Livro de crônicas 'Aqui Entre Nós' cativa por seu estilo e empatia

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

A historiadora Téia Camargo, especialista em Direito Educacional e servidora aposentada do Judiciário Trabalhista, é autora dos livros “Versos e Versões”, “Aqui Entre Nós”, “As Aventuras de Maya” e “Diário de Bordo”. Ela também participa como coautora de publicações da Academia Bauruense de Letras. Em sua página no facebook, a autora disponibiliza poesias, contos e crônicas, para deleite de seus leitores.

Téia também é colunista no site Divulga Escritor, divulga seus feitos literários e sua rotina no Instagram e tem um canal no YouTube, onde posta, em geral, os vídeos de suas viagens.

“A ideia é que a leitura do livro possa gerar bate-papos proveitosos e enriquecedores e que possam levar à reflexão.”

Boa Leitura!

 

Escritora Téia Camargo, é um prazer contarmos com sua participação na Revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que a motivou a ter gosto pela arte de escrever?

Téia Camargo - Escrever sempre fez parte da minha vida acadêmica e profissional; e após minha aposentadoria, me senti livre para dar asas à imaginação e usufruir de liberdade plena para me aventurar no universo da literatura, sem cobranças e sem precisar provar nada a ninguém. Estou vivenciando um enorme prazer com esse hobby gratificante e que tem me proporcionado novas amizades e incríveis oportunidades, como essa parceria com a revista “Divulga Escritor”.

 

Em que momento se sentiu preparada para publicar “Aqui Entre Nós”?

Téia Camargo - Quando fui convidada para ser colunista no blogfv.com.br, veiculado pela doutra Fabiana Valera. Num primeiro momento pensei em declinar do convite por não me sentir à altura das demais profissionais que nele escreviam, mas após aceito o desafio, a resposta das leitoras às minhas crônicas foi tão positiva, que tomei gosto pelo estilo, e dessa parceria deliciosa nasceu “Aqui Entre Nós”.

 

Apresente-nos a obra.

Téia Camargo – “Aqui Entre Nós”aborda assuntos do cotidiano. Numa linguagem simples e direta, discorro sobre temas relevantes, cuja percepção do dia a dia termina por ofuscar ou distorcer. Nada no livro é novidade! Tampouco pretendo impor a verdade ao comentar este ou aquele assunto. A ideia é que a leitura do livro possa gerar bate-papos proveitosos e enriquecedores e que possam levar à reflexão.

 

Sei que todos os textos têm um pedacinho da Téia Camargo.Dentro de tantos escritos, apresente-nos um texto publicado em “Aqui Entre Nós” que a marcou enquanto escrevia.

Téia Camargo - Selecionei para vocês o trecho que escolhi para a aba do livro, extraído da crônica “Um olhar de feminilidade sobre o ser feminino”:

“Mulher, fêmea, feminina, energia liberada de seu interior em forma de afeto, do olhar atencioso, da sensibilidade à flor da pele, que alimenta sua beleza natural, aprimorada pelo cuidado com a aparência estética de seu exterior.

Mulheres, fêmeas, femininas! Nós somos assim!

Desvendar nossos segredos e conseguir se abancar em nossos corações não é para quem quer. É para quem pode!”

 

O que mais a atrai nas crônicas?

Téia Camargo - Sem a menor sombra de dúvida, a crônica me encanta por ser um estilo em que o autor sugere ao leitor um questionamento sobre algum tema, como se estivessem conversando sem rodeios, mas de forma respeitosa. Eu sou geminiana, falo muito. Às vezes falo até sozinha, comigo mesma. E para gente como eu, tagarela e ansiosa por um interlocutor, a crônica se encaixa com perfeição.

 

Onde podemos comprar seu livro?

Téia Camargo - Tanto o livro de crônicas “Aqui Entre Nós”, como o de poesia “Versos e Versões”, estão à venda por meio do meu e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Soube que temos novos projetos no prelo. Comente sobre seus próximos projetos literários.

Téia Camargo - É verdade! Para este semestre tenho dois novos títulos. Um deles já está pronto, revisado e aguarda o posicionamento de uma editora para ser lançado. Trata-se de um livro de microcontos, um estilo leve, de mensagem imediata e subliminar que estou adorando escrever. O outro é a versão física, revista e ampliada do livro digital infanto-juvenil “As Aventuras de Maya”, que pretendo lançar de forma independente.

A maior novidade, no entanto, é o lançamento de uma plataforma coletiva de autores, para venda direta de livros ao leitor. O projeto está sendo finalizado, e acredito que muito em breve os leitores poderão contar com mais uma forma de acesso às publicações dos autores independentes que não têm espaço nas livrarias. Espero poder contar com o apoio da “Revista Divulga Escritor”para divulgação desse projeto que, acredito, ultrapasse os limites mercadológicos para se tornar uma ferramenta de força, união e solidariedade entre autores.  

 

Sabemos que você gosta de viajar, e como grande apreciadora da escrita, tem apresentado com sucesso lugares fantásticos.Você pensa em escrever um livro sobre viagens?

Téia Camargo  - Viagem? Gosto! Adoro! Nasci com rodinhas nos pés, como dizia meu amado pai. Mas não sou daquelas turistas convencionais que correm o mundo atrás de cartão-postal. Gosto de vivenciar um pouco os lugares que visito, conhecer as curiosidades, a história, a gastronomia e, sobretudo, sua gente e seus hábitos. Acabei de lançar um livro gratuito na ferramenta Wattpad, narrando minha primeira experiência num cruzeiro marítimo. Quem tiver a curiosidade de saber como é um cruzeiro ou reviver algum que tenha feito, entre no link abaixo e leia “Diário de Bordo de um Cruzeiro Marítimo”.

https://www.wattpad.com/myworks/137662846-diário-de-bordo-de-um-cruzeiro-marítimo

Com a criação do canal “Téia Camargo escritora”, no YouTube, pretendo me dedicar à produção de vídeos durante as viagens, que servirão como apoio para os textos recheados de fotos que costumo apresentar na página “Téia Camargo”, no facebook.

 

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora Téia Camargo. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Téia Camargo - De início, gostaria de deixar registrado meu imenso carinho à revista e à editora Shirley Cavalcante, a quem devo imensa gratidão, e convidar os leitores do “Divulga Escritor” para que conheçam meu trabalho acessando quaisquer das minhas redes sociais, pelos links abaixo.

Mais uma vez, deixo aqui um muito obrigada aos meus leitores; e não me canso de agradecer o apoio, incentivo e as mensagens gentis que costumo receber.

Facebook: https://www.facebook.com/teiacamargoescritora/

Instagram: @teiacamargoescritora

YouTube: Téia Camargo escritora

 

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura

https://www.facebook.com/DivulgaEscritor

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Contato

smccomunicacao@hotmail.com

linkedin

Em destaque

logo com o ISSN

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya