Livro brinquedo na visão da autora Palmira Heine

 E o que dizer do livro brinquedo?

Nos tempos atuais, a interação da criança com diversos tipos de linguagem é essencial para que ela possa se inserir na sociedade pós-moderna. Assim, a criança hoje está exposta a diversos tipos de linguagem: a linguagem imagética, através da leitura das imagens, a linguagem verbal (das interações linguísticas orais e escritas), a linguagem tecnológica (das interações no âmbito das novas tecnologias), dentre outras.

As novas formas de ler também geram novos modos de interação das crianças, interferindo no processo de aprendizagem da leitura e de desenvolvimento da capacidade leitora. O livro brinquedo entra nesse contexto de novas formas de leitura, podendo proporcionar às crianças pequenas o contato com a ludicidade. Mas o que dizer de livros brinquedos que terminam virando muito mais um produto mercadológico do que um produto literário? É sobre essa questão que tratarei aqui. Para Nelly Novaes Coelho, pesquisadora da área de literatura, o livro brinquedo é considerado como um “livro-objeto” que  representa o primeiro contato da criança com o livro, sendo, portanto, o marco inicial para o contato entre a criança e a leitura.

 

O que caracteriza  o livro brinquedo, diferenciando-o dos demais  livros de literatura infantil é, dentre outras coisas, o projeto gráfico e a constituição física do mesmo.  O livro brinquedo geralmente  é impresso com material resistente (capas e folhas duras), trazendo algum tipo de brinquedo (quebra-cabeças,sons, etc) que pressupõe a interação da criança com a história ali apresentada. Geralmente, o livro brinquedo é destinado às crianças  na faixa etária dos zero aos três anos. Como afirmam pesquisadores da área, o livro brinquedo é importante por possibilitar o contato inicial entre criança e leitura, aguçando os sentidos como tato (texturas que aparecem nesses livros), audição (sons), interação (aproximação entre a criança e a narrativa). Mas, na esteira da mercadologização dos livros e da literatura, da qual a própria literatura infantil não escapa, o livro brinquedo passa a ser visto muito mais como um objeto de consumo, muito mais como um brinquedo qualquer, do que como um elemento literário, cuja importância do texto e da narrativa é colocada em segundo plano. Algumas pesquisas realizadas em relação a esses livros puderam observar que os livros brinquedos apresentados hoje no mercado da literatura infantil, trazem, em sua maioria, textos com pouca qualidade literária, e que deixam subjacentes uma determinada noção de infância: a criança é percebida como um ser tolo, desprovido de capacidade de questionamento e, por isso, textos com pouca qualidade literária e bastante óbvios aparecem nesses livros. Há também a presença de livros com histórias que retomam episódios de desenhos animados, trazendo, portanto, poucas novidades para os leitores. Isso termina levando as crianças a supervalorizarem os brinquedos que vêm nesses livros, em detrimento do conteúdo literário dos mesmos, afastando-as do processo de uma leitura de qualidade. Assim, muitas vezes o que se vê nesses livros é a preocupação com  a literariedade do texto, como se a criança não fosse capaz de compreender as metáforas, e em grande parte deles, é possível encontrar tramas pouco instigantes  que abordam temas óbvios, sem elementos literários, e que pouco seduzem o leitor. Assim, é possível questionarmos: os livros brinquedos estão exercendo seu papel de primeiros elementos literários com os quais as crianças entram em contato? Será que tais materiais realmente indicam um contato da criança com a literatura, ou se trata apenas da supervalorização do brinquedo em detrimento do teor literário da  produção?

 

Acreditamos que o livro brinquedo tem sua função e importância como mediador entre a criança e o texto literário, mas temos convicção de que ele não pode ser visto apenas como  um brinquedo ou um produto em larga escala feito a partir das regras do mercado. Ele deve levar a criança a mergulhar  no mundo da leitura textual e visual.

 

Palmira Heine-baiana, escritora de livros infantis, poetisa, professora

 

Contatos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou www.palmiraheine.com.br, www.poemas-de-alforria.webnode.com

 

 

 

linkedin

Em destaque

logo com o ISSN

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya