Quando as pétalas caem - por Edielane Lacerda da Cruz

  EM QUASE TODOS OS LUGARES, NO MUNDO EXISTEM JARDINS, UNS MAIORES OUTROS MENORES, COLORIDOS E PERFUMADOS.

  HAVIA UM JARDIM EM UMA CIDADE DO INTERIOR DO PARANÁ, NO SUL DO BRASIL. ESTA REGIÃO É FAMOSA POR TER LINDOS JARDINS.

  NESTE JARDIM ENCONTRAVAM-SE FLORES DE DIVERSAS ESPÉCIES COMO ROSAS, LÍRIOS, JASMINS, MARGARIDAS E UM MARAVILHOSO GIRASSOL.

  O GIRASSOL TEM ESSE NOME PORQUE SUAS PÉTALAS ACOMPANHAM A LUZ DO SOL. TODAS AS FLORES O INVEJAVAM POR ISSO, MAS MOSTRAVAM-SE AMIGAS PORQUE QUERIAM FICAR PERTO DO GIRASSOL PARA VER A MAGIA DO GIRO DA FLOR ACOMPANHANDO O SOL.

  UM DIA O GIRASSOL COMEÇOU A MURCHAR E SUAS PÉTALAS, UMA A UMA FORAM CAINDO.

  A MARGARIDA UMA FLOR AMÁVEL DO JARDIM PERGUNTOU:

  __ O QUE ESTÁ ACONTECENDO, QUERIDO GIRASSOL?

  ELE RESPONDEU:

  __ MINHAS PÉTALAS ESTÃO CAINDO E EU ESTOU MURCHANDO, ACREDITO QUE VOU TOMBAR POR TERRA E NÃO CONSEGUIREI MAIS LEVANTAR E SEGUIR MEU AMIGO SOL.

  A MARGARIDA FICOU TRISTE E PREOCUPADA E PENSOU EM FAZER ALGO PARA AJUDAR SEU AMIGO GIRASSOL.

  O JARDINEIRO QUE CUIDAVA DAQUELE JARDIM, TAMBÉM NOTOU QUE ALGO ESTAVA ERRADO COM SEU GIRASSOL E FOI ATÉ A AGROPECUÁRIA PARA COMPRAR REMÉDIOS, ADUBOS PARA COLOCAR NO GIRASSOL, MAS AS FLORES NÃO SABIAM.

  ENFIM CAÍRAM TODAS AS PÉTALAS DO GIRASSOL E ELE FICOU CARECA. AS FLORES DO JARDIM COMEÇARAM A CAÇOAR DELE, RIAM E SE AFASTAVAM DIZENDO:

  __ QUE FLOR HORROROSA E ESTRANHA SE TORNOU ESTE GIRASSOL.

  O GIRASSOL FOI ESTRISTECENDO CADA DIA MAIS ENTÃO CURVOU-SE E CHOROU A SUA DOR.

  A DOCE MARGARIDA, ENTÃO TEVE UMA IDÉIA. CHAMOU SUAS IRMÃS E PEDIU UMA PÉTALA PARA CADA UMA, ASSIM ELA CONSEGUIU MUITAS PÉTALAS BRANCAS, AMARELAS E ALARANJADAS. COM ESTAS PÉTALAS ELA FEZ UM LINDO CHAPÉU COLORIDO PARA O GIRASSOL E COLOCOU EM CIMA DE SEU MIOLO. O GIRASSOL QUE ESTAVA DORMINDO, ACORDOU COM O TOQUE DA MARGARIDA E LEVANTOU-SE. AO LEVANTAR-SE SUA IMAGEM REFLETIU EM UM LAGO QUE PASSAVA ENTRE AS FLORES E ELE ALEGROU-SE AO PERCEBER COMO HAVIA FICADO LINDO COM AQUELE CHAPÉU TÃO ESPECIAL. O GIRASSOL SORRIU E AGRADECEU A MARGARIDA.

  AS OUTRAS FLORES FORAM SE APROXIMANDO E O COMENTÁRIO FOI UM SÓ:

  __ QUE LINDAS PÉTALAS TEM ESTE GIRASSOL, NÓS TAMBÉM QUEREMOS FICAR COLORIDAS ASSIM.

  __ O JARDINEIRO VOLTOU DA CIDADE E COLOCOU DURANTE ALGUNS DIAS REMÉDIOS E ADUBOS NO GIRASSOL E LOGO ELE FOI SE RECUPERANDO, FICANDO FORTE E ALEGRE.

  DEPOIS DE ALGUNS DIAS SENDO A ATRAÇÃO DO JARDIM O GIRASSOL NOTOU QUE NOVAS PÉTALAS SURGIAM DEBAIXO DO CHAPÉU E MUITO MAIS COMPRIDAS, COM CORES MAIS VIBRANTES. DE REPENTE SENTIU UM MOVIMENTO EM SI, ERAM AS NOVAS PÉTALAS, ACOMPANHANDO O BRILHO DO SOL.

  A PEQUENA MARGARIDA PERCEBEU E ELA E SUAS IRMÃS FESTEJARAM COM O GIRASSOL A SUA RECUPERAÇÃO.

  AS OUTRAS FLORES DO JARDIM SENTIRAM-SE ENVERGONHADAS, PORQUE QUALQUER UMA DELAS PODERIA PERDER AS SUAS PÉTALAS SE UMA PRAGA AS ATINGISSE.

  PEDIRAM PERDÃO AO GIRASSOL E ELOGIARAM A ATITUDE DA MARGARIDA QUE NÃO ABANDONOU O GIRASSOL NOS MOMENTOS MAIS DIFÍCEIS PORQUE PASSOU.

  O GIRASSOL DE ALMA GENEROSA, PERDOOU AS FLORES DO JARDIM E AGORA SERVE DE EXEMPLO PARA TODAS QUE PASSAM POR ALGUMA DIFICULDADE, POIS SÃO NAS HORAS MAIS DIFÍCEIS QUE PERCEBEMOS QUEM SÃO OS VERDADEIROS AMIGOS.

 

 

linkedin

Em destaque

logo com o ISSN

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya