Revelando segredos apresentamos 'Os papas no banco dos réus'

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Vera Maria da Silveira, nascida em Florianópolis (SC),  Brasil, é filha de descendentes açorianos, pesquisadora, blogueira e historiadora de assuntos relacionados a religiões. Uma de suas maiores paixões, a cidade de Florianópolis, é uma ilha localizada no sul do Brasil, recheada de histórias pitorescas e curiosas que retratam a temática da magia e bruxaria.

“Gosto de citar um fato que poucas pessoas sabem. Nos anos 850 a 858, entre o pontificado de Leão IV e Bento III houve em Roma uma papisa chamada Joana.”

Boa leitura!

 

Escritora Vera Maria da Silveira, é um prazer contarmos com a sua participação na Revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que a motivou a escrever “Os papas no banco dos réus”?

Vera Silveira - Foi o trabalho como catequista de crianças de minha comunidade, asquais se mostravam muito curiosas sobre a hierarquia na igreja católica e em outras religiões. Também acrescento o fato de que escrever sempre foi um sonho desde muito jovem.

 

Apresente-nos a obra.

Vera Silveira - “Os papas no banco dos réus” é um compilado de informações até agora desconhecidas da maioria das pessoas, principalmente dos adeptos do cristianismo. O texto retrata a figura tão protegida e personificada dos papas ao longo dos tempos, na história da mais antiga instituição, a igreja católica. Legados, fatos curiosos e informações de bastidores compõem o roteiro deste livro que fará com que muitas pessoas passem a olhar a igreja católica de maneira diferente.

 

Quais os principais desafios para escrita da obra?

Vera Silveira - Todo o trabalho de pesquisa acaba sendo desafiador, pois é preciso filtrar as informações e tentar torná-las mais acessíveis ao leitor.

 

Com relação à publicação, quais critérios foram utilizados para a publicação do livro?

Vera Silveira - Em se tratando de Brasil, tudo aquilo que envolve assuntos religiosos, principalmente a religião católica, acaba sendo muito bem aceito, despertando curiosidade nos leitores em geral.

 

Como foi realizada a pesquisa para compor a obra?

Vera Silveira - As pesquisas foram realizadas em arquivos de bibliotecas e por meio de entrevistas, feitascom vários padres e párocos de igrejas católicas espalhadas por vários cantos do mundo.

 

O que mais chamou sua atenção após a conclusão da pesquisa sobre o texto “Os papas no banco dos réus”?

Vera Silveira - Foi o fato de que pouco sabemos a respeito dos bastidores da igreja católica de maneira geral, e como existem fatos curiosos que cercam a vida dos papas.

 

Como exemplo, cite-nos, resumidamente, um dos casos apresentados na obra.

Vera Silveira - Gosto de citar um fato que poucas pessoas sabem. Nos anos 850 a 858, entre o pontificado de Leão IV e Bento III houve em Roma uma papisa chamada Joana. Na época não se sabia que ela era mulher, somente sendo descoberto quando ela engravidou e deu à luz diante de uma multidão em uma procissão em Roma.

 

Onde podemos comprar seu livro?

Vera Silveira - No Brasil é possível encontrar o livro em sites de vendas online e no formato e-book, bem como em várias livrarias.

www.americanas.com.br

www.walmart.com.br

http://www.editorabarauna.com.br/os-papas-no-banco-dos-reus.html 

 

Quais seus principais objetivos como escritora? Soube que você já tem novos livros a serem publicados. Comente.

Vera Silveira - Costumo falar que todo escritor antes de tudo, é um ótimo leitor; cresci em meio a este cenário, continuarei lendo muito e buscando mais e mais ideias e projetos de novos livros, mas agora estou engajada em livros que retratem o cotidiano das pessoas, como o casamento, a vida familiar e curiosidades que componham este universo. Já tenho outros livros prontos em fase de publicação, cito: “Quando um casamento acaba” e “O caminho das pedras”.

 

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora Vera Maria da Silveira. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Vera Silveira - Primeiro, gostaria de agradecer a oportunidade de apresentar um pouco do meu trabalho e, quem sabe, em breve terei a oportunidade de estar em Portugal lançando “Os papas no banco dos réus”, bem como meus novos livros. Para os leitores deixo a mensagem de que todos devem sempre buscar conhecimento e aquilo que lhes faça felizes. Não existe o gênero literário perfeito; existe, sim, aquilo que nos preenche como seres que somos.

 

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura

https://www.facebook.com/DivulgaEscritor

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Vídeo em Destaque

linkedin

Em destaque

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya