Desenho da Disney inspira autor em O Soar das Botas

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Paulo Roberto Carvalho Jr nasceu em Porto Alegre em 29 de outubro de 1988. Apaixonado por literatura desde a infância, começou seus primeiros escritos em quadrinhos de personagens palito no caderno. Estudante de Administração de Empresas pela universidade Uninter, organiza seu tempo entre o estudo, o trabalho, a criação de seus textos literários e, é claro, sua família.

Em maio de 2016, realizou o desejo de publicar seu primeiro romance épico “EIDY O Reino de Sólis”, a primeira parte de uma saga, e em setembro de 2017, seu novo conto “O Soar das Botas”.

“Deste modo, além de pesquisar sobre as vestimentas dos personagens, tive que ter atenção sobre detalhes da época, mesmo que não tenha determinado uma data específica, de modo que apesar de ser uma história de ficção, ela tenha condições viáveis de acontecer.”

 

Boa leitura!

 

Escritor Paulo R. Carvalho Jr, é um prazer contarmos com a sua participação na Revista Divulga Escritor. Conte-nos, como surgiu inspiração para a escrita de seu livro “O Soar das Botas”?

Paulo Carvalho - Em 2004, ao praticar aulas de interpretação, percebi que em vez de atuar, minha verdadeira paixão estava por criar e contar histórias. Sendo natural do sul do Brasil e amante da cultura desta terra, sempre tive vontade de escrever uma história em homenagem a este povo. Curiosamente, ao assistir o desenho da Disney, El Gaucho Goofy, tive o ponto de partida que estava buscando, pois neste cartoon a personagem é um caubói trazido para a América do Sul, neste caso para a  Argentina, enquanto o narrador descreve o gaúcho do Pampa e seus costumes. Curioso quanto uma possível interação destes dois homens do campo, iniciei minha pesquisa, e assim pude atender este desejo antigo que trouxe muita satisfação para este escritor.

 

Quais os principais personagens que compõem o enredo que envolve a trama?

Paulo Carvalho - O Gaúcho, guardião do Pampa; e seu visitante, o caubói. O primeiro é um homem apaixonado por sua terra e leal aos seus princípios. Em sua mente encontram-se três verdades: a terra sagrada; a honra, uma virtude; e um homem morto jamais poderá repetir uma ofensa. O segundo é um forasteiro que surgiu envolto em mistério nas terras de seu anfitrião e necessitará de sua colaboração para solucionar a desventura que o envolve. O maior problema nesta interação é o fato de que ambos não conhecem o idioma do outro.

 

Apresente-nos cinco motivos para ler “O Soar das Botas”.

- Esta é uma história única, que apresenta o encontro improvável entre os dois vaqueiros das Américas.

- Apresenta uma história em que a presença da solidariedade e amizade pode superar obstáculos aparentemente intransponíveis.

- A troca de culturas entre os personagens que, apesar de distintos num primeiro momento, apresentam semelhanças consideráveis entre si.

- É uma história coesa com início, meio e fim, de fácil e agradável leitura.

- Uma homenagem ao Rio Grande do Sul e a seu homem do campo.

 

Quais os principais desafios para a escrita do livro?

Paulo Carvalho - Quando um autor deseja escrever sobre fatos ou costumes de determinados povos, é necessária uma pesquisa prévia para que o texto não deturpe muito de fatos verossímeis e muito menos ofenda quem leia. Deste modo, além de pesquisar sobre as vestimentas dos personagens, tive que ter atenção sobre detalhes da época, mesmo que não tenha determinado uma data específica, de modo que apesar de ser uma história de ficção, ela tenha condições viáveis de acontecer. Ao escrever é necessário cuidar da estrutura da história, pois do contrário tudo seria possível e ela perderia sua capacidade de criar tensão ou que nos importemos com os personagens.

 

Quais temáticas estão sendo abordadas nesta obra literária?

Paulo Carvalho - O texto aborda – de forma limitada devido ao seu tamanho reduzido – assuntos como discriminação e receio por parte do estrangeiro, ganância e crueldade, apresentadas pelo antagonista da história;assim como solidariedade, dever e honra, pelo protagonista regional.

 

Durante o percurso de escrita, qual o momento que mais o marcou na história de “O Soar das Botas”?

Paulo Carvalho - No capítulo 10 “A Partilha”. Neste momento ambos os homens do campo podem descansar e recuperar-se da desventura de sua jornada em agradável momento de compartilhamento. Cada um divide um pouco de sua cultura com o outro, apesar da dificuldade que ambos possuem em comunicar-se de forma satisfatória. Este foi um dos últimos capítulos que concluí antes de terminar a obra, e fiquei bastante contente com o resultado obtido. É curioso o quanto pode ser expressado ou entendido por uma pessoa, apesar de esta conversa possuir um número tão limitado de palavras entre os envolvidos.

 

Onde podemos comprar o seu livro?

Paulo Carvalho - O livro pode ser adquirido no site Clube de Autores e pela Estante Virtual. As versões em E-pub podem ser adquiridas na Amazon, Livraria Cultura, no celular pelo Google Play Store, Kobo, Zoom e Agbook.

 

Quais os seus principais objetivos como escritor? Você pensa em publicar novos livros?

Paulo Carvalho - A capacidade de criar histórias e despertar diversos sentimentos nos leitores é o que me fascina ao escrever. Tenho uma meta pessoal de lançar cinco livros em cinco anos, e estou chegando na metade do caminho. Tenho certeza de que vou atingir este objetivo, e assim espero aprimorar minhas habilidades como escritor para continuar a entreter meus atuais e futuros leitores.

 

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o escritor Paulo R. Carvalho Jr. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Paulo Carvalho - Agradeço imensamente a oportunidade que a Divulga Escritor proporcionou a mim, assim como contribui com o trabalho de novos escritores que estão entrando no mercado literário. Espero que leiam meus textos, apreciem a história, compartilhem com os amigos e acompanhem os futuros trabalhos que estão saindo do forno. Um abraço e boa leitura a todos os meus inestimáveis amigos leitores.

 

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura

https://www.facebook.com/DivulgaEscritor

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Vídeo em Destaque

linkedin

Livraria em destaque

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance