Atenção Plena: Está presente no aqui e agora

Muitas vezes nos pegamos com nossas mentes vagando na linha do tempo, trazendo o passado para o presente e puxando o futuro para o presente. Com isso, achatamos o nosso momento atual, deixamos de fazer coisas importantes porque o passado ocupa nosso presente e o futuro faz o mesmo. O passado, o presente e o futuro não é algo muito complicado para administrar, é altamente possível fazê-lo.

Mas como isso é possível? As vezes queremos nos concentrar no que estamos fazendo e de repente, nos encontramos pensando em outras coisas. É no presente que resolvemos tudo, muitas vezes estamos presos ao passado, trazemos o passado para o presente e ocupamos o presente com coisas do passado, e assim não conseguimos construir o futuro por que não há espaço da construção dessefuturo no meu presente. Às vezes nóstambém pensamos tanto no futuro, que ocupa o nosso presente com preocupações que ainda não aconteceram, e assim, não conseguimos construir o futuro que está sendo ocupado com tantas preocupações no presente. Também ficamos preocupados com o que deixamos de fazer no passado, então precisamos resolver o nosso passado no presente, abrir espaço no presente para construir um futuro. E assim, resolvemos os problemas que ficaram no passado, que no momento estão nonosso presente.Ao conseguir solucionar problemas passados, seremos mais felizes, pois do passado a única coisa que devemos ficar é o aprendizado, tanto de boas lembranças como de más,tudo isso serve para construir um futuro melhor sem cometer os erros do passado.

É nessa hora que começamos a nos perguntar como a atenção plena pode nos ajudar? O que é atenção plena? Quando falamos de atenção plena, estamos a falar de atenção presente. Prestar atenção do que estamos fazendo, um bom exemplo é: se estou comento e também estou olhando o celular, então, não estou comendo, estou apenas ingerindo algum alimento em meu corpo. Se estou varrendo a sala de minha casa e ao mesmo tempo estou pensando no que deixei de fazer ontem, na verdade não estou varrendo, estou passando a vassoura e lembrando do passado. Isto não é estar presente.  Quando nossa mente pensa em várias coisas ao mesmo tempo, dificilmente conseguiremosrealizar com sucesso absoluto cada pensamento existente na mente, isso é o que podemos falar: muito da cabeça, não pense. Quando dizemos não pense, quer dizer que devemos estar presente apenas no que estamos fazendo. Estar presente requer atenção no aqui e agora. Existe um ditado chinês que diz o seguinte: o passado virou história, o futuro é um mistério e o hoje é uma dádiva, por isso é chamado de “presente”.  O nosso presente é esse momento atual que vivemos, o minuto atual e quando esse minuto se passa, já virou história.

Estar presente, requer alguns treinamentos, como por exemplo ficar sentado em um local tranquilo apenas observando sua respiração. Podemos inspirar e expirar, observar cada processo de oxigenação que acontece em nosso corpo. Se fizermos isso por 5 minutos, não se apegando em nenhum pensamento que virá em nossa mente, apenas prestando atenção na respiração, já é um bom treinamento. Um exercício que deve ser repetido várias vezes até se acostumar em ter total atenção no que faz nesse exato momento. No início pode não parecer tão simples como exposto aqui, mas a prática revelará uma boa concentração. Concentração é reunir tudo em só lugar, agrupar o que se encontra disperso. Nossa mente vaga pelo tempo, fica dispersa, distante daquilo quer realmente devemos fazer no aqui e agora, então é assim que funciona, paramos para nos concentrar no que estamos fazendo. Estão a dica é, se vou dirigir, não devo está disperso, devo dirigir com atenção plena.

 

Petronio Borges

Professor e palestrante

Vídeo em Destaque

linkedin

Em destaque

logo com o ISSN

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya