Neurovendas - O cérebro para resultados

Durante muitas décadas estudos neurocientíficos tiveram um aumento significativo procurando entender de maneira mais clara de que forma o cérebro influência nos comportamentos dos seres humanos.

Dentro deste contexto podemos dizer que as neurociências estudam a relação do cérebro com o comportamento e trata-se também de um campo interdisciplinar como várias outras disciplinas; neuroimagem, neuroquímica, neuroanatomia, neurofisiologia, genética, psiquiatria, psicologia, pedagogia e neurologia. Todas essas disciplinas formam as “neurociências”.

Neurociência é o estudo do sistema nervoso. Sua estrutura, seu desenvolvimento, funcionamento, evolução, relação com o comportamento e a mente e também suas alterações.

Existem várias maneiras de estudar o sistema nervoso que é um dos mais complexos, desde microscopicamente até as relações corpo e ambiente, comportamental como andar e falar ou comportamentos encobertos como pensar, imaginar e sonhar.

Neurovendas é o estudo do comportamento do consumidor, o que faz com que ele tome a decisão de compra.

  1. Nossaneurologiainclui não apenas osprocessosmentais invisíveis, mas também as reações fisiológicas a ideias eacontecimentos. Uns refletem os outros no nível físico.Corpoementeformam uma unidade inseparável, um ser humano.

80% das decisões decompra são tomadas de formainconsciente. O ser humano processa grande parte dos estímulos sensoriais no nível inconsciente e já foi inclusive comparado a umiceberg.

O ser humano compra com aemoçãoe justifica com arazão. A maioria das nossas decisões estão ligadas as nossasemoções, memórias, crenças, valores e identidade.Asnossasemoções constituem um rigoroso sistema desinaisarespeitode nossas relações com nosso mundo interno, com o nosso mundo externo, com o outro e com nossos grupossociais e isto se dá num nívelinconsciente.

Você sabia que algumaslojas de roupas mantêm o ar-condicionado numa temperatura mais elevada durante oinverno, para que o cliente tenha a sensação de que o tempo está ainda mais frio e, com isso, convencê-lo a compraragasalhos? E que algumas lanchonetes borrifam aroma debaconem seu ambiente paraaguçaropaladardos clientes? Ou ainda que a música de uma loja ou a essência que os consumidoressentem ao entrar nela podem não ser por acaso?

A esses recursos utilizado por muitas empresas, principalmente no setor dovarejo, damos o nome demarketing sensorial,  ele tem como propósito, despertar  osdesejos, impulsos, motivações e reaçõespara então fixar amarca, o produto ou o serviço, criando sensações através dos 5sentidoshumanos, formando assim um vínculo emocional com oconsumidor e  estimulando sua percepção para os produtos nas gôndolas”.

 

Como os consumidores tomam decisões de compra?

Dentro da estrutura fisiológica do cérebro, existe internamente, uma representação de 3 cérebros que é chamado por muitos de cérebro triádico.

O cérebro está organizado em três partes e que atuam como órgãos separados, com diferentes estruturas e funções celulares diferentes.

O tronco cerebral fica na parte superior da coluna vertebral, na base do crânio.Essa camada é chamada o "cérebro reptiliano" assim chamada porque a partir de todos os vertebrados, répteis a mamíferos têm um.Esta é a estrutura do cérebro que controla em última análise, ações e decisões.

As pesquisas em neurociências demonstram que, embora os três cérebros comunicam uns com os outros, cada um tem umafunção especializada:

$1·         O"cérebro analítico" córtex.Pensa.Ele processa os dados racionais e suas partes deduções com os outros dois cérebros.

$1·         "cérebro emocional" límbico.Sente.Ele processa emoções e intuições e também compartilha suas descobertas com os outros dois cérebros.

$1·         O"cérebro decisório” reptiliano. Decide.É preciso a entrada de outros dois cérebros, mas ele controla a tomada de decisão final do processo.

 

Depois de saber queo verdadeiro decisor é o cérebro reptiliano, suas vendas inteiras e estratégias de marketing devem aplicar os princípios de comunicação completamente direcionados para este, a fim de ser mais impactante e eficaz os seus resultados.

 

Quer saber mais sobre “NEUROVENDAS”?

Participe de um curso específico sobre “Neurovendas” no Instituto Humanos. www.institutohumanos.com.br

 

 

 

linkedin

Em destaque

logo com o ISSN

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya