Rex, o cão de Daniel, apresentado pela autora Rosa Marques

Naquela manhã de segunda-feira, Dona Carmo a professora de Português do sexto ano, já por duas vezes mandara calar a turma. Bem se cansava ela, mas de pouco lhe servia. Por breves momentos os alunos faziam silêncio, mas logo voltavam às conversas e em poucos minutos, um rumor crescente enchia toda a sala.

Leia mais...

Belas noites de São João pelo poeta de Garanhuns Josenilson Leite

Veio da França onde os nobres
Dançavam com marcação
Transformou-se em quadrilhas
Nas festas de São João
Agradecendo a colheita
E a chuva na Região.

Leia mais...

Cote D Azur um verdadeiro Paraíso sendo apresentada por Estevão de Sousa

Ao iniciar o percurso que liga, por estrada, Barcelona ao Principado de Mónaco, o viajante tem presente que irá percorrer perto de 700 quilómetros praticamente sempre junto ao mediterrâneo, passando por cidades como Perpignan, Narbona, Montpellier e Marselha, (segunda maior cidade francesa).

Leia mais...

Reflexões sobre a criatividade e o ensino de redação de poesia para escolares

A importância do ensino de escrita de poesia serão apresentados a seguir os diversos passos para o ensino da redação desta habilidade  e reflexões sobre a educação deste tema.

O ensino de poesia deve usar questões de alto nível propostas por Bloom (1997) na fase inicial e a seguir e utilizar estas questões para  dar um treino de  redação crítica e criativa como atividades preliminares para o ensino de escrita de poesia.

Leia mais...

Pegaí garante acesso à leitura em Ponta Grossa

Proposta disponibiliza leitura grátis em diversos pontos públicos da cidade

A democratização da leitura. Foi com este objetivo que surgiu em Ponta Grossa o Pegaí Leitura Grátis, iniciativa sem fins lucrativos, não governamental. Em junho de 2013 a ideia do professor universitário Idomar Augusto Cerutti de “aproximar livros sem leitores de leitores sem livros” saiu do papel e foi para as ‘ruas’ do município.

Leia mais...

Livro brinquedo na visão da autora Palmira Heine

 E o que dizer do livro brinquedo?

Nos tempos atuais, a interação da criança com diversos tipos de linguagem é essencial para que ela possa se inserir na sociedade pós-moderna. Assim, a criança hoje está exposta a diversos tipos de linguagem: a linguagem imagética, através da leitura das imagens, a linguagem verbal (das interações linguísticas orais e escritas), a linguagem tecnológica (das interações no âmbito das novas tecnologias), dentre outras.

Leia mais...

Revisão ortográfica e o impacto da crise econômica

A revisão ortográfica e gramatical é tão necessária no âmbito das editoras, que sua importância pode ser comparada à do controle de qualidade na indústria. Portanto, publicar um texto sem revisar, ciente das consequências que isso traz, mesmo apoiado em alguma justificativa minimamente convincente, não deixa de ter algum risco.

Leia mais...

Feiras literárias poderão ser realizadas através de acadêmicos das Academias de todo o Brasil

Tudo nasceu quando de uma reunião na Academia. Uma reunião protocolar, para tratar de assuntos gerais. Não havia nenhuma pretensão pré-determinada. Aconteceu, simples assim! De repente alguém gritou:
_Tive uma ideia, posso expor?

Leia mais...

Grupo Projetos de Leitura se torna referência para educadores de todo o Brasil

No próximo ano o Grupo Projetos de Leitura chega aos seus vinte anos de história de incentivo à leitura todos os cantos do Brasil. Tudo começou com o projeto “Encontro com o escritor” onde o escritor Laé de Souza, corajosamente, imprimiu cinco mil exemplares do seu livro de crônicas “Acontece...” e emprestou às escolas públicas para leitura e depois se reunia com os estudantes para discutir os textos e o processo de criação.

Leia mais...

Fernando Pessoa - por Ivana Lopes

Fernando Pessoa- O maior poeta da Língua Portuguesa, sua Obra e sua intrigante personalidade

Fernando Pessoa é considerado o maior poeta da língua portuguesa. Ele nasceu em Lisboa, Portugal em 13 de junho de1888.

Leia mais...

Da palavra poética - por Fátima Veloso


Falo da ESCRITA como refúgio para desconvocar a angústia que nos enrola em embaraço e medo. Falo da PALAVRA que respira em ritmos ondulantes e se desprende do seu vazio interior para terçar o perfume, o sabor e o brilho, naufragando em inventários de sentidos, formas, sonoridades e sintaxes translúcidas.

Leia mais...

Em João Pessoa - Homenagem a Deusdedit Leitão e livros de João Lobo e Rui Leitão

A Confraria Sol das Letras, em parceria com a Academia Paraibana de Letras, apresenta mais um Pôr do sol literário, nesta quinta-feira, 1 de junho. A 41ª edição do sarau literário em homenagem ao escritor e historiador Deusdedit Leitão conta com a fala de Elizário Leitão e entrega do troféu “solito” a seus familiares.

Leia mais...

Em João Pessoa, Leia Mulheres debate aclamado romance de Elena Ferrante: A amiga genial

O clube de leitura Leia Mulheres JP irá se reunir neste sábado (27) para debater a obra de um dos mais recentes fenômenos literários: Elena Ferrante. O livro escolhido para o mês de maio foi “A amiga genial”, primeiro de uma tetralogia.

O encontro acontece a partir das 18h, no Colaboratório Turmalina Arte e Literatura, no bairro de Manaíra. A atividade é gratuita e não exige inscrição prévia.

Leia mais...

Editora Illuminare, atuando no Brasil e Argentina, se dedica a divulgar e destacar novos autores

 

Na atualidade existem cada vez mais editoras no mercado brasileiro e estrangeiro onde a concorrência é grande e nem sempre os autores são valorizados e destacados como precisam.

Leia mais...

Ativista Cultural Jô Ramos organiza, em junho, III Salão do Livro de Portugal - Lisboa

III Encontro de Escritores de Língua Portuguesa
Exposição “Fotos no Varal de Lisboa”
Dias: 24 e 25 de junho de 2017

Pela terceira vez vamos reunir escritores dos países de língua portuguesa para reforçarmos a parceria e discutir a melhor forma de divulgação do nosso trabalho em outros países, reforçar o network e, principalmente, estabelecer contatos para publicação editorial de suas obras nos dois países.

Leia mais...

Fotografia Paraibana é tema da VI Edição do Por do Sol no Globo

VI EDIÇÃO DO PÔR DO SOL NO GLOBO
DEBATE A FOTOGRAFIA PARAIBANA

A confraria Sol das Letras, em parceria com a Coordenadoria do Patrimônio Artístico e Cultural de João Pessoa - Copac, apresenta debate sobre a importância da fotografia como documento histórico.

Leia mais...

Trecho de A Dama de Jade - por Yasmin Anukit

Numa fração de segundos, ela contempla-o, perplexa, como se visse um deus caído do céu. 

Porém, logo arrefece, tombando o rosto para o lado.

Mei acredita estar se afogando. 

Leia mais...

Verdadeiros Pais - por Rosa Marques

    Mal chegou da cidade naquela tarde Zéza correu a casa da irmã, ansiosa por contar-lhe a novidade. Uma alegria interior, segredava-lhe que era uma boa notícia o que tinha para contar à irmã. Àquela hora encontraria Elisa ocupada na lida da casa, ou já sentada a bordar, junto à soleira da porta como era seu costume. Abriu o portão e foi entrando ao mesmo tempo que a chamava.

Leia mais...

Distúrbio de Leitura e Escrita pela psicopedagoga Etany Cristina Lopes de Souza

A ideia de escrever este artigo surgiu da necessidade de compartilhar, fornecer e esclarecer registros e informações de minhas experiências como professora na rede pública e privada em diversos Estados do Brasil.

Leia mais...

Viajando pelo Mundo - Baviera

Quem chega ao Franz Josef Strauss, aeroporto de Munique, (Munchen), tem de percorrer trinta e oito quilómetros, pela A 9 para chegar ao centro, (marienplaz), de uma  linda e alegre cidade de aproximadamente 1,4 milhões de habitantes, capital do estado da Baviera, considerada a mais bonita região da Alemanha. O rio Isar - afluente do Danúbio - que a atravessa ao centro, empresta-lhe ainda maior beleza com as suas pontes enfeitadas por coloridos vasos de flores.

Leia mais...

A Confraria do Pessoas

Eu andava com muita saudade dos encontros semanais com o saudoso Júlio de Queiroz, talvez o maior escritor catarinense da contemporaneidade. Nós nos encontrávamos com o Júlio, três, quatro ou cinco pessoas, para conversar sobre literatura, sobre artes, sobre vida. E ele era um homem culto, experiente, inteligente, que sabia como ninguém escrever e contar histórias. Era, acima de tudo, um grande amigo. E encontrar com amigos é tudo.

Leia mais...

Divulga Escritor e Texto Ideal fecham parceria exclusiva para elaboração de textos literários profissionais

Autor, profissionalize a apresentação do seu livro por meio de um texto profissional/jornalístico para divulgação de sua obra.
Depois de muito trabalho, enfim, você conseguiu publicar seu livro. Mas se não houver uma boa apresentação nas mídias apropriadas, todo o seu trabalho correrá grande risco. Evitar que isto aconteça é muito fácil e está ao seu alcance.

Leia mais...

Aberta Inscrições para autores e Editoras que desejam participar, em 2017, da XI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco

A mais importante Bienal do Livro do Norte e Nordeste e a terceira maior do Brasil está marcada para acontecer entre os dias 6 a 15 de outubro, no Centro de Convenções, em Olinda. Em sua 11ª edição, a tradicional feira literária pernambucana tem como homenageados os escritores Fernando Monteiro e Lima Barreto (in memoriam). 

Leia mais...

04 de maio em João Pessoa 40º Por do Sol Literário na Academia Paraibana de Letras

A Confraria Sol das Letras, em parceria com a Academia Paraibana de Letras, apresenta mais um sarau literário. A 40ª edição de Pôr do Sol presta homenagem ao Grupo José Honório Rodrigues.

Leia mais...

As muitas diferenças coloquiais - Brasil X Portugal - por Neca Machado

“A linguagem coloquial, informal ou popular é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a atenção total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação oral. Na linguagem informal usam-se muitas gírias e palavras que na linguagem formal não estão registradas ou tem outro significado.

Leia mais...

Contato

smccomunicacao@hotmail.com

Vídeo em Destaque

linkedin

Livraria em destaque

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance