Ano Novo com mudança de hábitos e foco no propósito de vida

Ano Novo, planos novos, mas não será realmente novo, se os hábitos permanecerem velhos. Mudar hábitos não é fácil. Podemos exemplificar com as promessas de fim de ano, que perduram em um curto intervalo de tempo, chegando ao máximo até o carnaval. O assunto é tão debatido, que virou tema de um dos livros mais comercializados, chamado “O Poder do Hábito”, do escritor americano Charles Duhigg.

A mudança de hábito não é apenas desapegar-se de um comportamento ruim, vai além da força de vontade. É realmente querer mudar, saber por que mudar, para que mudar e o que se conquista em trocar um hábito ruim por um saudável. Tudo isso exige disciplina, persistência, determinação, coragem e muita ação. Lembrando que nada acontece da noite para o dia, mas depende única e exclusivamente de quem almeja se transformar, sempre de dentro para fora, pois o nosso cérebro está condicionado para que você se sinta melhor cultivando os velhos hábitos ou sempre, por pior que sejam, do que tentando se livrar deles. Por isso, a zona de conforto é um lugar que muitos habitam e de lá não querem sair.

Junto à mudança de hábito, quero externar outro tema que muito vem sendo divulgado nos últimos tempos: o propósito de vida.

Quando falo de propósito de vida é para fazer referência à intenção de alcançar uma existência plena e não a de existir por inércia.

E nada melhor do que iniciar o ano com mudança de hábitos e foco no propósito de vida.
Tive o privilégio de descobrir meu propósito de vida no auge dos meus 20 anos, mais precisamente cursando minha graduação em Formação de Executivos, na disciplina de Recursos Humanos. Foi quando me encantei, nas inúmeras possibilidades de uma reciprocidade de autodesenvolver e desenvolver pessoas e para ser mais assertiva, refleti e me questionei: que profissão eu gostaria de seguir se não existisse moeda para efetivação de transações monetárias? E na hora, não titubeei e respostei: ser gente, que gosta de gente, de servir e desenvolver gente, dessa forma se autodesenvolvendo e evoluindo como gente, gerando resultados quantitativos e qualitativos de forma rentável, consistente e perene.

Desde então, comecei de forma incansável diariamente, realizar meu propósito de vida, por caminhos desconhecidos, com períodos de tormentas e de bonanças, mas sempre acreditando veemente e na convicção que eu estava no caminho certo da minha realização plena através dos meus dons, mesmo precisando conviver com a incredulidade de parentes e amigos e no decorrer de toda essa trajetória, o meu próprio propósito, me conduziu a mudança de hábitos, sair da zona de conforto e encarar inicialmente um desconforto, mas tudo em prol de algo maior do que eu, que envolvia realização e evolução pessoal e profissional.

Hoje o propósito continua o mesmo, mas bem amadurecido, forte, experiente, consistente diante da trajetória até aqui percorrida. No início tudo era pura emoção. Hoje o propósito possui os pés no chão, não se cobra tanto, mas não fraqueja, não desiste, insiste, persiste, evolui, mas não se agride, não deixa de ser inquieto, focado, amado e cuidado, mas acima de tudo, proporcionando realização, felicidade e plenitude dessa que vos escreve.

Desejo que a sua vida seja movida por um propósito e se precisar de uma mentora para lhe conduzir, eis- me aqui, basta contactar e interagir.

Recebam abraços dos meus braços.

 

Rosana Nicácio

Consultora na área de Gestão com as Pessoas, Mentora, Palestrante, Professional Coach e Analista Comportamental Disc Profile e Facilitadora de Metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® Methods

Contato (84)99670-6309

E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Instagram: Rosana.Nicacio

 

Vídeo em Destaque

linkedin

Em destaque

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya