Mulherio das Letras - Wien Seminar 2019

WIEN SEMINAR 2019

No dia 07 de setembro, a partir das 9:00 horas, acontecerá, na Embaixada do Brasil em Viena, na Áustria, o Wien Seminar 2019 - Transdisciplinaridade Literária – Inovação & interação global das várias ciências dos fazeres artísticos femininos. O evento será resultado de uma parceria entre a Embaixada do Brasil e escritoras do coletivo Mulherio das Letras Europa, um movimento que já agrega mais de 440 brasileiras, em sua maioria, escritoras residentes na Europa.

O Mulherio das Letras é um movimento horizontal, coletivo e não hierárquico, iniciado no Brasil em 2016, durante a 14ª Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), para discutir a importância da mulher na literatura e oferecer visibilidade para a literatura feita por mulheres. No Brasil, o referido Coletivo Feminista Literário, idealizado pela escritora Maria Valéria Rezende, conta, atualmente, com a adesão de, aproximadamente, 6.500 mulheres brasileiras.

O Wien Seminar 2019 - Transdisciplinaridade Literária – Inovação & interação global das várias ciências dos fazeres artísticos femininos surge com o propósito inovador de reunir todas as escritoras que vivem na Áustria e em países vizinhos  (Suíça, Alemanha, República Checa, Eslováquia, Hungria, Eslovênia e Itália), para promover a interação global do fazer literário e criar um espaço propício ao diálogo entre escritoras e demais mulheres de diferentes campos de atuação relacionado às práticas artísticas, como fotógrafas, cineastas, musicistas, ilustradoras, contadoras de histórias, tradutoras, designers, revisoras, livreiras, editoras, críticas literárias, acadêmicas, que se interessem pela transdisciplinaridade literária. O propósito deste evento, que objetiva funcionar como um espaço para ampliar o diálogo entre mulheres dedicadas a diferentes práticas artísticas, é apoiar o coletivo Mulherio das Letras Europa, atuando, entre outros objetivos, como mais um meio para coletar informações sobre as reivindicações das mulheres brasileiras residentes nesse bloco de oito países.

O evento contará com a participação de dez escritoras/pesquisadoras, entre as quais três serão as escritoras homenageadas, Mazé Chotil, Sonia Palma e Vera Lúcia, e as demais escritoras/pesquisadoras oferecerão palestras: Ana Dietmüller (Crônica: experiência/inspiração do fazer literário); Karina de Rezende-Fohringer (Português como Língua de Herança na Áustria); Lívia Mata (Gamosa e outras histórias); Pollianna de Fátima Santos Freire (O campo literário brasileiro e a literatura de autoria feminina: a recepção da obra de Martha Batalha no exterior); Rosana Crispim da Costa (O meu corpo traduz muitas línguas); Sandra Maciel Barreto (A poesia e a melodia na língua portuguesa); e Sonia Miquelin (Projeto internacional PAZ & PEACE).

O WIEN SEMINAR 2019 é um evento gratuito, mas necessita de inscrição, uma vez que o auditório da Embaixada do Brasil em Viena tem um limite de acentos pré-estabelecido.

banner Mulherio das Letras Vertical

Links do evento:

https://www.e-inscricao.com/testedeplataforma/wienseminar

https://www.facebook.com/Wien-Seminar-2019-104007264296840/

https://www.facebook.com/groups/1341048035943872/

 

Para mais informações:

Entrar em contato com as organizadoras, Ana Dietmüller - Whatsapp +43 660 531 8484, e/ou Sandra Barreto, Whatsapp +55 85 9 9738 0209 ou pelo perfil no Facebook https://www.facebook.com/sandramaciel.barreto

 

linkedin

Em destaque

logo com o ISSN

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya