Em novembro no Ibirapuera noite dos tambores com Maracatu Rural Cruzeiro do Forte
A apresentação conta com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O Auditório Ibirapuera - Oscar Niemeyer será palco da próxima edição da Noite dos Tambores, encontro cultural musical que reúne uma amostra da diversidade rítmica e percussiva do Brasil e do mundo, em 24 de novembro, às 21h.

Leia mais...

Sou-me por Rita Ramos

Sou-me

 A percepção de ser aparece no início da primavera.

A audácia mostra que o viver brota, cresce e floresce,

Mas o evento da ausência,  contígua e desgarrada,

É um quase-paradoxo,  nessa caudalosa estrada.

Leia mais...

Consegui uma entrevista de emprego... e agora?

Por Pedro Santos

Muitos procuram emprego e quando, finalmente, surge uma oportunidade para uma profissão de sonho, há que encarar o momento da verdade…uma entrevista de emprego com o futuro patrão ou chefe…o que fazer?!

Leia mais...

Quem não se comunica...

Por Josias A. de Andrade

Nos anos 80, Abelardo Barbosa, o Chacrinha,já dizia nas tardes de domingo em seu programa de calouros que “quem não se comunica se trumbica”. E olha que naquele tempo não havia internet, celular ou tablet; a televisão era de tubo e se resumia a menos de uma dúzia de canais analógicos. Nessa época, uma linha telefônica custava o preço de um automóvel novo e a comunicação como conhecemos hoje era coisa de filmes de ficção.

Leia mais...

Ariano Suassuna apresentado pela pesquisadora Ivana Lopes
 ARIANO SUASSUNA - o talentoso escritor, dramaturgo e poeta nordestino, um grande defensor da cultura popular brasileira
Ariano Suassuna foi dramaturgo, escritor, poeta, professor e advogado. Nasceu na cidade de Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa, a capital da Paraíba, filho de João Suassuna, ex-governador do estado e de Rita de Cássia Villar.
Quando Ariano tinha apenas três anos de idade seu pai foi assassinado por motivos políticos. Então ele, a mãe e os irmãos se mudaram para Taperoá, sertão da Paraíba, no sítio Acauã, onde o escritor passou sua infância.

Leia mais...

Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca abre edital de concurso para escritores
O CENTRO DE ESTUDOS BRASILEIROS da Universidade de Salamanca (adiante CEB) lança o seu 2º concurso de relato breve, com as seguintes bases:
1. Poderão ser apresentados contos escritos em espanhol ou em português, como máximo dois textos por pessoa, sempre que sejam inéditos e não tenham sido premiados em outro concurso literário.
2. Serão aceitos como participantes pessoas de qualquer nacionalidade com mais de 18 ano.

Leia mais...

Editora dedicada a novos autores brasileiros abre as portas para eventos literários nacionais e internacionais

A Editora Illuminare – editora física e online para todo o Brasil –comemora seus três anos com 85 livros lançados e mais de 350 autores publicados em livros solos e antologias de contos, crônicas e poesias.

A Illuminare nasceu em janeiro de 2014, fruto do desejo de unir livros e leitores, democratizando a leitura e descobrindo novos talentos na literatura nacional e internacional.

Leia mais...

Aprendendo a Crer[SER] com a palestrante Rosana Nicácio

Aprendendo a Crer[ser]

Espero que estejam maravilhosamente bem. Este é o meu sentimento de bem querência pela vida de cada um de vocês.

O tema que retrato no presente texto me leva a estimular a uma das inteligências múltiplas definida pelo psicólogo cognitivo educacional Howard Gardner, que é a Inteligência Intrapessoal e, segundo o autor, refere-se à inteligência que nos permite compreender e nos controlarmos internamente.

Leia mais...

Luzia-Homem - marco zero do regionalismo

por Gilmar Duarte Rocha

Na transição do romantismo para o realismo, no panorama da literatura brasileira do final do século 19 e início do século 20, registra-se com clareza a forte influência da escola europeia, a francesa, em especial, a inglesa e a portuguesa, sobressaindo entre os lusitanos Eça de Queirós, este, por simbiose, também influenciado por Flaubert e seus correligionários.

Leia mais...

Suplemento literário A ILHA - 37 anos de literatura

O Grupo Literário A ILHA , assim como a sua revista, o SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA e as Edições A ILHA completaram, em junho de 2017, trinta e sete anos de trajetória, de divulgação da literatura produzida em Santa Catarina, também do Brasil e de países lusófonos.

Leia mais...

Caravana da Leitura em Mauá e Mogi das Cruzes

A Caravana da Leitura que percorre cidades brasileiras desde 2004 oferecendo livros para o público infantil, juvenil e adulto pelo valor simbólico de R$ 2,00 passará pelas cidades de Mauá e Mogi das Cruzes em novembro/17.A Caravana da Leitura que percorre cidades brasileiras desde 2004 oferecendo livros para o público infantil, juvenil e adulto pelo valor simbólico de R$ 2,00 passará pelas cidades de Mauá e Mogi das Cruzes em novembro/17.

Leia mais...

Por do sol Literário na Academia Paraibana de Letras apresenta programação de outubro

A Confraria Sol das Letras promove, no próximo dia 19 de outubro (quinta-feira), mais um sarau literário, no pátio (Academos) da Academia Paraibana de Letras. A edição 45ª do Pôr do Sol Literário fará uma homenagem póstuma ao escritor Sindulfo Santiago e terá apresentação e debate com os livros dos escritores  Palmarí de Lucena, Madalena Záccara e Zélia Almeida.

Leia mais...

O outro lado da vida com a autora Jucélia Betinardi

Tudo pode se tornar muito melhor se olharmos o outro lado do mundo. Deus olha por nós, guiando nossos passos.

    Estamos nos preparando nesta vida para a outra, para que nossa alma esteja pronta para seguir o caminho certo, rumo ao céu, onde todos desejam um dia estar. Para que isso aconteça, temos que estar com o espírito puro e olhar o mundo com amor e prosperidade.

Leia mais...

Violação dos Ritos por Taciana Valença
Quero violar ritos
Num grito ao infinito,
Nem que seja na saga d’um amor 
Que do pranto renasce,
Nas pontadas que o coração dá,
Frio na barriga, dormência nos braços,
Confusão de emoção… boca seca,

Leia mais...

Desprezo pela vida humana com a autora Rosa Maria Correia Marques

Sem amor

O mundo tornou-se um lugar instável e perigoso

Onde reina o desprezo pela vida humana

A violência… a vingança… a mentira corre ligeira

O medo oprime amordaça…

Leia mais...

Enquanto por ti espero por Isabel Bastos Nunes
E enquanto eu espero por ti
Vagueio errante em pensamentos
Por entre montanhas e rios correntes
Sabendo que há outra vida além daquela
Que eu procuro para lá destes momentos,
E, essa vida em mim

Leia mais...

Florbela Espanca apresentada pela pesquisadora Ivana Lopes

Em 8 de dezembro de 1894 nascia em Portugal, Florbela Espanca, a mulher que é considerada uma das maiores poetas portuguesas de todos os tempos. Seu nome brilha dentro da literatura portuguesa  ao lado de nomes como o de Fernando Pessoa.

Leia mais...

O revisor de textos e suas atribuições

Por Josias A. de Andrade

O revisor é a pessoa mais importante na vida de quem escreveEle tem o poder de vida ou de morte profissional sobre o autor. Os revisores só não dominam o mundo porque ainda não se deram conta do poder que têm”, disse Luis Fernando Veríssimo em matéria publicada na revista VIP Exame, mar. 1995, pp. 36-37. Conheça o ofício deste profissional e entenda sua importância na cadeia produtiva do livro.

Leia mais...

Coach e palestrante Rosana Nicácio apresenta 'A vida em Aquarela'

“Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá.

O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar.

Vamos todos numa linda passarela

De uma aquarela que um dia enfim

Descolorirá” (Aguarela – Toquinho)

Leia mais...

Viajando pelo mundo por Coimbra com o autor Estevão de Sousa

Para aqueles que gostam de viajar, e...quem não gosta? Vamos levar-vos hoje a conhecer uma linda cidade, localizada no centro de Portugal. Trata-se nem mais nem menos de Coimbra, a cidade dos “capas negras”. Não julguem que estes são alguns descendentes do conde Drácula, ou coisa que o valha.

Leia mais...

Com os pés no chão e a mente nas alturas - segundo lugar no concurso Infantojuvenil do FLAL

A chuva é revigorante, e ele adora ouvir o gotejar sobre o telhado. Oh! O cheirinho de terra molhada... Como ele ama rastejar seu corpinho cilíndrico e anelídeo sobre a terra após a chuva. É a combinação perfeita. Este é Tobias, e ele é uma minhoca.

Leia mais...

Anjo de Guerra - primeiro lugar no concurso Infantojuvenil do FLAL
  O cheiro dos corpos em decomposição me sufocava mais do que a nuvem preta de fumaça que se fazia de cobertor. Meus olhos ardiam, e a boca, seca, tentava sem sucesso emitir um grunhido qualquer. Minha cabeça girava desorientada, seguindo um mantra inconsciente. Mantenha-se viva, dizia. Quase impossível. Nas mãos, um amuleto: uma boneca de pano pálida, suja e desbotada... A preferida de Ana.

Leia mais...

JackMichel conquista primeiro lugar no II Festival de Poesia de Lisboa com o poema 'Alma Simbolista'

Escritora JackMichel conquista 1° lugar no II Festival de Poesia de Lisboa com o poema Alma Simbolista e participa da antologia internacional A Vida em Poesia II

ALMA SIMBOLISTA (*)
Alma simbolista, entrego-te agora
este alfanje antigo, que é de ouro rútilo.
Toma-o! Pega-o! Dou-te por missão 
afastar dos meus Sonhos a negra Realidade miseranda.

Leia mais...

Téia Camargo na Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro

A autora Téia Camargo, moradora de Granja Viana, esteve na Bienal do Livro RJ nos 1, 2 e 3 de setembro da Bienal do Livro RJ, participando de mesas de autógrafos dos livros VERSOS E VERSÕES (poesia) e AQUI ENTRE NÓS (crônicas), de sua autoria.

Leia mais...

O Piano - por Isabel Bastos Nunes

E ali estavas tu, mas na verdade não o eras porque te via noutra dimensão enquanto as tuas mãos percorriam o velho piano, um pouco desafinado talvez, mas isso pouco importava porque a melodia que tu tocavas me enchia o coração.

Leia mais...

Vídeo em Destaque

linkedin

Livraria em destaque

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance