Aberta inscrições para a Plataforma de Lançamento da XI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco
Autores independentes terão oportunidade de participar da XI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que acontece entre 6 e 15 de outubro deste 2017, no Pavilhão do Centro de Convenções, na Plataforma de Lançamentos que já conta com inscrições abertas até 12 de setembro.

Leia mais...

Castro Alves, o último grande poeta do romantismo, apresentado pela pesquisadora Ivana Lopes
Em 14 de março de 1847 nascia Castro Alves ou Antônio Frederico de Castro Alves. O último grande poeta do romantismo brasileiro. Sua vida e sua personalidade são tão fascinantes quanto a sua obra. Ele nasceu na Bahia, numa fazenda chamada Cabaceiras próxima à Vila de Curralinhos, hoje cidade que tem o mesmo nome do poeta.

Leia mais...

A diferença entre aprender e entender - por Petronio Borges

Petronio Borges

Professor e palestrante

Ao longo de nossa jornada terrena, aprendemos a viver e a fazer muitas coisas que nem sempre conseguimos mensurar. Quando estamos a aprender, estamos adquirindo conhecimento de algo, a partir de estudos ou instrução.

Leia mais...

Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, uma Bienal de oportunidades

por Shirley Cavalcante

Consolidada como um dos principais eventos literários do Nordeste brasileiro, a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco se torna a Bienal das oportunidades. A próxima já tem data marcada, e será de 6 a 15 de outubro de 2017.

Enquanto o Sudeste do Brasil está superlotado com grandes editoras, o Nordeste está expandindo  e tendo, cada vez mais, a necessidade de editoras que se apresentem e conquistem o seu espaço no mercado editorial dessa região.

Leia mais...

'Limpeza na Alma' terceiro lugar no concurso de textos anonimos do FLAL
Hoje fiz do meu dia, um dia diferente:
 
Enforquei a academia,
almocei um beirute,
não usei scarpin.
Ao chegar, mal disse bom dia,
quando saí, não forcei um tchau.
Peregrinei três quilômetros sob o sol a pino,
cansei e muito pensei.

Leia mais...

'O Poeta' segundo lugar no concurso de textos anonimos do FLAL

O POETA

O poeta é essa...

Essa brincadeira de ser

Um sonhador que vai além

Não só dos seus sonhos

Mas de outrem também.

Leia mais...

Seja sempre você mesmo, nunca o mesmo

Resolvi compartilhar com vocês um sentimento e contexto que me fez recordar inicialmente a música “Modinha para Gabriela” do saudoso compositor Dorival Caymmi, transcrevendo o seguinte trecho:

“ Eu nasci assim

Eu cresci assim

Eu sou mesmo assim

Vou ser sempre assim”

Leia mais...

Viajando pelo Mundo, Tirol - por Francisco Estevão de Sousa
Em Junho de 2015, três amigos  resolverem transformar em realidade um sonho já antigo: o de conhecerem o Tirol. Assim, meteram-se num BMW e, saindo de Coimbra, rumaram à fronteira de Vilar Formoso. Com o roteiro bem definido, prosseguiram viagem atravessando a Espanha e parte da França. Ao chegarem a Paris, sabiam que teriam de percorrer mais 928 Kms. até Innsbruck, capital do Tirol Austríaco;

Leia mais...

Cordel: do sertão nordestino a contemporaneidade da Internet - por Gustavo Dourado
Os Doze Pares de França, O Pavão Misterioso, Juvenal e o Dragão, Donzela Teodora, Imperatriz Porcina, Princesa Magalona, Roberto do Diabo, Côco Verde e Melancia, João de Calais, O Cachorro dos Mortos, A Chegada de Lampião no Inferno, Viagem a São Saruê...São livros do povo (alicerçados no pensamento do mestre Luís da Câmara Cascudo e deste poeta cordelista). Fontes da Poesia Popular do Nordeste do Brasil.Alguns são adaptações e recriações do romanceiro europeu. Quintessências da Literatura de Cordel.

Leia mais...

Ambiguidades - 1 Lugar no concurso de textos anonimos do FLAL

Hoje não te escreverei. Não esvaziarei meu sentimento tão rosa com palavras cinzas. Nem encherei meu peito com as cinzas das palavras ditas – mal ditas. Não farei do meu coração um sepulcro. Deixarei sem nada, aberto. E o vento passará e me contará uma linda história que um dia eu senti. Hoje viverei o dia. Viverei cada segundo do dia. Sentirei cada sensação. Cada alegria. Cada angústia. Saberei de cada pensamento. Ouvirei cada voz em mim.

Leia mais...

Antologias: possibilidades para o começo e o desenvolvimento da carreira de um escritor

Em certo momento uma história surge, uma poesia, um conto, um romance. Surge na mente e pede para ser escrito, desenvolvido e publicado.

Então a pessoa percebe a estrada da literatura em outro prisma: pelo lado de dentro. E o talento aflora e os desejos de começar e se desenvolver como escritor pulsam com mais força.

Leia mais...

Errar é humano, revisar, imprescindível - pelo revisor da Texto Ideal Josias A. Andrade

Por Josias A. Andrade

Na produção de qualquer conteúdo escrito — impresso ou digital — é imprescindível a atuação de um revisor de textos. O revisor, pelo seu conhecimento e olho clínico, perceberá as falhas cometidas pelo redator. Será capaz de perceber, por exemplo, um espaço a mais entre duas palavras, identificar uma vírgula em lugar errado, sua falta ou seu uso desnecessário.

Leia mais...

ZL Editora abre inscrição para antologia bilíngue Portugues/Frances

ANTOLOGIA  ESCRITORES DA LÍNGUA PORTUGUESA IV – BILÍNGUE PORTUGUÊS/FRANCÊS.
Esta Antologia será lançada no I Salão do Livro de Montreal-Canadá(setembro-2017) e na França e Alemanha em 2018.

INSCRIÇÕES 
As inscrições para a Antologia já estão abertas, podendo ser encerradas antes, caso o número de textos recebidos e avaliados sejam aprovados antes da data.

Leia mais...

Salão do Livro no Canadá abre inscrições para escritores

Mais do que vender livros, os escritores buscam levar seu conceito, sua arte e sua maneira de ver o mundo para o universo de leitores. Pensando nisso, o I Salão do Livro do Canadá está com inscrições abertas para autores brasileiros. Organizado pela ZL Editora, o evento acontecerá nos dias 9 e 10 de setembro em Montreal.

Leia mais...

Em agosto, comemoração de 40 anos da Academia Paraibana de Letras Jurídicas

“Ética e Moral” é o título da palestra que será ministrada, pelo jurista baiano Antonio Calmon Teixeira, na “Sessão Solene de Comemoração à Fundação da APLJ – 40 anos e Centenário de nascimento de Afonso Pereira”, na sede do arquivo Afonso Pereira, em João Pessoa.

Leia mais...

Concurso Literário alusivo ao Dia do Soldado no Comando Militar do Oeste

O Comando Militar do Oeste estará promovendo o concurso literário alusivo ao Dia do Soldado, na modalidade poema literário, com a temática: “Soldado: missão de grandeza”.

O Concurso visa promover e divulgar poemas literários que ressaltem a importância do soldado brasileiro no fortalecimento do patriotismo nacional, contribuindo, dessa forma, para o engrandecimento da cultura.

Leia mais...

Quem é você pela poetisa Adriana Garcia

Sou a criação de Tupã

Sou a essência originária

Tenho raízes profundas

Conheça minha história literária

Leia mais...

Aberta as inscrições para VIDA & VITA, a 6ª Antologia bilíngue Portugues & Italiano da A.C.I.M.A - Itália

O tradicional projeto Antológico literário anual (bilíngue) da A.C.I.MA. denominado: VIDA & VITA é dedicado à promoção, difusão e valorização da literatura brasileira e lusófona na Itália, e no Exterior. A A.C.I.M.A. - Associazione Culturale Internazionale Mandala, sediada na Itália, lança oficialmente a Antologia “VIDA & VITA” 2017.

Leia mais...

Machado de Assis é destaque em artigo da pesquisadora Ivana Lopes

 O maior escritor brasileiro de todos os tempos, Machado de Assis, ou Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839 no morro do Livramento no Rio de Janeiro. O menino de origem humilde, descendente de negros era filho de um pintor de paredes e de uma lavadeira portuguesa da Ilha de Açores.

Leia mais...

Em João Pessoa, FCJA promove no dia do Escritor a Campanha 'Esqueça um Livro'

FCJA promove a Campanha “Esqueça um livro”
A Fundação Casa de José Américo aderiu à Campanha “Esqueça um livro”, com o objetivo de estimular o interesse das pessoas pela leitura e incentivar o desapego a livros já lidos e fora de uso pessoal.

Leia mais...

Dia Nacional do Escritor é comemorado no aeroporto de Congonhas

Serão distribuídos 1.500 livros para celebrar a data.
No dia 25 de julho/2017, terça-feira, quem passar pelo Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, poderá receber ou encontrar um livro esquecido propositalmente nos assentos do aeroporto.

Leia mais...

A última Palavra apresentada pelo palestrante Petronio Borges

A humanidade ao longo de sua história tem se deparado com grandes conflitos e período de paz, tudo isso pode ter ocorrido devido a palavras proferidas durante nossa existência. Nossas relações humanas sempre estiveram ligadas ao que dizemos um para o outro, e quase sempre a última palavra tem um poder estimulador ou devastador nas vidas de pessoas que as ouvem.

Leia mais...

Escrevi um livro, e agora?

Escrevi um livro, e agora?
Este é um tema com formato garrafal. Escrevi um Livro! Vaidades!Feliz e contente escrevera um livro. Melhor, rabisquei. Juntei folhas de poemas, quantas vezes alinhavados com olhos marejados de lágrimas.Mas não necessariamente chorosos.

Leia mais...

Faça a diferença no mundo de iguais

Me chamo Rosana Nicácio, sou potiguar, graduada em Formação de Executivos e Pós Graduada em Gestão de Pessoas, pela Laureate International Universities, consultora na área de  Gestão com as Pessoas, Profesional Coach e Analista Comportamental DISC Profile,  pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC) e Facilitadora da Lego® Serious Play® Methods.

Leia mais...

Desvios da Lei Rouanet apresentados pelo autor Laé de Souza

A Lei 8.313, de incentivo à cultura, conhecida popularmente como Lei Rouanet, foi instituída em 1991, com a proposta digna de contribuir para facilitar a todos o acesso aos bens culturais, estimular e promover a produção de bens culturais, apoiar as manifestações culturais e seus criadores. Sem o benefício fiscal muitos projetos culturais não existiriam.

Leia mais...

Contato

smccomunicacao@hotmail.com

Vídeo em Destaque

linkedin

Livraria em destaque

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance