Viajando pelo Mundo - O encantador Peru

Hoje temos o prazer de convidar o leitor a acompanhar-nos numa visita aquele que foi, talvez, o maior  expoente da civilização  Inca.

 Localizado na parte ocidental da América do Sul e banhado pelo Oceano Pacífico, o Peru, convida pela sua história, monumentos, clima e localização a uma aprazível visita.

Outrora centro do império castelhano, este país, no qual os espanhóis permaneceram cerca de dois séculos, presenteia-nos, - especialmente a sua capital, Lima – com magníficos legados históricos, onde tudo  nos fala da passagem daqueles colonizadores.

Lima Estevao SousaQuem, como nós, for admirador confesso de edificações dos séculos XVII e XVIII, encontrará nesta maravilhosa cidade largos motivos de gáudio, não só porque são muitas e bem conservadas as edificações deixados pelos espanhóis, das quais destacamos: - A Basílica Menor, a Igreja de São Domingo, o Convento de São Francisco - o grande, classificados como património da UNESCO; a catedral, a praça de San Martin, - também ela considerada património da humanidade, - recheada de edifícios do tempo colonial, em cujo centro se encontra a estátua do libertador, D. José de San Martin, a cavalo; sem esquecer o Palácio do Governo do Peru, também conhecido por casa Pizarro, cuja enorme figura se encontra à entrada. Não podemos deixar de referir o regalo que é para a vista, e o que significa para a valorização cultural de quem tem o privilégio de poder apreciar, nos vários museus existentes, - como o Rafael Larco, na Av. Simon Bolivar, ou no convento de São Francisco, -  os artefactos e fotos dos quatro mil anos de história do Peru pré-colombiano, incluindo as  magnificas peças Huaco.

É assim, a magnífica Lima, situada na parte central do Peru, uma cidade cheia de encantos, dos quais, muitos deixamos de mencionar por tantos eles serem! Mas... este belo país não se restringe só à sua capital. Muito pelo contrário! Tem muitos e belos locais que seria crime não visitar . 

Quem Fizer  uma pequena viajem de avião, de Lima a Cusco e apanhar aí o comboio panorâmico que o leva numa inolvidável viagem pelas margens do rio Urubamba, (adorado pelos Incas), através de paisagens magnificas, entre serranias e o rio, até águas Calientes, na base dos andes peruanos, subindo cerca de dois mil e quatrocentos metros, de ónibus, encontra uma das maiores maravilhas jamais vistas: Machu Picchu

Construida pelos Incas no cimo da cordilheira dos andes, é o que se pode chamar, sem exageros, uma verdadeira pérola da arquitetura daqueles povos. Tudo nela revela organização, elevada técnica e eficiência. A maneira como foram aproveitados, à sua volta, os terrenos para a agricultura que, dado o acentuadíssimo declive  natural, houve necessidade de serem  construidos em socalcos. O alinhamento das suas praças e arruamentos, a imponência da muralha, o sistema de drenagens e os palácios; tudo enfim, nos revela estarmos na presença de uma civilização muitíssimo avançada para o seu tempo.

Se juntarmos a toda esta magnificência a exuberância do local onde foi construida, ficamos absolutamente esmagados por tanta beleza! As serranias envolventes com a sua configuração, fazendo lembrar pináculos altaneiros, de um verde que nos absorve – desaparecendo bastas vezes para além das nuvens - levam-nos a desejar não mais sair dali. Ou pelo menos, a passar uns magníficos dias, logo abaixo,  em Águas Calientes, na quietude relaxante do murmulhar das águas do rio Urubamba!

Aceite o nosso convite e... venha daí, que ficará encantado!

Estêvão de Sousa

2018

 

 

Vídeo em Destaque

linkedin

Em destaque

logo com o ISSN

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya