Jornal O Dia online é destaque em livro da autora Gisele Virange

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Foto autora: Roger Machado

 “Não desista! Siga em frente”, este é o lema da escritora Gisele Virange de Aguiar, que nasceu na cidade do Rio de Janeiro, na maternidade da Praça 15. Gisele é a terceira filha entre sete irmãos. Quando criança seus pais a educava nos princípios bíblicos, princípios que regem sua vida até hoje. Na adolescência a escritora iniciava o gosto pela caligrafia, pintura, música e projetos sociais.

Em 2008, entrou na faculdade no curso de Comunicação Social (jornalismo), concluído em 2012. Em 2016, iniciou o curso de pós-graduação em Gestão Ambiental, na Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, concluindo-o em 2017. Em 2014, nasce seu primeiro livro “Orai sem cessar”, pela editora Multifoco. Em 2016, o segundo livro “Tocou-me” é lançado pela mesma editora. Atualmente, Gisele está empenhada na divulgação e comercialização de sua nova obra: “O Visual do Jornal O Dia Online: Ruído Atrativo ou Comunicação?”


“Esta pesquisa propõe fazer uma análise das estratégias utilizadas pelo Jornal o Dia online, no que diz respeito ao apelo visual e interatividade.”

 

Boa leitura!

 

Escritora Gisele Virange, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, em que momento surgiu inspiração para inicio de sua pesquisa sobre o jornal “O Dia Online”?

Gisele Virange -  A inspiração surgiu no decorrer das minhas pesquisas acadêmicas. Ao longo do curso observava o visual de jornais impresso e online os quais conduziam a noticia entrelaçada com os elementos tipográficos. Em alguns jornais a diagramação da pagina estava em concordância com os elementos tipográficos (letra, ,imagens , alinhamento e tabelas. Outros, apresentavam aspectos que supostamente poderia dificultar a compreensão da noticia quando a hierarquia de conteúdo era aplicada de forma incoerente. Partindo dessa análise decidi abordar o tema afim de expor  os aspetos negativos e positivos dos atributos vinculados à noticia . De acordo com Bringhurst (2005, p.31), a tipografia, proporciona um conjunto de característica atrativa essencial para o texto, e entre algumas se destacam o convite à leitura, a conexão do texto a outros elementos e a indução a leitura. Entretanto, com o uso inadequado pode-se observar, por exemplo, que a variedade de tipo de letras junto com diversas imagens no jornal online acabam dispersando a atenção do leitor ao invés de atraí-lo.

 

Quais os principais desafios para escrita de seu livro “O visual do jornal o Dia Online: Ruído, atrativo ou comunicação”?

Gisele Virange -  Destaco o desafio de fazer a análise no período transitório nos veículos de comunicação na  revolução tecnológica.

 

Apresente-nos a obra literária.

Gisele Virange -  O visual dos veículos de comunicação impresso ou na mídia digital pode ser um atrativo positivo, ou torna-se negativo na comunicação. Leitores de jornais impresso e da mídia online a cada evolução tecnológica se tornam mais exigentes na escolha do veículo onde vai ler a notícia. Hoje o jornalismo online proporciona aos leitores não apenas textos, mas também um conjunto de ferramentas e atrativos que proporcionam interatividade no site jornalístico. Entretanto, com tantos veículos de comunicação, os jornalistas tentam se enquadrar na área digital fazendo uso das ferramentas proporcionadas pelo avanço tecnológico, usando estratégias que valorizam a informação. Esta pesquisa propõe fazer uma análise das estratégias utilizadas pelo Jornal o Dia online, no que diz respeito ao apelo visual e interatividade.

 

Quais as principais temáticas que estão sendo abordadas?

Gisele Virange -  O avanço da internet, fase digital: um novo jornalismo? Análise do Jornal O Dia Online, recursos visuais: do impresso à mídia digital, cor: identidade visual, tipografia: período de transição, surgimento do jornal online, os desafios do jornalismo contemporâneo.

 

Ao estudar sobre o jornal “O Dia Online”, o que mais chamou a sua atenção nos resultados de sua pesquisa?

Gisele Virange - Após essa análise, conclui-se que os aspectos visuais no mundo moderno são essenciais, entretanto, a gama de variedade de elementos pode torna-se um facilitador de distração com relação ao texto verbal.   Atualmente, segundo especialistas na área de comunicação, o que tornou-se relevante à noticia é o apelo visual. Desta forma, embora a tecnologia tenha proporcionado muitas opções com relação à forma de como passar a informação, isto pode também ser um atributo negativo, pois pode depreciar ou distrair o leitor acerca do que realmente interessa. Neste trabalho são apontadas algumas características relativas ao apelo visual entre imagens e textos, ressaltando estes como elementos de sedução e indução à informação. Embora o apelo visual esteja presente no Jornal O Dia online, podemos afirmar de acordo com a bibliografia apresentada, que estes atrativos tornam-se relevantes ou não como complemento da informação, pois estes dentro do contexto ideológico de veiculo de comunicação são genitores de idéias no subconsciente e no emocional de quem os lêem.

 

A quem indica leitura de “O visual do jornal o Dia Online: Ruído, atrativo ou comunicação”?

Gisele Virange - Indico para todos que visam interagir  com a informação.

 

Onde podemos comprar o seu livro?

Gisele Virange - "O livro pode ser adquirido através do site":

www.editoramultifoco.com.br

 

Quais os principais hobbies da escritora Gisele Virange?

Gisele Virange -  ler e ouvir musica.

 

Quais os seus principais objetivos como escritora?

Gisele Virange -  Ajudar o leitor de forma simples e claro no âmbito da leitura e perenizado.

 

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora Gisele Virange. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Gisele Virange -  Leiam sempre!

 

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura

https://www.facebook.com/DivulgaEscritor

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Vídeo em Destaque

linkedin

Em destaque

logo com o ISSN

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya