A aula de Filosofia enquanto experiencia filosófica é apresentada pelo autor Fábio Antonio Gabriel

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Sou licenciando em filosofia, especialista em ética e bacharel em teologia. Mestre em educação pela UEPG, e pela mesma universidade, sou atualmente doutorando (bolsista CAPES/Fundação Araucária). Gosto muito de estudar filosofia contemporânea com ênfase em ética. Acredito que a existência é única e necessita ser refletida para encontrarmos o sentido para a nossa vida.

Defendo o respeito à dignidade da pessoa humana como um valor ético fundamental. Sou organizador de alguns livros pela Editora Multifoco. Entre outros, relaciono: Diálogos Contemporâneos entre Filosofia e Educação (2017); Ensaios entre Filosofia e Educação (2016); Educação Contemporânea em Perspectiva (2015).

“O objetivo é divulgar uma perspectiva de entendimento do ensino de filosofia que entende a filosofia como meio para a criação de conceitos.”

Boa leitura!

 

Escritor Fábio Antonio Gabriel, é um prazer contarmos com a sua participaçãona revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que diferencia um pensamento filosófico de um pensamento comum?

Fábio Gabriel - Parto da ideia de Gramsci de que todos os homens são filósofos. Acredito que todas as pessoas estão a filosofar, mesmo que não saibam a razão desse pensar; o que nos diferencia dos outros animais é justamente a capacidade de pensar e, consequentemente, de filosofar. Por outro lado, baseio-me no filósofo Deleuze para dizer que a filosofia é a arte de criar conceitos. Então responderei esta questão dizendo que um pensamento filosófico tem como especificidade ser um pensamento conceitual. Ao longo do livro “A aula de Filosofia enquanto experiência filosófica” procuro destacar que é importante que a aula de filosofia não seja algo distante da própria existência.

 

Em que momento pensou em escrever “A aula de Filosofia enquanto experiência filosófica”?

Fábio Gabriel - Na verdade, trata-se da minha pesquisa de mestrado sobre ensino de filosofia que acabou se transformando em um livro. Transformei-a em livro para poder socializar os resultados da pesquisa de doutorado.

 

Quais os principais objetivos a serem alcançados por meio do conteúdo apresentado nesta obra?

Fábio Gabriel - O objetivo é divulgar uma perspectiva de entendimento do ensino de filosofia que entende a filosofia como meio para a criação de conceitos.

 

Apresente-nos a obra

Fábio Gabriel –O livro“A aula de filosofia enquanto experiência filosófica” destaca-se como uma obra que evidencia as pesquisas do professor de filosofia Fábio Antonio Gabriel. Neste trabalho, o autor problematiza a possibilidade de um ensino de filosofia que não esteja centrado no enciclopedismo, mas no conhecimento de filósofos, propondo um ensino de filosofia que se relacione com a existência dos próprios interlocutores. O subtítulo:“Possibilitar ao estudante de filosofia criar conceitos e avaliar o valor dos valores” descortina um entendimento das contribuições teóricas de Deleuze e de Nietzsche apresentadas no livro. A obra revela a pesquisa de mestrado sobre ensino de filosofia, realizada na Universidade Estadual de Ponta Grossa.

A orientadora, Profa. Dra. Ana Lúcia Pereira, assim afirma no prefácio: “A pesquisa de Fábio Antonio Gabriel vem ao encontro de estudos que revelam que quando a aula de Filosofia permite ao estudante criar conceitos e ou avaliar o valor dos valores está se permitindo realizar uma experiência filosófica muito além do enciclopedismo. O autor destaca ainda que essas atividades (criar conceitos e avaliar o valor dos valores) relacionam-se intimamente, na medida em que, ao criar conceitos, o estudante estará repensando seusvalores e avaliando os valores vigentes na sociedade contemporânea, na sociedade em que se insere, da mesma forma que, ao avaliar o valor dos valores, o estudante também estará recriando conceitos e criando novos conceitos”.

 

Como seria uma aula de Filosofia enquanto experiência filosófica?

Fábio Gabriel - Uma aula de filosofia enquanto experiência filosófica é uma aula que relaciona os teóricos da filosofia com a vida. O enciclopedismo tende apenas a transmitir os conhecimentos filosóficos sem relacioná-los com a existência, e isso acaba limitando o âmbito da filosofia. Acredito que a filosofia deve estar relacionada com a própria existência das pessoas e, assim, penso que a filosofia deva contribuir para uma existência mais significativa de quem tem contato com ela.

 

Onde podemos comprar o seu livro?

Fábio Gabriel - O livro está disponível no site da Editora Multifoco – no link - https://editoramultifoco.com.br/loja/product/a-aula-de-filosofia-enquanto-experiencia-filosofica/ e também pode ser localizado pelo meu site www.fabioantoniogabriel.com

 

Quais os seus principais objetivos como escritor?

Fábio Gabriel - Não me vejo exatamente como um escritor, mas como alguém que tem desejo de pesquisar sobre o ensino de filosofia e acaba registrando e socializando seus resultados de pesquisa.

 

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o escritor Fábio Antonio Gabriel. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Fábio Gabriel - Termino com uma frase de Sócrates: “Uma vida que não é examinada não vale a pena ser vivida”. Nesse sentido, acredito que a filosofia pode nos auxiliar a pensar nossa própria existência e dar sentido a ela. Quando damos sentido para nossa vida até mesmo o sofrimento passa a contribuir para nosso crescimento pessoal e profissional.

No meu site você poderá conhecer mais sobre meu trabalho como professor de filosofia e organizador de livros: www.fabioantoniogabriel.com

 

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura

https://www.facebook.com/DivulgaEscritor

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Vídeo em Destaque

linkedin

Livraria em destaque

Editoras - Portugal

Editoras - Brasil

 

 

 

 

 

 Renova Livro carto

 

 

Portal Literário - Um Mundo literário ao seu alcance