compra no mês de outubro.    

 

Onde encontrar:

Lendas Africanas – https://www.amazon.com.br/Lendas-Africanas-descendência-Geana-Krause-ebook/dp/B01MTU80PP

Amor de mãe - http://www.leia-livros.com/product-page/amor-de-mãe    

Que bicho é esse – http://www.leia-livros.com/product-page/que-bicho-é-esse 

 

Comente sobre o antes e o depois de ser uma escritora. O que vem mudando por meio da escrita?

Geana Krause - Engraçado pensar sobre isto, quando você começa realmente escrever, as vezes é por diversão, uma maneira de extravasar sentimentos  e ideias.  Mas quando você decide que irá publicar tudo toma outra dimensão. saber que outras pessoas iram ler suas histórias, podendo gostar ou não. é um exposição que me lembro que antes de ser escritora eu evitava. E agora, com o tempo vejo que cada vez mais quero poder estar divulgando minhas obras, podendo compartilhar elas. A escrita abre um leque de possibilidades, além de estar constantemente procurando me aperfeiçoar na parte escrita, também ampliou muito meus conhecimentos de como funciona o meio editorial. E também deu a oportunidade de conhecer pessoas pelos quatro cantos do país. Tenho leitores além de no Brasil , também em Portugal, Espanha, Ângola e Argentina. 

  

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora Geana Krause. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Geana Krause - Todo escritor é por si só um sonhador. E todo professor ajuda a escrevermos e construir nossos sonhos. Sou um pouco de cada um deles, e graças a isto estou aos poucos realizando meus sonhos.  E busco inspiração em Rubens Alves, que acreditava que todo o conhecimento começava com o sonho. Está aventura pelo desconhecido. Sonhar é coisa que não se ensina  , e me uno a ele para convidar a todos a sonharmos juntos! 

 

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura

https://www.facebook.com/DivulgaEscritor

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Vídeo em Destaque

linkedin

Em destaque

logo com o ISSN

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya