Entrevistas Brasil

  • Jan 18 , 2020

    Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

    O ambientalista Julio Carlos Alves, nascido em Arapongas no Paraná, um pé vermelho em São Paulo, empresário, ambientalista, autor do livro LUNA LINA a Menina Que Semeava Ecoa/2015, mora em Valinhos – SP, tem 57 anos, casado, tem uma filha e o netinho Théo. O autor se orgulha em ter um cantinho especial para suas orquídeas, tem como animal de estimação, acreditem, uma galinha garnizé, chamada “Annita”.

  • Jan 18 , 2020

    Por Shirley M. Cavalcante ( SMC)

    BEATRIZ H. RAMOS AMARAL, paulistana,  é poeta, contista,  ensaísta, musicista e crítica literária.  Estreou em Literatura aos 19 anos e já publicou 15 livros em gêneros literários diversos  - romance, conto, poesia,  ensaio, crítica e teoria literária e jurídico.  É formada em Direito pela USP Universidade de São Paulo (1983),  premiada como melhor aluna do curso na especialização Direito Penal e Criminologia. Formada em Música pela FASM (1985).  Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP (2005).

  • Dec 28 , 2019

    Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

    Florentino Fagundes, brasileiro nasceu em 7 de fevereiro de 1961. Desde criança inventava histórias, que se perdiam pela falta de registro. Escreveu alguns contos e uma peça de teatro na década de 1980, os quais lhe renderam dois prêmios literários. Ainda nos anos 80 chegou a escrever um romance, que depois destruiu porque considerou ruim.

  • Nov 27 , 2019

    Por Shirley M. Cavalcante (SMC) 

    Renê Wellington Pereira Fernandes é natural de Avaré, interior do Estado de São  Paulo. Não  só  nasceu  como cresceu e viveu sempre ou no interior de São  Paulo  ou no interior do Paraná. Formou-se em Letras/português-alemão  e cursou mestrado em Teoria e Crítica Literária.  Escrever para ele é  uma paixão  no sentido amplo da etimologia da palavra (pathos).

  • Nov 25 , 2019

    Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

    Daniela Tertuliano, nascida em 1979 na capital Paulista, ainda criança mudou-se para o interior do estado, onde vive até hoje com sua família.

    Casada com Lindomar Macedo, mãe do Matheus e Victor e avó da Heloísa.

    Iniciou sua vida acadêmica no curso de História da universidade católica de Campinas (PUCCAMP) e mais tarde Pedagogia na UniFaccamp.

    Exerce sua profissão de professora com encantamento e dedicação.

Entrevistas Portugal

  • Dec 12 , 2019

    Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

    Sou portuguesa e vivo em Matosinhos, Portugal, uma cidade junto ao mar. Nasci  e estudei no Porto, uma cidade aqui ao lado, e que é a segunda cidade portuguesa. Sou casada e tenho duas filhas e três netos. Licenciei-me em Filosofia, em História e sou Mestre em História Medieval. Desde criança sempre gostei de ler e por isso aprendi rapidamente a escrever para poder contar histórias só minhas.

  • Dec 12 , 2019

    Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

    Paula Laranjo é natural de Leça da Palmeira. Licenciada em Engenharia Agronómica. Exerce a sua atividade profissional na Direção Regional de Agricultura do Algarve.

    É membro da Associação Portuguesa de Poetas (APP). Faz parte do grupo Poetas do Guadiana. Tem dois livros de poesia publicados: Reflexos e Essência da Alma.

  • Nov 27 , 2019

    Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

    Nascida e natural de Lisboa é licenciada em Tradução económica-jurídica na vertente francês e inglês pela Universidade Europeia e com uma Pós-graduação em Gestão Comercial e Marketing pelo ISTE Porto. Iniciou o seu percurso profissional em Assessoria de Direção em diversas empresas multinacionais onde se mantém em funções na área de legal no Grupo Jerónimo Martins.

  • Nov 25 , 2019

    Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

    Meu pai é Artur Maurício Machoqueira

    e minha mãe Arminda Marques Luis

    e na Terra Preta, Montargil, Portugal quis

    Deus(a) que eu nascesse, não na Machoqueira.

    Terra preta, terra de horta,

    muito trabalharam meus pais

    para me livrarem de seus ais,

    eu não ficar com coluna torta.

  • Mar 13 , 2019

    Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

     Susana C. Júdice nasceu a 5 de dezembro, em Portugal, no seio de uma família humilde. Filha de pais emigrantes, cresceu nos Estados Unidos, onde muito cedo se apaixonou pela leitura e pela escrita. Levada pelo impulso criativo, dedicou a sua vida à dança e à moda. Vive atualmente em Portugal, com o seu marido e o seu dragão de estimação.

Livros em Foco

  • Oct 24 , 2019

    O livro elabora uma reflexão profunda sobre a vida, inspirando-nos a desenvolver uma nova perspectiva existencial e visualizar grandes oportunidades de nos reinventarmos no caos, nas dificuldades, no sofrimento e nas adversidades.

    Prefaciado por um dos mais renomados palestrantes do Brasil, o Prof. Gretz,  que sintetiza em poucas palavras: “É um verdadeiro manual para a vida".  

  • Sep 10 , 2019

    O escritor Marcelo Lemes acaba de lançar seu mais recente livro, o romance Destinos Invisíveis, pela editora Penalux. A história apresentada retrata a maldade humana que tende a escapar aos olhos do cotidiano. Faz o leitor conhecer, por meio de personagens peculiares, a verdadeira face do Mal, que desliza sorrateiro pelas sombras, destrói vidas, aniquila almas e jamais demonstra a própria identidade.

  • Jul 06 , 2019

    Histórias reais de policiais expõem o ser humano “Por Trás da Farda”

    A obra literária, construída em 10 capítulos e lançada pela editora Viseu (252 páginas), aborda uma gama variedade de temas tais como os riscos da profissão, as dificuldades do dia a dia, os preconceitos engolidos, a pressão familiar, as obrigações da sociedade e principalmente as transformações necessárias de se cumprir o dever.

  • Jun 25 , 2019

    “Minutos de Reflexão” tematiza o sentido da vida

    O tavorense Fábio Antonio Gabriel está com nova edição do seu livro “Minutos de Reflexão”. Inicialmente o livro foi lançado numa versão própria para o catálogo Avon e depois de algumas campanhas passa nesta segunda edição a ser vendido pela Editora Escala com a selo Lafonte.

Literatura Contemporânea

  • Oct 30 , 2019

    Quinta edição do projeto A Palavra Líquida terá competição de batalha de poesia com a presença de slammers consagrados, exibições de filmes, bate-papos, exposições, shows e oficinas sobre essa manifestação artística surgida na década de 1980, nos Estados Unidos, e que vem se espalhando pelo Brasil desde 2008.

  • Aug 27 , 2019

      EM QUASE TODOS OS LUGARES, NO MUNDO EXISTEM JARDINS, UNS MAIORES OUTROS MENORES, COLORIDOS E PERFUMADOS.

      HAVIA UM JARDIM EM UMA CIDADE DO INTERIOR DO PARANÁ, NO SUL DO BRASIL. ESTA REGIÃO É FAMOSA POR TER LINDOS JARDINS.

  • Aug 21 , 2019

    WIEN SEMINAR 2019

    No dia 07 de setembro, a partir das 9:00 horas, acontecerá, na Embaixada do Brasil em Viena, na Áustria, o Wien Seminar 2019 - Transdisciplinaridade Literária – Inovação & interação global das várias ciências dos fazeres artísticos femininos. O evento será resultado de uma parceria entre a Embaixada do Brasil e escritoras do coletivo Mulherio das Letras Europa, um movimento que já agrega mais de 440 brasileiras, em sua maioria, escritoras residentes na Europa.

  • Jul 24 , 2019

    O Calvário da Mulher Negra

                A construção do humano dá-se a partir da percepção da visão do outro, de ir além do que simplesmente se vê. Abrir o livro, ler cada palavra e não somente olhar a capa. O humano não passa de sentimentos e suas ações. A sua visão sobre o outro embora essa, não ser exatamente a descrição correta do outro indivíduo, influencia no crescimento deste e dá uma percepção, talvez conturbadora para o meio em que vive.

  • Jul 19 , 2019

    PIANO

    Cai a chuva

    E somente eu

    A vejo caindo.

    Cada gota de água que bate no chão

    É uma pergunta

    Que não respondo.

  • Jun 27 , 2019

    Um feixe de luz incidiu sobre o riacho. Infinitas partículas luminosas mergulharam na água e começaram suas aventuras no mundo.

    Uma fagulha de luz sentiu-se fortemente atraída pelas plantinhas que cresciam nas bordas úmidas do riacho. Aproximou-se delas e se fundiu a elas. Outra seguiu um peixe que nadava graciosamente, até alcança-lo. Queria aprender a nadar, ser um peixe também. Outra ainda ficou fascinada com as pedras que desenhavam o curso das águas. Virou pedra, enquanto sua irmã foi atrás de uma tartaruga que topou pelo caminho.  

  • May 21 , 2019

    “Viver: modo imperativo

    Se perca

    Se encontre

    Se entregue

    Deseje

    Se atreva a sonhar

    Sinta

    E não busque sentido

    Não seja contido

    A lógica só serve

    Pra nos limitar

  • May 15 , 2019

    Todos os domingos pela manhã após ajudar ao seu pai com as compras da feira livre do bairro, Junior trocava a água e a comida do viveiro dos periquitos, das gaiolas dos galos de campinas, do golinha e do canário belga, em seguida o rapazola tomava seu banho, trocava de roupa e caminhava até a igreja católica da Cidade da Esperança.

  • May 15 , 2019

    Sonho, um sonho acordada, na beleza infinda,
    Do litoral de minha terra, a linha verde, ao vento,
    Coqueiros, pescados, embarcação barlavento,
    Sol que amorena na praia, areia que não finda!

  • Feb 14 , 2019
    O 1º MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL será realizado na Universidade Nova de Lisboa e no Palácio Baldaya, entre os dias 7 e 10 de março, organizado por Beth Olegário, Naomi Alfieri e Adriana Mayrinck.
    O encontro tem como principal objetivo a promoção e integração entre escritoras, pesquisadoras, jornalistas, editoras, livreiras, tradutoras, produtoras, compositoras, designers, historiadoras e outras profissionais, propondo a discussão de questões da mulher nas áreas da literatura, arte e cultura.

linkedin

Em destaque

logo com o ISSN

Recanto da Lusofonia logomarca

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance

 

Autor parceiro
Tito Mellão Laraya

 Imagem Tito Laraya