'Inclusão sem medo' é o mais recente lançamento da autora Ana Quintanilha

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

ANA PAULA QUINTANILHA BASTOS DE JESUS, possuo graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade de Santo Amaro (2001) e graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro (2009). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, pós-graduada em Educação Especial pela Universidade da Grande Fortaleza, possui cursos de complementação na área de inclusão.

Sendo que algumas pesquisas fazem parte do livro de minha autoria intitulado “Inclusão Sem Medo”, uma Coletânea de Artigos, o livro é uma coletânea de artigos científicos voltado para pesquisas cientificas com tema centra as deficiências e síndromes. Já possuo dois livros publicados o outro trás um tema infanto juvenil intitulado O Maravilhoso Mundo da leitura, contos e crônicas.

Minha produções literárias bem como minha pesquisas para conclusão do Mestrado fui permeado com troféu literário com o titilo de Mulheres Notáveis Cecilia Meireles no ano de 2017 na cidade de Itabira,  no mesmo ano recebi a comenda Castro Alves fruto das minhas pesquisas, as quais se encontra publicadas na revista acadêmica online, no site Web artigos, no site Só Pedagogia, no blog Ecos Latinos. Participação como palestrante no Congresso da Faculdade Polis das Artes, na Federal de São Carlos, na Federal de Cubatão.

Trago nesse livro a temática de incluir sem medo, falo um pouco sobre autismo, síndrome down, surdez, desenvolvo artigos científicos para pesquisadores poderem usar em suas pesquisas.

 

Boa leitura!

 

Escritora Ana Paula Quintanilha Bastos de Jesus, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que mais a atrai na Inclusão Social?

Ana Quintanilha - Bem primeiro o que mais me atrai é poder fazer a diferença na vida das pessoas com deficiência. Também tenho um olhar diferenciado para inclusão da seguinte maneira olho não só a deficiência, mas também olho para as dificuldades em todas as áreas da aprendizagem e assim inserir a todos em todos os momentos principalmente no ambiente escolar e ao mesmo tempo expandir para além dos muros das escolas.

 

Quais temáticas estão sendo abordadas em seu livro “Inclusão sem medo”?

Ana Quintanilha -  - Trago nesse livro a temática de incluir sem medo, falo um pouco sobre autismo, síndrome down, surdez, desenvolvo artigos científicos para pesquisadores poderem usar em suas pesquisas. A dificuldade de incluir no ensino regular também é uma temática muito importante que requer bastantes pesquisas futuras.

Exemplifique com alguns títulos dos artigos publicados na obra.

  • OS ENTRAVES DA INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR
  • A DIFICULDADE DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NO CICLO I DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • O DIREITO DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR E SUAS DIFICULDADES.

Apresente-nos a obra (sinopse)

Ana Quintanilha - Trata-se de uma coletânea de artigos para trazer um pouco de conhecimento sobre a inclusão bem como conhecimento das deficiências, para ajudar a quem necessita de conhecimento sobre inclusão. Hoje uma Educação de qualidade é dar condição essencial a qualquer pessoa e garantido o que precisam, durante algum tempo as pessoas com necessidades especiais tiveram seus direitos contestados. Uma mudança na formação dos professores se faz necessária, para aspectos que possam garantir não só situações de interação, como também os objetivos acadêmicos no processo de escolaridade e assim incluir a todos numa realidade que vem cada vez mais crescendo nos últimos anos.

 

Quais os principais objetivos a serem alcançados por meio da leitura de “Inclusão sem medo”?

Ana Quintanilha - Os objetivos a serem alcançados com meu livro nesse momento são os mais importantes para os pesquisadores dessa temática:

  • Transmitir conhecimento;
  • Transmitir aprendizado;
  • Colaborar com os professores que trabalham com a inclusão;

No decorrer das pesquisas realizadas, o que mais chamou a sua atenção?

Ana Quintanilha -  O que mais me chamou atenção foi mesmo a insegurança dos professores frente a inclusão, e conforme uma pesquisa realizada para concluir minha dissertação a falta de formação foi bem discutida entre os professores.

 

Soube que vai participar da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, qual o dia, local, horário?

Ana Quintanilha - Sim irei participar no dia 4 de Agosto de 2018 as 12:00 hora no Stand da Editora Autografia , nesse dia estarei com a veste talar para fotos e autógrafos, tudo com muito carinho para meus leitores.

Av. Olavo Fontoura, 1209 - Santana, São Paulo - SP, 02012-021

Telefone(11) 3060-4717

 

Quem não puder comparecer a bienal como deve proceder para compra do livro?

Ana Quintanilha - Ana Paula vai lançar o livro “Inclusão sem medo: uma coletânea de artigos” na Bienal do Livro de São Paulo e um dos artigos da obra estará no Palavreiras, Antologia 2018 da Editora Autografia. A obra já está à venda em nossa loja online, adquira seu exemplar através do link: http://www.autografia.com.br/loja/inclusao-sem-medo:-uma-coletanea-de-artigos/detalhes.

 

Quais os seus principais objetivos como escritora?

Ana Quintanilha -  Poder transmitir mesmo um pouco de conhecimento e ao mesmo tempo ajudar e contribuir nas pesquisas sobre a temática em questão. E também com as palestras poder diminuir os entraves da inclusão entre alunos professores e família.

 

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora Ana Paula Quintanilha Bastos de Jesus. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Ana Quintanilha - Lição: As crianças têm olhos, coração, sensibilidade e sabedoria que nós, adultos, por vezes, desconhecemos ou deixamos morrer, definhar. Rebelamo-nos tão facilmente contra o sofrimento, porque não descobrimos ainda os segredos do milagre. Um defeito, conflitos, angustia, cruzes, dores e desafios podem dar-nos asas para sobre voar o comodismo, a mediocridade. Quando aceitos com humildade, fracassos, derrotas e limitações, não raro se convertem em degraus de crescimento na Escada da Vida.

Pe. Roque Schneider, SJ

Deixo essa mensagem nos pesquisadores temos que mudar o nosso olhar frente à inclusão e assim poder fazer a diferença na vida dessas crianças, uma vez que essa demanda vem crescendo cada ano o número de matricula aumenta muito e cabe a nos professores e pesquisadores estar sempre buscando conhecimento e nos qualificando cada vez mais para poder atender esses alunos com excelência a inclusão merece.

 Convite Bienal Ana Quintanilha

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura

https://www.facebook.com/DivulgaEscritor

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Vídeo em Destaque

linkedin

Em destaque

logo com o ISSN

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya