Após tratamento psiquiátrico autor lança ‘Ainda assim seremos felizes’

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Gilvan de Souza, nasceu em 1965 em Eunápolis, no estado brasileiro da Bahia. Atualmente mora e trabalha como professor de língua portuguesa em duas escolas municipais na cidade São Paulo. Escreve poesias e contos desde a adolescência. Em 2002 e 2003, participou de um concurso da Revista da Folha, Edição dos Leitores, do Jornal Folha de São Paulo, tendo sido premiado e publicado como primeiro lugar e, no ano seguinte segundo lugar, com uma crônica na coluna GLS da revista.

“O livro é formado por poesias principalmente e contos, revelando minha visão sobre depressão, ansiedade, angústia, preconceito, homofobia, superação, amor e morte.”

 

Boa leitura!

Convite Bienal Gilvan

 Escritor Gilvan Souza, é um prazer contarmos com a sua participação na Revista Divulga Escritor. Conte-nos o que a escrita representa para você?

Gilvan de Souza - Representa muito! É uma forma de desabafo, de reflexão sobre a vida, suas dores e alegrias. Enfim a minha arte se esvaindo, se concretizando em palavras, sentimentos e visões. Pedindo um fim ao preconceito e aceitação da depressão, da morte e do amor como elementos.

 

Como foi o processo de construção do seu livro “Ainda Assim Seremos Felizes”?

Gilvan de Souza - Foi um processo árduo, mas feliz. Após uma internação numa clínica psiquiátrica devido a problemas no exercício da profissão após ser agredindo por um aluno e no meu posicionamento defensivo perante a vida, fui encaminhado para um tratamento psicológico. Como meu psicólogo trabalhava como método de interpretação de sonhos(Jung) e eu nunca me lembrava dos sonhos. Lembrei dos poemas e contos que escrevi durante e estes serviram de material para nossas conversas sobre minha vida. O tratamento reacendeu minha criatividade e, durante ele, voltei a escrever cada vez mais. E esse material virou o livro “Ainda Assim Seremos Felizes”.

 

Apresente-nos a obra

Gilvan de Souza - O livro é formado por poesias principalmente e contos, revelando minha visão sobre depressão, ansiedade, angústia, preconceito, homofobia, superação, amor e morte.

 

Exemplifique, apresentando alguns  tópicos publicado no sumário.

Gilvan de Souza - Procuro transformar os meus sentimentos e sofrimentos em textos poéticos, enxutos e reveladores. O livro se divide nessas etapas, as dores, a superação e o amor.

 

Quais os principais desafios para escrita desta  obra literária?

Gilvan de Souza - Os principais desafios ao escrever esse livro, para mim, foi a exposição de sentimentos negativos e sofrimentos causados por eles na minha alma. Assim como todo preconceito por ser gay. Num país, onde se mata mais pessoas da comunidade LGBT do mundo tem que ser audacioso e corajoso para assumir as dores e alegrias por ser homossexual.

Num mundo onde só se compram livros de autoajuda, como se as pessoas fossem padronizadas, iguais e as dores fossem escolhas pessoais, parece não ter espaço para a revelação de sentimentos obscuros, complexos e diversos.

 

Quais os principais objetivos a serem alcançados por meio da leitura de “ Ainda Assim Seremos Felizes “?

Gilvan de Souza - O objetivo é sempre tocar no coração alheio para que este tenha um olhar diferenciado sobre a depressão, a ansiedade, a homofobia, o amor e a morte. Só se constroem relações saudáveis através de reconhecimento que somos pessoas ímpares e temos alegrias e dores, alegrias e formas de amar e de se superar completamente individuais.

 

O que muda no autor Gilvan de Souza após escrita do livro?

Gilvan de Souza - Me tornou mais verdadeiro, menos obscuro. Muitos leitores acharam meus textos bonitos, porém tristes, mas se identificaram com eles. Isso me deixou feliz e sensível perante um mundo diverso, mas único.

 

Onde podemos comprar seu livro?

Gilvan de Souza - Ainda Assim Seremos Felizes está em diversas livrarias de Portugal e do Brasil fisicamente e como e-book. A edição física está excelente, bem dividida e com qualidade gráfica muito boa. No site da Editora Chiado e das livrarias  Agapea Libros, Libreria Casa Ortiz, Livraria Travessa, Livraria Cultura, Libros y Juegos, Amazon, Google Books, FNAC...

 

Quais seus principais objetivos como escritor?

Gilvan de Souza - O objetivo é levar os leitores a refletirem sobre nossas dores, preconceitos e levar a eles outras realidades, outros mundos, outras utopias...

 

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o escritor Gilvan de Souza.Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Gilvan de Souza - Que leiam meu livro, questionem meu texto e consigam ver o outro com mais carinho e menos censura e crítica. Nem tudo no mundo é opção, algumas características nossas são apenas diferenciais, assim como muitos têm olhos verdes e eu castanhos. Muito obrigado!

Gilvan de Souza

 

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura

https://www.facebook.com/DivulgaEscritor

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

linkedin

Em destaque

logo com o ISSN

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya